E-Commerce é como qualquer outro negócio, exceto que… Desenvolver um negócio através da Internet requer algumas habilidades importante além das já conhecidas. Você deve começar por um planejamento básico de negócios. Afinal, você vai precisa conhecer bem seu produto, os fornecedores e principalmente as empresas de logísticas. Algumas questões terão que ser respondidas: você vai precisar de financiamento para abrir seu negócio? Quem são e onde estão seus clientes? Vai atuar em nível nacional ou regional? Qual a melhor forma para atender bem seu cliente? E mais, você vai precisar gerenciar compras feitas pelos seus clientes, finanças, recursos humanos e outros.
POSSO VENDER QUALQUER PRODUTO NUM E-COMMERCE?
Existem algumas características únicas para o e-commerce. Nem todos os produtos são compatível com a venda através da Internet. Por exemplo, eles podem ser melhor negociados cara-a-cara. Eles podem ter um alto custo de frete (uma prática primária em e-commerce é que os clientes compram produtos, e você envia os produtos a eles). É importante ter certeza de que, o seu produto pode ser anunciada ao mundo, e que você garanta a sua “propriedade intelectual” sobre aquele produto ou ideia.
Você vai precisar de uma “loja” on-line
Basicamente, você precisa de uma “loja online”, mas não se preocupe, existem muitas empresas e ferramentas para desenvolver uma loja online. Um exemplo de boa ferramenta é o Magento. Você pode terceirizar o desenvolvimento ou contratar, uma loja virtual. Sua loja vai precisar de um serviço de pagamento confiável, no Brasil tem o Pagseguro, Pagamento Digital e outros, para vendas no exterior tem o PayPal.
É fundamental ser encontrado
Obviamente, você precisa de um site que seja visitado. Tem que promover seu site na internet para ser encontrado, isto é, as pessoas buscam o que precisam em buscadores, o Google, por exemplo. Para que seu site seja listado na primeira página você tem basicamente duas opções: aparecer na busca “orgânica” isto é, são listados dez links abaixo dos três links patrocinados que abrem o site. Ou aparecer nos links patrocinados, os três anúncios no alto da página tem uma cor roseada e os anúncios que são listados na lateral da página (são até 8 anúncios). Para fazer anúncios no Googles AdWords você deve ter uma conta no Google e depois abrir uma conta no AdWords, este serviço também pode ser terceirizado, ou você tem a opção de fazer algum curso sobre link patrocinado. Já a busca orgânica não tem custo direto mas existem práticas bem específicas chamadas SEO que são aplicadas ao seu portal e facilitam o reconhecimento do Google ao seu site, mas esse será tema para outro texto.
Espero que tenha ajudado e estamos torcendo pelo sucesso do seu e-commerce.