Esperando mais de suas campanhas de Marketing Digital

Esperando mais de suas campanhas de Marketing Digital

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A minha proposta é apresentar um norte sobre como escrever um plano de campanhas de marketing digital para valorizar sua presença na web através de uma ação de vendas digitais. Ainda dá tempo, estamos no início de março bem pós-carnaval e para muitos, o ano está começando agora. Vamos precisar de alguns “ingredientes”: tempo, dedicação, entusiasmo e capacidade de análise e monitoramento. Sem esses “ingredientes”, não perca seu tempo, foque em outra atividade.
Plano de Marketing Digital
Mas por onde começar? Se você já teve a chance de ver um plano de negócios, mesmo que tenha sido do SEBRAE, sabe sobre o que estou falando. Mas não se preocupe, vamos descomplicar e dividir em 6 passos:

  1. Análise de Situação: Você precisa conhecer seu ponto de partida. Onde está agora?
  2. Objetivos: Detalhe o objetivo, onde quer chegar?
  3. Estratégia: Como pretende atingir esse objetivo?
  4. Táticas são os detalhes da estratégia: É aqui que você define seu investimento, por exemplo, quando vai investir em cada ação.
  5. Implementação: É a mão na massa. Criação do plano de ação e das campanhas em si. Vai usar Google AdWords, pesquisa e/ou display, Facebook: imagem e/ou vídeo?
  6. Controle: Significa medição, monitoramento, revisão, atualização e modificação.

Presença Digital
Tenho certeza que estes passos lhe são conhecidos, imagino também que você já esteja familiarizado com o planejamento. Sua dificuldade, no entanto, está em compreender bem o que sua agência ou departamento de marketing está fazendo, certo? Minha experiência mostra que são muitos os empresários que estão passando por esse momento de dúvida. Campanhas de marketing digital são distintas de campanhas de marketing off-line. Vamos criar uma linha de pensamento que permite que você converse melhor com os profissionais envolvidos na sua campanha de marketing.
Sua primeira preocupação é conhecer bem seus concorrentes na internet. Acredite, eles podem ser bem diferentes de seus concorrentes habituais. Solicite ao seu pessoal uma lista de 10 sites que concorrem com o seu e que lhe apresentem críticas e comentários. Em seguida, solicite uma lista de prós e contras do seu site e inclua uma análise de conversão.
Ação de Venda Digital
Compreendido a sua posição no mercado digital, podemos agora pensar no produto ou serviço que você considera importante promover. Definido o produto/serviço da campanha, analise as questões operacionais de entrega após a venda, como frete. Analise sua rentabilidade e sua capacidade de logística, e fique atento para a área de atuação da campanha. Tenho certeza que conhece bem seu cliente e seu público-alvo, mas não deixe de dar atenção ao que os profissionais falam; nem sempre o público digital se comporta como o público de negócio físico.
Uma vez a campanha definida, é hora de promover a ação. Você pode usar as redes sociais para isso. Mas, lembre-se, redes sociais não são ambientes de pesquisas e sim de convivência. Por isso a promoção deve ser feita de forma estratégica. Faça uma postagem na fanpage e a impulsione para ampliar o alcance. Essa postagem pode ser uma imagem com um texto de descrição e um link para página. Se puder ser um vídeo, melhor, as taxas de viralização de vídeos são altas.
E como disse anteriormente, redes sociais são ambientes de convivência, para alcançar seu público no momento em que ele deseja comprar, é preciso usar os buscadores. Neste caso, o Google AdWords é a ferramenta adequada. Faça uma campanha na rede de pesquisa usando as palavras-chaves relacionadas.
Ainda dentro do Google AdWords, você pode fazer anúncios em imagens para a rede de display, desta maneira pode promover a campanha e fortalecer a marca. E se tiver o recurso do vídeo, façam uma campanha no Youtube, vídeos curtos com mensagens claras e objetivas. Lembre-se, além de um bom vídeo com qualidade de imagem e som, é importante dar atenção a configuração.
Se você tiver uma lista de e-mail de seus clientes ou de interessados, é um boa estratégia enviar e-mail marketing.
Veja que com essas ações você cobriu os principais ambientes para alcançar seu público-alvo. Com ações de lançamento, campanhas de apoio, sendo encontrado no momento da procura e alertando aqueles que já estão no seu raio de ação. Essa Campanha de Marketing Digital é ideal para seu negócio. 

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco