O que é Linux?

Linux é um sistema operacional. Todo computador, seja um celular, PC, tablet ou mainframe, precisa de um sistema operacional, que é o software que controla a máquina e permite a sua utilização. Para todo computador, quase sempre existem várias opções de sistemas operacionais, por mais que alguns sejam mais conhecidos que outros.

Em celulares, temos iOS, Android, Windows, Symbian e vários outros menores. Para computadores pessoais temos o Windows (com suas várias versões) e milhares de versões de Linux (chamadas de Distribuições ou Distros).
Em 1991, um estudante finlandês chamado Linus Torvalds inicia o desenvolvimento do GNU/Linux, que viria a ser um sistema operacional de alta qualidade e de porte mundial. Seu crescimento e aperfeiçoamento foi veloz e amplo. Uma rede mundial de desenvolvedores trabalhou e ainda trabalha depurando e corrigindo erros e falhas, bem como, incluindo inovações e melhorias.
O Linux, software livre, torna-se um dos maiores exemplos de colaboração na web cuja inteligência coletiva é força motriz para seu permanente desenvolvimento. O sucesso desta ferramenta abre espaço para que outras plataformas colaborativas também alcancem o mesmo patamar como foi o caso do software Wiki que permite a recriação de páginas e a edição de informações tendo na Wikipédia o seu melhor exemplo.

Linux X Windows

A diferença principal entre Windows e Linux é que o primeiro é um software proprietário e licenciado, enquanto o segundo é um software livre de código aberto. Isso quer dizer, simplesmente, que a Microsoft é a única que consegue modificar o Windows, e para você utilizá-lo precisará pagar uma licença. Ninguém pode lançar uma versão “alternativa” do Windows, seria pirataria.
Já o Linux, sendo código aberto, permite que qualquer pessoa faça modificações e lance sua própria versão, independente desta ser melhor ou mesmo útil. O foco está no “direito de fazer”, não na necessidade ou vantagens de se fazer. Além disso, o Linux é livre, e isso quer dizer que qualquer pessoa pode utilizá-lo e redistribuí-lo a vontade, algo impensável para o Windows. Se você gostou, compartilhe com os amigos de graça, essa é a ideia do Linux.
Tecnicamente, como milhões de pessoas no mundo todo tem acesso ao código do Linux, o ritmo de sua evolução é surpreendente, e por isso mesmo (e considerando o contexto de sua origem em mainframes) o Linux é significativamente mais seguro, robusto e flexível do que o Windows. Essas características, aliadas a um trabalho de adaptação para não-técnicos realizados por algumas empresas e comunidades, tornaram o Linux uma ótima opção de sistema operacional hoje em dia, perfeitamente aplicável a 90% dos casos.
O Windows ainda domina porque está a mais tempo no mercado, e já vem instalado em quase todo computador, mas vale a pena explorar o Linux e ver se você gosta ou não. Para começar, recomendamos: www.ubuntu.com. Você só precisa baixar um arquivo e gravar um DVD ou pendrive, e poderá experimentar sem compromisso e sem danificar seu computador.

Consulte

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!