Google Analytics e o Monitoramento Web

Google Analytics e o Monitoramento Web

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A importância do Google Analytics

Saber interpretar quem são, o que querem, o que fazem os visitantes do seu site vai ajudá-lo construir um site com maior capacidade de conversão. Por isso se o GA ainda não faz parte da sua vida digital, pare tudo e providencie a instalação imediata dele em seu site.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que o Google oferece para monitoramento de tráfego e que pode ser instalado em qualquer site, e-commerce, blog e mesmo aplicativo de celular. O objetivo do GA vai além de contar quantos usuários visitaram seu site. O mais importante é saber como esse usuário se comporta no seu site, como eles agem, de onde vêm e por onde passam.
Somente de posse dessas informações você poderá planejar, otimizar ou mesmo corrigir suas ações de marketing digital.

Recursos disponíveis no Google Analytics

Os recursos do GA são muitos e estão ficando cada vez mais complexos e inteligentes. Além disso, o GA se integra com outras plataformas, como AdWords e o Google Webmaster Tools. Aqui apontaremos os dados essenciais, mas alertamos que o GA é hoje uma das principais ferramentas de gerenciamento de marketing digital, e que por isso merece um estudo mais aprofundado. Algumas das informações que o GA fornece:

  • Estatísticas de acesso: número total de visitas, visitantes únicos e visitantes que retornam ao site;
  • Taxa de rejeição: quanto dessas pessoas recuam após abrir o site;
  • Origens de tráfego: de onde estão vindo os acessos que chegam ao site;
  • Tempo de permanência no site e nas páginas internas;
  • Metas: Quais as metas traçadas para o site foram atingidas;
  • Resultados de e-commerce: como anda o desempenho e conversão da sua loja virtual;
  • Marketing: quais as campanhas de marketing que estão gerando tráfego.

Se você possui um site e pretende que ele dê resultados comerciais, mesmo que ele não seja um e-commerce, você vai precisar estudar e aprender mais sobre o que GA oferece. É um quase um oráculo para quem precisa conhecer a interação dos usuários com o site e com as campanhas de marketing.
Mas atenção, o Google Analytics não vai lhe contar quais são os problemas que seu site apresenta. O que ele faz é oferecer um conjunto de informações com base nas quais você poderá tirar suas próprias conclusões através da interpretação dos gráficos e relatórios. Entender o comportamento do público é uma tarefa não-automatizável, de modo que seu bom senso, inteligência e insights serão essenciais para enxergar caminhos e ações que levem ao sucesso do seu negócio online.
Agora que você já sabe um pouco da importância do Google Analytics, lembre-se de deixar este tópico em destaque no seu planejamento.
https://nautilos.wistia.com/medias/ns3wg7nrql?embedType=async&seo=false&videoFoam=true&videoWidth=470

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco