Como boas práticas em marketing digital podemos destacar a importância de se fazer um planejamento levando em consideração a análise atual da empresa, o estudo do público-alvo e os recursos necessários para alcançar os objetivos propostos.
O Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e promover empresas, produtos ou serviços.
Há muitas formas de divulgar sua empresa ou produto nos meios digitais, assim como o conteúdo que você gera para divulgação e promoção. Os canais mais utilizadas no Marketing Digital – e mais eficientes – são:
Site – O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência. Um site próprio é a base para uma estratégia de marketing digital com foco em resultados.
Blog – São sites dinâmicos onde o principal objetivo é trazer sempre novos conteúdos e informações atualizadas. Serve para se comunicar com seu público, divulgar sua mensagem, opinião e ter presença on line, criando conteúdo que pode ajudar a melhorar seu ranking nos motores de busca.
Email marketing – A lista de emails é um importante ativo que a empresa possui e uma ferramenta eficiente de vendas. É o canal mais pessoal para falar com seu público. A aquisição desta lista pode ser feita através de conteúdo do seu site, blog e landing pages. O email-marketing é utilizado para enviar promoções, adquirir negócios, solicitar vendas e construir lealdade, confiança ou branding.
A possibilidade de mensuração de métricas de e-mail é também mais uma vantagem de sua utilização.
Redes sociais – É uma plataforma com o objetivo de conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses.
Hoje existe uma enorme variedade de redes sociais. Mais da metade dos brasileiros possuem uma ou mais contas em redes sociais, esse é o principal motivo que as empresas também estão cada vez mais utilizando esse canal para se comunicar com seu público e promover sua marca.
Mídia própria – A mídia própria é todo e qualquer conteúdo elaborado, produzido e distribuído pela empresa utilizando os canais tanto online quanto off line. Conhecer seu público-alvo será determinante para oferecer conteúdo relevante para que se crie identificação e engajamento e assim, naturalmente seu público será também um divulgador da marca através de comentários e compartilhamentos de seu conteúdo, criando assim a mídia orgânica.
Mídia orgânica – A mídia orgânica é alcançada através de engajamento natural do público com sua marca através de compartilhamentos e comentários de forma espontânea. É importante que as empresas estejam atentas ao feedback do público para promover melhorias em seus produtos e serviços e manter o interesse e engajamento.
Mídia paga – São todas as ações pagas de uma empresa a fim de aumentar a visibilidade e acelerar seu reconhecimento junto a seu público de interesse. Existem opções online com diversos formatos e valores flexíveis para todos os tamanhos de empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Os principais canais para se trabalhar mídia paga são:
Google Ads – Cria-se uma campanha de links patrocinados para ser encontrado de acordo com a palavra-chave inserida no mecanismo de buscas do Google Ads.
Facebook Ads – Pode ser trabalhado de várias formas, como:
- Criar fã page;
- Anúncios pagos para campanhas publicitárias;
- Post patrocinado.
Neste post abordamos boas práticas em marketing digital utilizando os principais canais para se atrair novos clientes para seu negócio. Antes de qualquer ação é importante um planejamento para definir objetivos e quais estratégias utilizar, observando que investir em mídia orgânica e mídia paga simultaneamente pode trazer sempre melhores resultados ao seu negócio.
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