Você sabe fazer pesquisa nos buscadores?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Muitos de nós quando crianças aprendemos a fazer pesquisa nas famosas enciclopédias eram os nossos buscadores. Ops, entreguei a idade, pois é, nos anos 80, era assim que fazíamos pesquisas, e usávamos revistas também para recortar figuras e fazer os trabalhos escolares. Também aprendi a procurar palavras nos dicionários para conhecer significados, sinônimos e antônimos. E claro, como todas as crianças fazia perguntas. “Por que isso? Por que aquilo?”
Portanto, fazer pesquisa fazemos desde pequenos e o que mudou foram as plataformas, hoje pesquisamos nos buscadores, já pesquisamos no Alta Vista, no Cadê e atualmente 90% das buscas feitas no Brasil são realizadas no Google.
E como quando eu era criança é preciso aprender a fazer pesquisa e não simplesmente transferir para o buscador as perguntas que fazíamos sem parar para pais mães, professores e responsáveis.  Então, você faz pergunta para o Google?
Antes de apresentar as dicas vou lembrar que se você é um profissional de marketing digital, a pesquisa deve fazer parte de sua vida. Você deve estar sempre buscando novos termos, usando o Google Trends para saber como os usuários estão procurando por novos produtos e serviços, entender o comportamento do consumidor na web no uso do Google, por exemplo.
Então, vamos ver como devemos pesquisar nos buscadores usando palavras-chaves.
Use termos específicos: palavras-chaves é a melhor forma de fazer pesquisas nos buscadores. Os robôs dos buscadores vão em busca de palavras-chaves cadastradas em sites, páginas e textos como referência para busca.
Se você procura por Curso de inglês não faça pergunta para o buscador: Qual o melhor curso de inglês do Rio de Janeiro?”. Lembre-se, a tecnologia não tem capacidade de analisar uma pergunta e portanto usará cada termo, cada palavra de sua pergunta na busca e você indicará palavras desnecessárias fazendo que o buscador dê como resultados links que não estão relacionados com seu interesse. Nesse caso, você deve pesquisar: curso de inglês Rio de Janeiro.

E PODE USAR RECURSOS QUE TORNARÃO SUA PESQUISA MAIS EFICIENTE NOS BUSCADORES:

Conteúdo entre aspas: use aspas para buscar pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma: “curso de inglês no Rio de Janeiro”
Sinal de adição: utilize o “+” para garantir que o resultado traga todos os termos da pesquisa. Exemplo: curso+inglês+rj
Sinal de subtração: use o “-” para indicar que uma palavras que não é de seu interessse. O termo deve estar logo depois do sinal de subtração: “curso de inglês – online”
OR (ou): ao usar a palavrar em inglês “OR” você indica ao buscador que quer fazer uma pesquisa com alternativa.  Por exemplo: “Curso (inglês OR francês). Use parênteses e a palavra OU maiúscula.
Arquivos específicos: se você quiser buscar por arquivos como materiais em pdf ou ppt use o comando filetype. Por exemplo: curso inglês filetype:pdf ou curso inglês filetype:ppt
Pesquisa relacionada: para descobrir novos sites com conteúdo similar a um site já conhecido por você use o termo related. Exemplo: related:adorocinema.com
Palavras no título: para encontrar páginas com determinado título use o termo allintitle. Exemplo: allintitle:cinema resenha
Pesquisa dentro de um site específico: para descobrir um conteúdo dentro de um determinado site. Exemplo: adwords site:nautilos.com.br
Pesquise um período específico: para fazer uma busca entre um período de datas insira 2 pontos entre as datas. Exemplo: Oscar 1950..1965

Se você quiser se aprofundar no conhecimento da pesquisa do Google, acesse este link: http://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Links: tudo o que você precisa saber sobre links
Otimização SEO

Links: tudo o que você precisa saber sobre links

Os links quebrados fazem parte de assuntos diários de quem trabalha com otimização. Mesmo sendo muito falado, os links quebrados ainda são um problema para

Como ter posicionamento digital?
Gestão e Estratégia

Como ter posicionamento digital?

Posicionamento Digital, sabe o que é? Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, é

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco