A questão da Privacidade em suas buscas

Como sua privacidade é afetada pelos buscadores

Os anúncios exibidos em resultados de buscas são um assunto de extrema importância, pois apesar de não afetarem diretamente as buscas, afetam a receita do buscador, e por conseguinte a capacidade dele em melhorar sua busca. E bons anúncios, todos sabem, são aqueles apresentados para o público certo. E como saber o público certo? Bem, a resposta passa pela “quebra de privacidade”.
Tradicionalmente no Marketing, uma campanha é feita tendo-se um público-alvo em mente, porém é exposta a um público bem maior. Pense nos anúncios de TV, Rádio, outdoors e outros, e você vai perceber o que digo. Se você é uma jovem de 18 anos, porque iria querer ver um anúncio sobre disfunção erétil em homens de meia idade? Você não quer, mas acaba vendo, porque tradicionalmente não há meios eficazes de se restringir o público-alvo. O máximo que a TV permite, por exemplo, é a escolha de um Canal ou de um horário, onde é mais provável que um público assista. Por exemplo, donas de casa assistem TV de manhã e à tarde, enquanto homens de negócio em geral só assistem o noticiário noturno (desculpem os esteriótipos, mas é assim que eles pensam e em parte estão certos). Logo, se você quer vender um novo Processador de Alimentos, anuncie nos intervalos daquele programa de culinária que passa de manhã. É o óbvio.
A Internet mudou isso. Com a Internet e seus buscadores temos hoje o Inbound Marketing, ou Marketing da Atração, que é uma forma chique de dizer que agora é possível criar anúncio super-verticalizados para um público muito específico. Como? Bem, se você busca por “processador de alimentos”, não importa que você seja, um anúncio de um novo processador faz bastante sentido, não? Não há necessidade de lhe mostrar pílulas de Viagra com desconto…
E é assim que Google e outros ganham dinheiro: eles colocam anúncios direcionados à sua busca, que tendem a encontrar um público mais suscetível a eles. Agora, o que a privacidade tem com isso? É que eles não pararam por aí. Nem todo mundo sabe, mas hoje ao navegar em sites, fazer buscas e usar serviços, você é rastreado, e seus interesses são “anotados” e podem ser usados como critério para anunciantes. Isso não é feito por uma empresa só, é feito por várias delas, muitas vezes em consórcio. Nenhuma informação pessoal ou confidencial é coletada (até porque isso é bem difícil), mas eles conseguem inferir (nunca “saber”) o seu sexo, idade, preferências, interesses, etc, e isso basta aos anunciantes.
Há uma briga acontecendo entre os interesses privados e a proteção da sua privacidade. O primeiro grupo garante que nenhuma informação pessoal é coletada, que a prática não traz nenhum mal a você (muito pelo contrário, eles dizem) e que além de tudo você concordou, pois essa coleta faz parte dos Termos de Uso ou Política de Privacidade dos sites que você usa, e com as quais você concordo por omissão (i.e., concorda porque usou o site).
Uma variante dessa questão de privacidade você já deve ter percebido se usa o Google há algum tempo. Os resultados do Google variam conforme você estar logado ou não no Google (se usa Gmail, Youtube ou outro serviço da Conta Google), seu histórico de buscas, cliques e navegações, e sua localização geográfica. O argumento do Google é que tudo isso quando considerado junto, aumenta a chance dele te oferecer a melhor resposta às suas buscas. Algumas pessoas acham isso um intromissão muito grande na sua privacidade, outras não percebem ou nem ligam. Mas foi o bastante para que surgissem soluções focadas em privacidade.

DuckDuckGo, um buscador que respeita a privacidade

buscador-e-privacidade-img1
O DuckDuckGo é um buscador novo, que vem ganhando visibilidade e market share, pois permite uma experiência de busca na web sem comprometer sua privacidade. O que ele faz, é dar a mesma resposta independente de quem está buscando, inclusive nos anúncios, que reagem somente à sua palavra-chave. Os anúncios usam a solução Yahoo Ads, que é concorrente do Google AdWords. A experiência de busca é “padrão Google”, no sentido que a interface é bem parecida. Uma outra diferença interessante é que as páginas seguintes são carregadas automaticamente quando se chega ao final de cada uma, o que favorece muito os resultados que não conseguiram atingir a primeira página.
Uma vez que o DuckDuckGo é um novo player em um mercado já estabelecido, ele já nasceu com muitas das facilidades que o Google levou anos para oferecer. Entre elas, temos o equivalente ao Knowledge Graph, que é o mecanismo que permite ao buscador dar uma resposta mais elaborada a determinadas buscas. Em geral, a resposta a uma busca é uma série de links para páginas que falam sobre aquilo. Mas algumas respostas são dadas “na ponta da língua” pelos buscadores, sem a necessidade de abrir um outro site.

Um dos buscadores que começaram essa onda de “respostas elaboradas” foi o Wolfram Alpha, que pode ser visto como uma interface para uma “máquina de conhecimento computacional”. Ao invés de listar páginas que falam sobre algo, ele mostra o que sabe sobre o assunto. Não há suporte a Português, mas podemos ver alguns exemplos interessantes, por exemplo, buscando por “pelé”:
Resultado da busca pela palavra-chave “Pelé” no Wolfram Alpha

Um toque de humanidade

Uma coisa que nenhum buscador pode fazer (será?) é dar uma opinião sobre um assunto qualquer. Sempre que uma busca subjetiva é colocada, temos um problema de difícil solução. Por exemplo, a busca “melhor praia do rio de janeiro” é problemática. Quais critérios importam? Melhor para quem? Uma pessoa respondendo essa mesma pergunta poderia dar não apenas uma resposta, mas todo um argumento para justificá-la, o que poderia ajudar o usuário a tomar sua própria decisão. Um buscador não é capaz de fazer isso, e o melhor que pode fazer é listas sites que discutem as melhores praias.
O problema de listar tais sites numa busca subjetiva, é que o resultado é facilmente manipulável. Por exemplo, pode-se criar páginas otimizadas para essa busca, que tenderão a ser listadas como primeiras respostas. Mas há alternativa? Sim, há! São as comunidades de especialistas.
Uma comunidade de especialista é um site onde o público pode postar perguntas, e a comunidade (com leigos e especialistas) respondem da melhor forma de podem. Naturalmente, sendo uma comunidade aberta, há muito lixo (tanto em perguntas quanto em respostas), mas em geral há muita resposta boa e de autoridade. Como exemplos destas comunidades podemos listar o StackOverflow, Ask.com, Quora, Yahoo Respostas e aquele fórum famoso que todo nicho possui. A força desses sites é tal que o Ask.com já é o quinto mecanismo de busca mais utilizado no mundo.
O apelo destes site é, claro, que uma resposta direta e argumentada costuma estar disponível para a sua dúvida específica. Ao buscar “melhor praia do rio de janeiro” no Yahoo Respostas, por exemplo, vemos algumas discussões, e filtrando as respostas inúteis temos algumas boas sugestões, sendo que Urca ou Praia Vermelha levam o prêmio de melhor praia.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!