O objetivo de otimização de sites ou em inglês Search Engine Optimization (SEO) é alcançar a primeira posição na primeira página no site de busca. E por isso é muito popular a frase: Qual a posição do seu site no Google? Mas esta frase não deve ser somente respondida por: “primeira posição, segunda posição, vigésima posição no Google”. Nada disso tem valor se sua posição no Google não consegue o real objetivo de uma otimização de sites (SEO): Levar pessoas para dentro do seu site, o famoso tráfego de qualidade.
É claro, que por lógica, quanto mais bem posicionado, mais chance seu site tem de ser clicado. Mas, aí já entra outras questões como: comportamento do usuário, título do site, descrição do site e até os concorrentes que podem ter links mais atraentes que o seu link.
E uma outra pergunta muito comum: Por que só o Google e não o Bing e o Yahoo também? Por dois motivos: Primeiro, por que as práticas de otimização entre as ferramentas são muito próximas, logo se você se dedica a otimizar seu site para uma ferramenta, consequentemente, esse trabalho também terá bons reflexos na outra. Segundo por market share das ferramentas. O Google alcança mais de 90% do mercado brasileiro.
Então, você precisa realizar um trabalho, que não é simples, que precisa ser regular, minucioso e planejado é melhor que você direcione sua atenção e conhecimento para o Google e monitore os resultados de busca nas outras ferramentas, assim você terá melhor resultado para otimização de sites (SEO).