Para começar é sempre bom lembrar o porquê do marketing digital ser importante para sua empresa. Se você usa qualquer tipo de plataforma para divulgar o seu serviço, produto ou conteúdo na internet, entenda: você precisa do marketing digital trabalhando ao seu favor, ajuda na prospecção de novos clientes, ajuda a sua empresa a ser encontrada ou mesmo analisa o comportamento do seu consumidor. Aqui no blog você poderá ver mais sobre os motivos de se dedicar ao seu marketing digital.
É possível se fazer marketing digital sem dinheiro? A resposta mais simples para essa pergunta é: Sim, é possível! Contudo, com ela estão ligadas outras questões.
Para se fazer marketing digital precisa-se pensar em alguns pontos da publicidade para sua empresa. Um exemplo disso é fazer uma análise de registros adquiridos por meio de ferramentas e aplicá-los para fazer mudanças que poderá gerar um retorno maior que sua empresa tem atualmente. Perceba o quão complexo isso pode ser? E conhecer os pontos importantes e conseguir aplicá-los são um dos maiores desafios que qualquer pessoa que busca fazer marketing sem dinheiro poderá encontrar.
IDENTIFICANDO O PROBLEMA
Em qualquer problema que temos, precisamos primeiro identificar que ele existe. A segunda etapa seria, onde está esse problema: no caso de um site, isso pode ir do design que não é responsivo ou por outros motivos que podem identificados por meio de dados coletados com a ajuda de ferramentas como o Google Analytics – gratuita.
PLANEJAMENTO
O marketing demanda tempo e um bom planejamento, e aplicá-lo na rotina da empresa é de suma importância. Fazer o acompanhamento contínuo da sua plataforma, utilizar boas técnicas de SEO e produzir conteúdos são também essenciais para que o marketing digital tenha bons frutos e resultados, já que ajudam a melhorar sua posição no Google.
ENGAJAMENTO
A forma de se relacionar nas redes sociais também é um forte influente para estreitar laços e fidelizar o cliente. Publicações, boas relações e respostas aos comentários podem proporcionar um retorno positivo a sua empresa e como ela é vista pelo cliente. E nesse caso o investimento financeiro é bem menor.
Sim, é possível fazer marketing digital sem nenhum tipo de investimento ou com o mínimo possível. Porém o que dependerá e que deve ser pesado para fazer essa escolha é: se você terá o tempo disponível para investir em estudos e aprendizados na área, tempo disponível para que haja um retorno – pois em caso de que não há um investimento inicial a demora desse retorno é muito maior-, alcance de clientes – atingir seu público alvo e projetado pode demorar quando não existe investimento em marketing digital. Apesar de existir a possibilidade de se fazer marketing digital existe um tipo de investimento, que não o financeiro, que será exigido para que haja retorno significativo.
Mas você não precisa fazer isso sozinho, atualmente existem agências que são Google Partner, como é o caso da Nautilos, que são especialistas nessa área e ficam responsáveis pelo seu marketing.
Fique à vontade para entrar em contato e melhore sua presença digital ainda hoje!