Rede Social ou Mídia Social

Você sabe a diferença entre Rede Social e Mídia Social? Vamos explicar essas duas expressões e mostrar quando é uma rede social ou mídia social.

Para começar vamos compreender que as duas expressões – mídia social e rede social – já existiam antes da Internet. Esses termos apenas ganharam maior atenção e popularidade com o crescimento de ferramentas como o Orkut, em primeira fase e agora com o Facebook.
O termo comum a essa duas expressões é o “Social”. Segundo o dicionário Aurélio, social é “Que diz respeito à sociedade” e “Ser social, aquele que vive em sociedade.” E sabemos que o ser humano enquanto ser social depende da comunicação e da interação para garantir sua sobrevivência. Do primeiro sinal de socialização, o choro ao nascer, até o tuitar, estamos em processo de interação e comunicação de forma sonora, textual, audiovisual, ou por hipermídia.
Portanto, rede social existe desde que o mundo é mundo e as pessoas se comunicam seja por facebook ou twitter, por cartas, ou sentada numa praça conversando com os vizinhos, ou utilizando tinta para se comunicar como fazia os homens da caverna – tinta tecnologia de ponta da época. Rede social é toda interação que ocorre entre as pessoas independente de ferramenta.

Então mídia social é a ferramenta?

Ainda segundo o dicionário Aurélio mídia é “qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo.”
Mídias Sociais são ambientes tecnológicos utilizados para o compartilhamento de conteúdo – texto, imagem, vídeo, música – provocando a disseminação de opiniões, ideias e experiências. E, podemos amplificar a importância das mídias sociais com o crescimento da internet em todo mundo pois não estão atreladas a poucos grupos de comunicação que dominam e controlam a disseminação de informação.
O que podemos compreender é que as redes sociais podem disseminar informação, produzir conhecimento e transformar pessoas que antes tinham determinado saber e descobrem novas possibilidades. Redes sociais nada mais são do que uma organização social feita por pessoas e para pessoas. Toda tecnologia envolvida se traduz por ferramentas que viabilizam nossa interação, independente de distância. Rede social, virtual ou real, é a nossa forma de compartilhar conhecimento, músicas, livros, emoções. A evolução está nas pessoas e não nas máquinas, afinal, não dependemos de tecnologia para sermos produtores de conhecimento.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!