Diferença entre público- alvo e persona

Quando falamos de persona com os clientes, a maioria deles entende o termo como um sinônimo de público-alvo, mas não é. A intenção desse post é pontuar as principais diferenças entre persona e público- alvo e mencionar a importância de ter esses perfis bem definidos.

Você pode estar se perguntando o porquê é importante estabelecer isso e eu te respondo que é essencial para o sucesso da sua empresa conhecer quem são seus clientes. O marketing digital trabalha muito com pesquisas segmentadas e para que o trabalho seja eficiente, os anúncios precisam chegar até as pessoas certas.

Quando a internet ainda não era popularizada, os meios de comunicação de massa eram os responsáveis pelas propagandas e não era possível direcionar anúncios para públicos segmentados, como é possível na internet. Com o advento da web, a definição de público- alvo e persona é mais específica, os anúncios tornaram- se mais eficientes, chegando até quem você quer. 

O público- alvo

O público- alvo é um conceito mais popular e acredito que você já tenha uma ideia do que seja. Quando a palavra público- alvo é mencionada, fala- se de um termo mais amplo, de um grupo que, possivelmente, seja cliente da sua empresa, mas é um público e nem todos os componentes são, de fato, seus clientes reais.

O termo público- alvo abrange várias pessoas que possam se interessar pelos seus serviços ou produtos. Olha só um exemplo:

Eu tenho uma empresa de roupas femininas de praia: o meu público- alvo são mulheres de 18 à 25 anos, estudantes, com renda familiar de 3 à 5 mil, que gostam do verão, moram na região Nordeste do Brasil e vão muito à praia.

Bom, essas considerações são bem amplas, né?! Nem toda mulher nordestina de 18 à 25 anos que gosta de praia, vai se interessar pelo meu produto, isso é um provável perfil.

Apesar de ser um conceito mais coletivo, o público- alvo é importante, pois é a partir dele que você encontra sua persona.

A persona

A persona surge do conceito de público alvo e é um indivíduo determinado e não um grupo de pessoas, ela é uma pessoa ideal que consome os seus produtos. A persona é definida através de uma pesquisa muito profunda sobre os seus clientes e, a partir daí, cria- se um perfil objetivo.

Com a difusão do termo persona, a empresa consegue ter um melhor relacionamento com o cliente, conseguindo lidar diretamente com ele e o tratando de uma maneira personalizada. A persona tem a intenção de cultivar e fidelizar o cliente através da pessoalidade. Olha o meu exemplo (ainda considerando a loja de biquínis)

Luísa, 22 anos, estudante de Educação Física, trabalha na academia Bodytech como instrutora, mora no bairro da Pituba, em Salvador (BA). O salário de Luísa é de 3 mil reais e ela ganha um extra como personal. Como trabalha de segunda à sexta, ela vai muito à praia aos finais de semana e adora comprar roupas de banho. Luísa compra muitos produtos de moda- praia na internet. 

Viu como fui bem mais específica? A persona cria um perfil para o comprador ideal daquela empresa e, com isso, é possível segmentar e ser mais assertiva em suas campanhas.

Acredito que deu para vocês entenderem um pouco mais sobre público- alvo e persona, né?! Qualquer dúvida, envia pra gente, estamos sempre disponíveis!

 

Deixar um comentário

Seu e-mail não ficará visível para os outros.