Uma lista de e-mails de clientes deve ser bem orientada, isto é, para criar uma lista de clientes você pode e deve se valer da origem de seu cadastro. E nesse caso você pode criar campanhas de AdWords para segmentar as listas. Vou sugerir algumas ideias para criar anúncios e relacioná-los a uma segmentação de lista.
Antes de configurar as suas listas de e-mail, você precisa planejar como dividir os endereços de e-mail e como eles se relacionam com os anúncios que você quer criar. Por exemplo:
Comércio eletrônico – Por tipo de produtos
Você pode segmentar suas listas por tipo de produtos e direcionar os usuários com interesse em uma determinada categoria. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados femininos, você pode segmentar para a categorias “botas”. Criar uma lista e fazer campanhas para o lançamento de inverno.
Esta estratégia é útil pois possibilita trazer clientes antigos de volta para sua loja. Certifique-se de encaminhá-los para a página de destino mais adequada a campanha.
Clientes com maiores valores de compra
Selecione e liste os clientes que realizaram as maiores compras em seu site em um determinado período. Crie uma campanha específica para eles, com descontos e vantagens dadas somente para os clientes mais importantes.
Interessados em seu negócios – Tópicos específicos
Ao segmentar suas listas de e-mail por tópico, você é capaz de atingir estritamente os usuários que estão interessados, em uma determinada seção de seu negócio. Por exemplo, um escritório de advocacia pode segmentar suas listas com base em diferentes serviços oferecidos, como “Trabalhista” ou “Tributário”. Nesse caso, seria ideal ter duas campanhas no AdWords, uma para cada serviço e com páginas de destino e captura diferentes.
Conteúdo Grátis
Hoje em dia é muito comum você encontrar conteúdo grátis para downloads em troca de um pequeno cadastro. A dica é descobrir a origem desse usuário, para isso, recomendamos consultar o Google Analytics, ele vai ajudá-lo. Imagine que ele tenha chegado até você pela página de pesquisa do Google através de uma palavra-chave importante para o seu negócio. Crie um lista especial com bons argumentos para esse visitante.
Envio de massa
Vale a pena criar uma campanha para todos os endereços de e-mail a fim de capturar todo o tráfego com um anúncio genérico que descreve o que sua empresa faz? Sim. Você pode enviar e-mails com conteúdos relevantes para todas as listas, mas fique atento a regularidade das campanhas, não abuse da boa vontade de seu cliente. Outra coisa, tenha cuidado com o tamanho de sua lista, recomendamos listas de no mínimo de 1000 endereços para cada campanha de envio. Listas muitos pequenas são difíceis de mensurar.
Existem várias estratégias para envio de campanhas com listas de e-mail segmentadas espero que as dicas lhe ajudem a começar.
Abraços.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das