Como fazer o preço do meu curso online?

Como fazer o preço do meu curso online?

Na semana passada um cliente me procurou para saber como formar o preço dos curso online que está planejando publicar em Setembro. Tivemos duas reuniões para resolver a questão e percebi nesse meio tempo que hoje, talvez por conta da pandemia, muitos profissionais estão recorrendo a plataformas digitais para trabalharem levando conhecimento, até no Instagram através de um espaço chamado “melhores amigos” monetizam seus serviços. Então achei que caberia um texto comentado a minha perspectiva. Bora lá:

Pra começar lembramos que tipo de curso e para que tipo de público, eu identifiquei um quadro geral de três tipos de curso, ou melhor três razões para ser fazer um curso online, são: académica, profissional e lazer. Para cada um dessas três razões você deve considerar o mercado, a plataforma que utilizará e claro seu público alvo.

A escolha do preço é sim um passo fundamental no processo de criação do curso, que  não deve ser tomada de forma emotiva. O preço do curso terá impacto sobre vários aspectos da sua proposta de negócio, principalmente sobre a divulgação.

Infelizmente não existe uma resposta única que podemos dar a todos professores que estão, nesse momento, se perguntando qual preço deveriam vender seu curso. Então vou aqui levantar alguns pontos que podem ajudar a refletir sobre a formação de preço do seu curso online.

Você deve evitar preço muito baixo no curso online

Existem alguns cenários em que faz sentido vender o seu curso on-line por um preço baixo.

Mas, na maioria dos casos, vender seu curso por um preço baixo é uma má ideia. Aqui está o porque:

 

  1. Limita sua capacidade de anunciar – um preço baixo dificulta a capacidade de investir em anúncios e gerar retorno  (ROI).
  2. Competir por preço é cavar um buraco sem fundo, sempre terá alguém disposto a baixar ainda mais. Foque em valor.
  3. De modo geral o esforço para vender um curso com um preço baixo é o mesmo para vender com preço alto, ou preço certo.
  4. Preço baixo comunica baixo valor.
  5. O treinamento on-line tem o mesmo valor que o presencial, isto é, agrega conhecimento sem perda.
  6. Preços baixos costuma atrair alunos menos comprometidos.

Quando vender o curso online por um preço baixo?

Mas antes, vamos entender o que é um preço baixo. Não recomendo que venda seu curso por menos de R$ 50,00 fico triste em ver em plataformas como a Udemy com cursos por menos de trinta reais. Outra consideração é o tamanho em horas do seu curso. Recomendo para o curso vídeo aulas de 15 a 20 minutos com um total de três a cinco horas, isto significa algo entre 10 e 15 aulas. 

Respondendo a pergunta, quando na estratégia tem um pré-lançamento, nesse caso você pode trabalhar com desconto de 50% para quem estiver na aula inaugural, por exemplo feita em formato de LIVE.  Também funciona quando você impõe um prazo e limite de alunos, nesse você trabalha o senso de urgência e escassez. 

Curso gratuito tem grande apelo para gerar leads ou associados a serviço ou a um curso maior, completo.

Coisas a considerar ao escolher seu preço

O preço que você deve cobrar pelo curso on-line depende de vários fatores. Aqui estão algumas diretrizes e pontos a considerar ao definir o preço:

 

  1. Objetivo do curso – o que de fato o aluno ganha ao fazer o curso? Tempo, praticidade conhecimento específico, lazer.
  2. Tempo do curso em horas – como disse recomendo pelo menos de 3 a 5 horas;
  3. Autoridade do professor envolvido – você é percebido como um especialista pelo seu público alvo? Você tem credenciais que impressionam?
  4. Concorrência – Avalie seus concorrente, se possível faça alguns cursos antes de lançar o seu. 
  5. Avalie os custos com a plataforma, incluindo os custos financeiros de parcelamento

 

Com objetivo de agregar valor ao seu curso de forma que possa ter mais lucro, pense sobre como ser mais atencioso e específico. Planeje um curso para um público de nicho que te reconheça. Se envolva com os alunos sendo acessível, criando grupos de estudo oferecendo aulas particulares virtuais, material extra para downloads e os chamados aulões digitais que nada mais são do que Lives para os alunos matriculados

Outra coisa lembre-se de facilitar a forma de pagamento, hoje em dia evitar juros e pagar em suaves parcela ajuda a decidir a compra.

 

Tomara que tenha ajudado.

Boa sorte e até a próxima.

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