Plataforma de Conteúdo do LinkedIn

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O que exatamente é o LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais e negócios lançada em 2003. Em conceito é similar ao Facebook, porém é uma rede social onde profissionais constroem e mantêm suas redes de relacionamento profissional (também conhecido como networking).
Enquanto no Facebook e Twitter fala-se sobre qualquer coisa (do sério ao cômico, passando pelo absurdo), os mais de 200 milhões de usuários do Linkedin procuram manter uma imagem mais sóbria, apropriada para visualização por chefes, responsáveis de RH, colegas de profissão e mesmo concorrentes. As empresas também mantém uma presença (são mais de 3 milhões de páginas), em geral focada em atrair profissionais, investidores e mesmo clientes.

O que pode ser um conteúdo para divulgação no LinkedIn?

Uma coisa que parece transparecer no uso dessa rede social é que, ao contrário do Facebook, as pessoas não estão sempre ativas. Há uma tendência a manter um perfil atualizado (ou nem tanto) e usar a rede apenas quando uma notificação interessante surge, e quando se estuda uma mudança ou passo maior na carreira. Ofertas e promoções, por exemplo, costumam não converter e só aborrecem o pessoal no LinkedIn.
O conteúdo mais apropriado para o LinkedIn é aquele que pode dar a alguém algum diferencial em sua carreira, desde uma simples dica sobre uma ferramenta ou técnica, até um anúncio de curso ou oferta de vaga. É aqui que entra as atualizações de status, publicações e a participação em grupos de discussão.

Dicas para ser relevante entre seus contatos profissionais

O foco do LinkedIn é o engajamento por isso, é tão importante ter um planejamento de conteúdo e marketing digital.

  • Mantenha sempre o seu currículo e perfil atualizado;
  • Edite o seu cargo atual de acordo com o que você pretende divulgar;
  • Atualize suas competências e especialidades;
  • Pesquise quais grupos são interessantes para sua carreira e participe ativamente. É uma boa forma de estar em contato com outros profissionais relevantes;
  • Insira as suas experiências anteriores, mesmo que em outras áreas;
  • É preciso também colocar todas as suas formações acadêmicas;
  • Compartilhe notícias, posts de blogs que acompanha, tudo o que julgar interessante, tanto em seu feed quanto nos grupos (mas sem exageros);
  • Recomende as pessoas em sua rede em relação à conhecimentos específicos (o LinkedIn costuma oferecer essas sugestões);
  • Faça recomendações formais sobre seus colegas de trabalho de longa data.

Mais até do que em outras redes sociais, no LinkedIn vale a regra de ouro: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Logo, evite falar mal dos colegas (ainda que mereçam), e evite qualquer coisa que não gostaria que seu próximo contratante lesse.
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