Postagens inconvenientes no Facebook

“Ah, todo chato cutuca
pra você prestar atenção
chama cabeça de cuca
e arranha um violão
diz que inventou uma música
e toca as seiscentas que fez”
(Oswaldo Montenegro)

Facebook: 1 bilhão de usuários no mundo, no Brasil cerca de 60 milhões de usuários! É muita gente num único ambiente. Mas, é uma rede social, não é a única, e na minha opinião está longe de ser a melhor, para mim pelo menos. E estar ou não no Facebook é uma livre decisão de cada um. Facebook é apenas uma ferramenta onde encontramos as pessoas próximas como familiares e amigos ou pouco distantes como colegas de trabalho e amigos de nossos amigos.
Retorno a esse tema, redes social, por causa da matéria sobre o fim de amizades por causa das redes sociais publicada em 10 de Abril de 2013, pela revista Exame.
Já comentei aqui a diferença entre rede social e mídia social e destaco um trecho:
“rede social existe desde que o mundo é mundo e as pessoas se comunicam seja por Facebook ou twitter, por cartas, ou sentada numa praça conversando com os vizinhos, ou utilizando tinta para se comunicar como faziam os homens da caverna – tinta tecnologia de ponta da época. Rede social é toda interação que ocorre entre as pessoas independente de ferramenta.”

Convívio e harmonia nas redes sociais

Estamos, independente de ferramenta, convivendo em diversas formas com redes sociais: nossos amigos, nossos colegas de trabalho, nossos familiares – essas são algumas de nossas redes sociais mais próximas. E numa grande festas encontramos todos juntos. E nessas festas tem sempre o chato, o inconveniente, o pegajoso – os adjetivos são vários. O bom é que o encontro é temporário.
E o Facebook com isso? É que juntou todo mundo. Estamos todos online, estamos todos juntos e misturados e numa piscar de olhos aquele chato que só encontrávamos um vez por ano, agora a qualquer momento, está na sua linha do tempo. E o pior, o amigo chato do amigo do chato. Como fazer? Selecionar o que aparece para você.
Você não precisa deixar de ser amigo de ninguém, mas se o conteúdo postado por certa pessoa não te agrada, não há motivo para continuar recebendo! Vai haver falhas? Sim, como tudo, mais um novo ajuste e você estará livre de um novo chato.
facebook-incoveniente-img1

Para não ver mais o conteúdo de um amigo sem precisar desfazer a amizade, basta ir na página da pessoa. Vou exemplificar usando a página do Paulo Canarim conforme a imagem acima. Clique em “Amigos” e você verá que está selecionado o “Mostrar no Feed de notícias”, logo abaixo tem a opção “Configurações” e também o “Desfazer Amizade”.facebook-incoveniente-img2

Bom, você pode ser radical e “desfazer a amizade” ou clicar em “Configurações” e deixar selecionado somente o que deseja receber, como atualização de status, que significa que você vai ver o que seu amigo escrever na atualização da página dele. Pode tirar a seleção de fotos e vídeos, assim, você não recebe todas as imagens da web na sua linha do tempo. Você pode escolher entre as opções que vão desde eventos cotidianos até outras atividades, conforme lista ao lado.
“Somente atualizações importantes” significa que você será notificado quando ocorrer alterações no perfil, assuntos que recebam muitos “curtir” ou quando a mensagem do amigo menciona você.
Caso prefira não receber nenhuma atualização do seu amigo, basta tirar a seleção do “Mostrar no Feed de notícias” e não verá mais nada publicado por ele, eventualmente verá algum comentário que ele possa fazer na postagem de algum outro amigo em comum.

Uma dica

facebook-incoveniente-img3No alto a direita você tem o ícone conforme imagem ao lado. Você ao clicar terá acesso a configuração de privacidade, configuração de conta e o “Sair”. A primeira dica de segurança é sempre ao terminar de navegar no Facebook, clique em “Sair”.

Defina também sua privacidade.

facebook-incoveniente-img4No ícone de um cadeado você tem atalhos para a configuração de privacidade.

“Quem pode ver meus itens”- ao clicar você tem acesso a três ações:

  • Quem pode ver minhas publicações futuras?
  • Onde posso analisar todas as minhas publicações e itens nos quais eu sou marcada?
  • O que outras pessoas podem ver na minha linha do tempo?

facebook-incoveniente-img5

Um rápido glossário de termos do Facebook:

  • Público: conteúdo será apresentado para toda pessoa que acessar sua página, seja ela sua amiga ou não, seja ela cadastrada no Facebook ou não.
  • Amigo: conteúdo será apresentado apenas para seus amigos, e não será apresentado para quem não tem perfil no Facebook.
  • Somente eu: conteúdo restrito que somente você verá (na boa, se só serve para você, por que colocar no Facebook?)
  • Personalizado: esse é mais interessante, e você direciona para quem você quer publicar, se para todos, somente amigos, se amigos de seus amigos podem ver, para grupo específicos como amigos de trabalho, grupo da academia, enfim, grupos que você definir. Nesta área você pode também dizer para quem não deve aparecer seu conteúdo. Basta inserir o nome da pessoa na área definia.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!