Oi! Sou Flávio Manarelli consultor regional da Nautilos para a região do Rio de Janeiro. Aqui no Blog vou compartilhar da minha experiência com vocês.
Ao longo de minha vida profissional contatando pessoas e empresas tenho encontrado empecilhos, ou como dizemos, grandes barreiras para a implantação do marketing digital nas empresas de pequeno e médio porte.
Primeiramente quero compartilhar com vocês o que entendo como barreira e em seguida, nos próximos artigos, vamos falar de cada uma delas mais detalhadamente. As barreiras que iremos abordar são fruto da minha experiência nas visitas e conversas que tenho ao longo do meu trabalho.
Barreiras são considerações pessoais que bloqueiam a reversão de um pensamento que muitos acreditam ser verdades e que não são. Por exemplo, algumas pessoas me dizem que não implantam marketing digital devido ao custo ou alegam não terem dinheiro para tal ação. Observem que na sua maioria, essas barreiras são concebidas sem um entendimento claro de como implantar ações de marketing digital em sua empresa ou negócio.
Na maioria dos casos, barreiras são baseadas na ausência do conhecimento de uma verdade, ou seja, muitos que alegam não terem dinheiro ou que o custo é alto, são na verdade falhos em administração de empresas e não vislumbram o que está além da barreira. Vamos observar algumas barreiras:
Ausência de visão empresarial
Uma das grandes falhas administrativas que vejo nos pequenos e médios empresários é a ausência de visão empresarial. Muitos empresários administram suas empresas com base no que estão vendo dentro dos fatos circunstanciais e não com base numa visão empresarial de futuro de sua empresa.
A má qualificação administrativa de muitos empresários impede que eles consigam sair destas barreiras. Observe bem, barreiras são obstáculos que nos impedem de ver o que está além do que vemos.
Ausência de Ordem
O princípio da ordem estabelece prioridades dentro de uma visão empresarial ou dentro de uma vida pessoal. A ausência de definição de prioridades por parte dos empresários, faz com que os mesmos não saibam investir naquilo que realmente importa.
Quem não tem visão empresarial não vive o princípio da ordem e por conseguinte não define prioridades e também não saberá administrar seus investimentos e recursos.
Medo
Muitos empresários são dominados pelo medo e recuam em momentos de adversidade. Uma adversidade nem sempre é um indicador de recuo, mas pelo contrário, pode ser uma oportunidade de crescimento. A ausência de visão empresarial impede muitos empresários de enxergar oportunidades em momentos de dificuldades e perdem a chance de crescer.
Investir em momentos de adversidades é para muitos poucos. Ousadia em momentos de dificuldades é definida como coragem. Também não estou dizendo que todos os momentos de adversidade são oportunidades para avanço, pois, para o amadurecimento de um administrador, recuar também pode ser sinal de sabedoria, mas afirmo que na maioria dos casos o medo ainda é dominante no coração dos empresários.
Ignorância sobre a prosperidade
Já ouvi empresários me dizerem que não querem investir em marketing digital porque “do jeito que está, está bom”, ou “se crescer piora”, “não quero ser grande”. Quando falo da ignorância a respeito da prosperidade é que esta palavra está alinhada com o conceito de que prosperidade é ausência de necessidade.
Isso quer dizer que uma empresa próspera é aquela que está sempre sem necessidade. Muitos não querem investir em marketing digital pois seus olhos estão vendo que esse tipo de investimento irá trazer muito trabalho, crescimento não desejado, mas não observam que o marketing digital é a maneira perfeita de administrar seus clientes na medida suficiente de ter sempre uma receita saudável e administrar seu negócio dentro do tamanho que você deseja.
Mudança de pensamento
Podemos concluir que o primeiro nível das barreiras que encontramos em qualquer mudança que precisamos implantar em nossas vidas e empresas estão ainda no espaço da mente do administrador. É claro que toda mudança envolve decisão, vontade, capacidade, dedicação e entre outros fatores, envolve sofrimento, mas deste fator o homem é bem conhecedor.
Muitos não querem sofrer para mudar seus processos e formas de agir. Estes certamente terão muita dificuldade num futuro próximo pois cada vez mais os processos de negócios e a tecnologia proporciona mudanças rápidas. Não digo que as empresas devam ser escravas de todas as mudanças, mas às que são necessárias devemos nos adequar. E acredito eu que o marketing digital faz parte desta mudança necessária.
Vamos derrubar as barreiras para o Marketing Digital?
Abraços,
Até a próxima!