Muitos de nós quando crianças aprendemos a fazer pesquisa nas famosas enciclopédias eram os nossos buscadores. Ops, entreguei a idade, pois é, nos anos 80, era assim que fazíamos pesquisas, e usávamos revistas também para recortar figuras e fazer os trabalhos escolares. Também aprendi a procurar palavras nos dicionários para conhecer significados, sinônimos e antônimos. E claro, como todas as crianças fazia perguntas. “Por que isso? Por que aquilo?”
Portanto, fazer pesquisa fazemos desde pequenos e o que mudou foram as plataformas, hoje pesquisamos nos buscadores, já pesquisamos no Alta Vista, no Cadê e atualmente 90% das buscas feitas no Brasil são realizadas no Google.
E como quando eu era criança é preciso aprender a fazer pesquisa e não simplesmente transferir para o buscador as perguntas que fazíamos sem parar para pais mães, professores e responsáveis. Então, você faz pergunta para o Google?
Antes de apresentar as dicas vou lembrar que se você é um profissional de marketing digital, a pesquisa deve fazer parte de sua vida. Você deve estar sempre buscando novos termos, usando o Google Trends para saber como os usuários estão procurando por novos produtos e serviços, entender o comportamento do consumidor na web no uso do Google, por exemplo.
Então, vamos ver como devemos pesquisar nos buscadores usando palavras-chaves.
Use termos específicos: palavras-chaves é a melhor forma de fazer pesquisas nos buscadores. Os robôs dos buscadores vão em busca de palavras-chaves cadastradas em sites, páginas e textos como referência para busca.
Se você procura por Curso de inglês não faça pergunta para o buscador: Qual o melhor curso de inglês do Rio de Janeiro?”. Lembre-se, a tecnologia não tem capacidade de analisar uma pergunta e portanto usará cada termo, cada palavra de sua pergunta na busca e você indicará palavras desnecessárias fazendo que o buscador dê como resultados links que não estão relacionados com seu interesse. Nesse caso, você deve pesquisar: curso de inglês Rio de Janeiro.
E PODE USAR RECURSOS QUE TORNARÃO SUA PESQUISA MAIS EFICIENTE NOS BUSCADORES:
Conteúdo entre aspas: use aspas para buscar pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma: “curso de inglês no Rio de Janeiro”
Sinal de adição: utilize o “+” para garantir que o resultado traga todos os termos da pesquisa. Exemplo: curso+inglês+rj
Sinal de subtração: use o “-” para indicar que uma palavras que não é de seu interessse. O termo deve estar logo depois do sinal de subtração: “curso de inglês – online”
OR (ou): ao usar a palavrar em inglês “OR” você indica ao buscador que quer fazer uma pesquisa com alternativa. Por exemplo: “Curso (inglês OR francês). Use parênteses e a palavra OU maiúscula.
Arquivos específicos: se você quiser buscar por arquivos como materiais em pdf ou ppt use o comando filetype. Por exemplo: curso inglês filetype:pdf ou curso inglês filetype:ppt
Pesquisa relacionada: para descobrir novos sites com conteúdo similar a um site já conhecido por você use o termo related. Exemplo: related:adorocinema.com
Palavras no título: para encontrar páginas com determinado título use o termo allintitle. Exemplo: allintitle:cinema resenha
Pesquisa dentro de um site específico: para descobrir um conteúdo dentro de um determinado site. Exemplo: adwords site:nautilos.com.br
Pesquise um período específico: para fazer uma busca entre um período de datas insira 2 pontos entre as datas. Exemplo: Oscar 1950..1965
Se você quiser se aprofundar no conhecimento da pesquisa do Google, acesse este link: http://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html