Domínio com correspondência exata

Domínio com correspondência exata

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Hoje vamos falar um pouco sobre domínios com correspondência exata. Recentemente, o Google lançou uma atualização de seu algoritmo com o objetivo de reduzir o peso dos domínios de correspondência exata. Certo, mas como isso afeta você?
Um domínio de correspondência exata, é quando você insere no domínio a palavra-chave que considera melhor para pesquisa, por exemplo, se você possui uma empresa de aluguel de brinquedos para festa seria algo como “aluguebrinquedosparafestas.com.br” . Exemplo de domínio inexatos seriam aqueles que valorizam a marca como por exemplo o domínio do “nautilos.com.br” .
Até a recente atualização do Google, era mais fácil obter uma boa indexação quando se possuía um domínio de correspondência exata, o problema é que muitas vezes sites de baixa qualidade, que não se preocupavam em oferecer conteúdo regular obtinham boa classificação, e por vezes, eram colocados acima de sites de qualidade, simplesmente por terem domínio de correspondência exata. Muitos sites com domínio de palavra-chave foram criados e muitos com URLS feias. Atualmente o Google está avaliando com mais critérios o conteúdo dessas páginas e as que não possuem bons conteúdos foram sumariamente reclassificas para baixo.
Alguns sites já sentiram a mudança, outros não perceberam nada, mas o fato é que sites com bons conteúdos, tem preferências sobre aqueles que possuem apenas um domínio exato e não oferecem informação atualizada. Por isso, sites que antes não possuíam boa colocação e seus domínios não eram exatos agora melhoraram de posição. É claro que o Google ainda vai levar algum tempo para avaliar e corrigir todos os sites da web, mas fique atento: o domínio exato perdeu força de otimização.
A idade do seu domínio é definitivamente um fator importante. Então, se o seu site possui um ano ou menos de idade você deve se preocupar em publicar bom conteúdo, pois estes estão mais suscetíveis aos ajuste e certamente serão os primeiros a serem afetados. Se o seu site é mais velho do que isso provavelmente você ficará bem, desde que esteja seguindo as boas práticas de otimização, oferecendo conteúdo e informação relevantes e atualizadas para o seu visitante.
Agora, há um monte de coisas que você pode fazer se tiver sido atingido, e eles são, essencialmente, as boas práticas de SEO. Valorize sua marca. Trabalhe seu site em torno do que tem de melhor para oferecer. Trabalhe bem as redes sociais. Use o e-mail marketing com cautela para garantir uma boa impressão da sua empresa. Você não precisa de domínios de correspondência, você só precisa de um bom negócio e boa prática empresarial.
Esta atualização do Google vai acontecer periodicamente. A atualização não tem a intenção de penalizar domínios de correspondência exata, mas apenas reduzir seu valor. Agora está mais equilibrado, domínio com ou sem palavras-chave não fazem muita diferença. Se você ainda prefere um domínio com correspondência exata pode tê-lo mas saiba que não vai ter qualquer vantagem especial.
É como eu disse, o melhor mesmo é seguir as boas práticas de otimização, esse será sempre o melhor caminho para conquistar uma boa posição no Google.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco