Podemos entender a popularidade de um site a partir do número total de links em páginas da web que apontam para um site (ou página web individual). A maioria dos principais motores de busca considera o “link” o domínio www.meusite.com.br). Digite “link” na frente da URL sobre o qual site você quer saber e o buscador lhe mostrará os links que apontam para o seu site, por exemplo: “link: www.meusite.com.br”. Esse conjunto de links apontados para seu site é o chamado planejamento de Link Building.
Existem ferramentas para consultar todos os principais motores de busca (Google, Yahoo e Bing). Você vai notar que os totais variam de buscador para buscador, isto é porque os valores apresentados representam o número de ligações de entrada que são conhecidos para o motor de busca que varia de acordo com o tamanho do seu banco de dados. A maioria dos motores de busca (Google principalmente) aplica vários filtros contra as ligações de entrada e, portanto, alguns links de entrada podem não ser encontrados.
Porque ter links apontando para o seu site é importante? Por que é um dos fatores considerados pelos buscadores para determinar a posição de um site nos resultados de busca. Para o Google esse fator chama de Page Rank. Geralmente, um site com mais links de entrada terá um melhor posicionamento do que um site semelhante com menos links. Devemos lembrar que outros fatores, não citados aqui, são considerados para determinar a posição no resultado de busca orgânico. Por isso a pratica de link building é tão importante para o seu planejamento digital.
COMO FAZER COM QUE OUTROS SITES FAÇAM LINK PARA O SEU SITE?
Sugiro algumas ações como:
- Cadastro em diretório
- Participação em fóruns
- Press Release on line
- Banners publicitários em sites
Essas são apenas algumas possibilidades, pense em algo criativo, tenho certeza que vai criar uma excelente campanha de Links Building.