Produção de conteúdo para engajamento e não enxotamento

Produção de conteúdo

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Produção de conteúdo para engajamento e não enxotamento
Criar uma estratégia de produção de conteúdo é algo que vai muito além das postagens regulares duas vezes por dia na timeline do Facebook tipo “feliz dia do amigo”. Acredite, se esse é seu caso, está seguramente no caminho errado.
Quando se trata de criar uma estratégia bem sucedida para produção de conteúdo, devemos encarar nossos limites e aceitar a publicação de bom conteúdo dentro das nossas reais possibilidades. Não se iluda, publicar imagens sem relação com algum conteúdo duas vezes por dia na sua fanpage não se equipara a produção de conteúdo. Tá certo, já falei uma, duas vezes e você já entendeu. Mas qual a melhor forma de publicar o conteúdo?
Vamos começar separando a produção em duas, uma regular e outra sazonal. A produção de conteúdo regular deve ser feita dentro de um padrão; por exemplo, vamos supor que você possa produzir dois textos por mês. Então, vamos definir alguns parâmetros mínimos: texto de 350 palavras, publicação na primeira e terceira terça-feira do mês, imagem com alt e links internos (para dentro do seu site) e links externos, para outros sites. Com essas poucas regras seu site ganhará páginas com conteúdos interessantes, originais e regulares que vão, com o tempo, aumentar a capacidade de entradas em seu site. Agora sim, com textos interessantes você pode e deve postá-los no Facebook e se possível impulsioná-los. Bem diferente das postagens “ feliz dia do amigo”.
O conteúdo sazonal esconde algumas armadilhas, uma delas é o lugar comum, isto é, batido, que não apresenta nada de novo ou surpreendente. Fique atento para não publicar conteúdo semelhante a outros já publicados por você ou por outro site. De qualquer forma, conteúdo sazonal tem grande importância se bem planejado e bem escrito. A própria sazonalidade implica em um interesse “súbito” pelo assunto ou tema, isso significa relevância dentro daquele recorte de tempo. Outro aspecto é que tornando o conteúdo útil ou necessário, sua capacidade de compartilhamento cresce muito e isso faz muito bem à sua marca, que passa a ser percebida com uma marca atenta as ocasiões e oportunidades.
Pra você que tem um e-commerce, fique longe dos títulos fracos e sem apelo, por exemplo: faltam X dias para o Natal. Preocupe-se em criar um título forte, encorajador e original.
Foque nas promoções e nos produtos que realmente interessam naquele momento, e lembre-se que na internet planejar e programar são a melhor formar de ter sucesso em suas campanhas. Por isso, não deixe nada para última hora, assim não corre o risco de perder o timing da campanha. O que é essencial.
Minha sugestão? Reveja seu conteúdo e procure benchmarking do seu segmento online.
Abraços e até a próxima.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco