QR Code como valor na gestão de marca

Por que usar o QR Code?

QR Code não é uma tecnologia nova que surgiu agora para facilitar a nossa vida em função da crise sanitária do coronavírus. Mas, é uma tecnologia que podemos dizer que está voltando ou ampliando seu mercado para além dos eventos tecnológicos e já pode ser encontrado em estacionamentos de shoppings, cardápios, etiquetas. Pode ser usado como guia para o consumidor chegar até um site ou até mesmo endereço e que o ajudará a encontrar e conhecer mais sobre seu produto ou serviço. 

E como essa tecnologia, o QR Code, não é tão familiar e massificada ainda vamos começar pelo básico, entender o que é o QR Code e em seguida entender como pode ser uma ferramenta de construção de valor para sua marca. 

O que é QR Code

O código QR (em português código de resposta rápida, em inglês Quick Response Code, ou como ficou mais conhecido QR Code) nada mais é do que um gráfico 2D, é representado como um código de barras em imagem que armazena informações, que podem ser textos, imagens, números etc. Esse código pode ser lido, escaneado,  através de celulares que tenham uma câmera e um app leitor de QR Code. Você já deve ter visto a imagem por aí, aquela imagem com quadradinho preto e branco e que as pessoas falam para passar o celular no leitor. Já ouviu assim? Procure aí no seu celular, na sua loja de aplicativos, pelo termo QR Code, você terá algumas opções para baixar. 

E um pouquinho de história: o QR Code foi criado em 1994 no Japão por profissionais do segmento automobilístico, da empresa Denso-Wave ligado a Toyota. Foi apenas em 2003 que os QRs começaram a ser adicionados em aparelhos de telefones móveis, graças às câmeras fotográficas cada vez mais precisas e integradas com a tecnologia mundial. 

Ferramentas para fazer QR Code:

  • QR CODE GENERATOR
  • UNITAG QR
  • Barcode Generator
  •  Tinyqr Generator

Use o CR Code abaixo para ter acesso ao curso online de E-commerce do Nautilos com desconto de 100%, o desconto tem validade até dia 31 de outubro. 

CR Code abaixo para ter acesso ao curso online de E-commerce do Nautilos

Construindo valor de marca com o QR Code 

O QR Code pode ser utilizado para melhorar a identidade e o modo como sua empresa se apresenta para público. Neste momento de crise sanitária pode ser um recurso para impulsionar a volta dos negócios afetados pela pandemia. Sabemos que o manuseio de maquininhas de pagamentos por cartão bancário pode ser foco de proliferação do vírus. Ter o QR code como opção de pagamento digital é bem interessante e demonstra preocupação com seu cliente, é uma praticidade nos tempos atuais em que devemos ter atenção a higienização das mãos, isso permite sair de casa apenas com celular e diminui o contato com objetos e aliado a praticidade temos a rapidez no atendimento, já que não é necessário ficar contando cédulas e calculando o troco e nem precisa lidar com o cartão de crédito, portanto o tempo para pagamento ou as filas de pagamento tendem a ser menores em locais mais movimentados. Segurança é outro fator relevante no uso do QR Code por possuir um sistema de criptografia que impede o roubo de dados. 

Como usar o QR Code em campanhas

Em material gráfico da empresa com QR Code você pode direcionar o cliente para páginas específicas como seu site, loja virtual, alguma promoção temporária. 

Formas de garantir que o aluno assistiu uma vídeo-aula, inserir o QR Code em algum momento do vídeo para solicitar o certificado. 

Nas páginas do site, lojas virtuais ou landing pages para solicitar o e-mail e aumentar sua lista para campanhas de e-mail marketing. 

Como técnica de vendas ao combinar com campanhas de cross-selling (oferecimento de produtos complementares) e/ou upselling (oferecimento de produtos complementares) para os clientes. 

Um exemplo de uso do QR Code para lojas virtuais foi a estratégia utilizada pela Reserva que fez uma campanha de Dia dos Pais com uma camiseta que fala, uma peça que permite que o filho grave uma mensagem de áudio de até um minuto no site, que será ouvida pelo pai por meio da leitura do QR Code. 

O QR Code como qualquer estratégia de marketing e vendas deve ser monitorado e mensurado o retorno, não esqueça de fazer uma detalhada configuração de eventos e metas no Google Analytics. Faça uso de mais esse recurso para melhorar e fortalecer a relação de sua empresa com os clientes. 

Se puder fique em casa, cuide-se. Até a próxima. 

 

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!