Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você sabe a diferença entre Rede Social e Mídia Social? Vamos explicar essas duas expressões e mostrar quando é uma rede social ou mídia social.

Para começar vamos compreender que as duas expressões – mídia social e rede social – já existiam antes da Internet. Esses termos apenas ganharam maior atenção e popularidade com o crescimento de ferramentas como o Orkut, em primeira fase e agora com o Facebook.
O termo comum a essa duas expressões é o “Social”. Segundo o dicionário Aurélio, social é “Que diz respeito à sociedade” e “Ser social, aquele que vive em sociedade.” E sabemos que o ser humano enquanto ser social depende da comunicação e da interação para garantir sua sobrevivência. Do primeiro sinal de socialização, o choro ao nascer, até o tuitar, estamos em processo de interação e comunicação de forma sonora, textual, audiovisual, ou por hipermídia.
Portanto, rede social existe desde que o mundo é mundo e as pessoas se comunicam seja por facebook ou twitter, por cartas, ou sentada numa praça conversando com os vizinhos, ou utilizando tinta para se comunicar como fazia os homens da caverna – tinta tecnologia de ponta da época. Rede social é toda interação que ocorre entre as pessoas independente de ferramenta.

Então mídia social é a ferramenta?

Ainda segundo o dicionário Aurélio mídia é “qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.”
Mídias Sociais são ambientes tecnológicos utilizados para o compartilhamento de conteúdo – texto, imagem, vídeo, música – provocando a disseminação de opiniões, ideias e experiências. E, podemos amplificar a importância das mídias sociais com o crescimento da internet em todo mundo pois não estão atreladas a poucos grupos de comunicação que dominam e controlam a disseminação de informação.
O que podemos compreender é que as redes sociais podem disseminar informação, produzir conhecimento e transformar pessoas que antes tinham determinado saber e descobrem novas possibilidades. Redes sociais nada mais são do que uma organização social feita por pessoas e para pessoas. Toda tecnologia envolvida se traduz por ferramentas que viabilizam nossa interação, independente de distância. Rede social, virtual ou real, é a nossa forma de compartilhar conhecimento, músicas, livros, emoções. A evolução está nas pessoas e não nas máquinas, afinal, não dependemos de tecnologia para sermos produtores de conhecimento.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco