Os buscadores, principalmente o Google, levam em consideração o texto e seu contexto. Isso mesmo, é importantes considerar, além da estrutura do texto a sua coesão, ortografia e naturalmente a relação com a palavra-chave.
Pode parecer mentira, mas ainda hoje, vez por outra, me deparo com sites que repetem a mesma palavra-chave várias vezes sem se preocupar com a coerência do texto. Estou falando de Keyword Stuffing, em sites onde o proprietário apreendeu ou leu em algum lugar que quanto mais palavras-chave colocar, melhor será sua posição no ranking.
Os buscadores são muito mais inteligentes do que imaginamos e sabem separar o joio do trigo. Hoje tentar enganar o Google não é tarefa fácil muito menos prudente. Lembro aqui, que o Google é uma organização privada e que por isso mesmo, pode simplesmente banir de sua estrutura seu CPF ou CNPJ.
O termo de busca ainda é importante, mas sozinho não tem mais a mesma força que teve no passado. As técnicas de SEOcresceram muito nos últimos dois anos. A proposta, hoje, é provar ao Google que seu conteúdo é relevante e que você é especialista no seu assunto.
Dicas para produzir os textos do seu site
- Escolha e defina o assunto;
- Faça uma pesquisa a partir das palavras-chave que considera importante para a página;
- Faça um primeiro rascunho – texto entre 300 e 500 palavras;
- Utilize listas ou tópicos em seu texto;
- Parágrafos curtos bem espaçados não cansa a leitura. Lembrando que o visitante pode estar no celular;
- Seja objetivo;
- Sua palavra-chave no título do texto;
- Inclua a palavra-chave de foram coerente no texto;
- Use negritos para destacar pontos importantes do texto;
- Escreva no formato de um funil diminuindo o tamanho do texto e levando o leitor a uma ação de conversão.
Então é isso, sei que, no início, é difícil, mas com um pouco de dedicação e persistência logo vira hábito e se torna fácil. Produção de conteúdo deve ser regular, original e útil e você verá o resultado no Google.