Boas práticas em marketing digital: como utilizar os principais canais

boas práticas em marketing digital

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Como boas práticas em marketing digital podemos destacar a importância de se fazer um planejamento levando em consideração a análise atual da empresa, o estudo do público-alvo e os recursos necessários para alcançar os objetivos propostos.

O Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e promover empresas, produtos ou serviços.

Há muitas formas de divulgar sua empresa ou produto nos meios digitais, assim como o conteúdo que você gera para divulgação e promoção. Os canais mais utilizadas no Marketing Digital – e  mais eficientes – são:

Site – O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, expandir o negócio, vender seus produtos ou  se relacionar com a audiência. Um site próprio é a base para uma estratégia de marketing digital com foco em resultados.

Blog – São sites dinâmicos onde o principal objetivo é trazer sempre novos conteúdos e informações atualizadas. Serve para se comunicar com seu público, divulgar sua mensagem, opinião e ter presença on line, criando conteúdo que pode ajudar a melhorar seu ranking nos motores de busca.

 Email marketing – A lista de emails é um importante ativo que a empresa possui e uma ferramenta eficiente de vendas. É o canal mais pessoal para falar com seu público. A aquisição desta lista pode ser feita através de conteúdo do seu site, blog e landing pages. O email-marketing é utilizado para enviar promoções, adquirir negócios, solicitar vendas e construir lealdade, confiança ou branding.

A possibilidade de mensuração de métricas de e-mail é também mais uma vantagem de sua utilização.

Redes sociais É uma plataforma com o objetivo de  conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses.

Hoje existe uma enorme variedade de redes sociais. Mais da metade dos brasileiros possuem uma ou mais contas em redes sociais, esse é o principal motivo que as empresas também estão cada vez mais utilizando esse canal para se comunicar com seu público e promover sua marca.

Mídia própria – A mídia própria é todo e qualquer conteúdo elaborado, produzido e distribuído pela empresa utilizando os canais tanto online quanto off line. Conhecer seu público-alvo será determinante para oferecer conteúdo relevante para que se crie identificação e engajamento e assim, naturalmente seu público será também um divulgador da marca através de comentários e compartilhamentos de seu conteúdo, criando assim a mídia orgânica.

Mídia orgânica – A mídia orgânica é alcançada através de engajamento natural do público com sua marca através de compartilhamentos e comentários de forma espontânea. É importante que as empresas estejam atentas ao feedback do público para promover melhorias em seus produtos e serviços e manter o interesse e engajamento.

Mídia paga – São todas as ações pagas de uma empresa a fim de aumentar a visibilidade e acelerar seu reconhecimento junto a seu público de interesse. Existem opções online com diversos formatos e valores flexíveis para todos os tamanhos de empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Os principais canais para se trabalhar mídia paga são:

Google Ads Cria-se uma campanha de links patrocinados para ser encontrado de acordo com a palavra-chave inserida no mecanismo de buscas do Google Ads.

Facebook Ads – Pode ser trabalhado de várias formas, como:

  • Criar fã page;
  • Anúncios pagos para campanhas publicitárias;
  • Post patrocinado.

Neste post abordamos boas práticas em marketing digital utilizando os principais canais para se atrair novos clientes para seu negócio. Antes de qualquer ação é importante um planejamento para definir objetivos e quais estratégias utilizar, observando que investir em mídia orgânica e mídia paga simultaneamente pode trazer sempre melhores resultados ao seu negócio.

Aqui no Nautilos você sempre encontra conteúdo e dicas sobre marketing digital e novidades sobre diversos temas ligados às plataformas digitais. Deixe sua dúvida que teremos prazer em responder!

 

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Links: tudo o que você precisa saber sobre links
Otimização SEO

Links: tudo o que você precisa saber sobre links

Os links quebrados fazem parte de assuntos diários de quem trabalha com otimização. Mesmo sendo muito falado, os links quebrados ainda são um problema para

Como ter posicionamento digital?
Gestão e Estratégia

Como ter posicionamento digital?

Posicionamento Digital, sabe o que é? Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, é

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco