Perfil em redes sociais: devo estar em todas?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

“Devo ter uma conta no Facebook?” “E o twitter, vai acabar?” “Google+, o que é isso?” “LinkedIn…?” Essas são algumas perguntas que tenho ouvido de clientes ao me questionarem sobre a importância ou necessidade de ter um perfil em redes sociais.

A primeira orientação que dou é: não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais, e sim verificar qual a mais adequada para seu negócio e trabalhar essa mídia com produção de conteúdo coerente com público e perfil da rede. Sim, com produção de conteúdo regular. Isso por que se for para alimentar seu perfil uma vez por mês, talvez seja mais adequado e honesto com seu público nem ter o perfil. Cria uma expectativa que não é atendida.
Outra orientação é quanto ao modismo. Já teve a época do Orkut, depois veio o Twitter e a bola da vez é o Facebook. Não é para menos, afinal, o site de Mark Zuckerberg tem 1 bilhão de pessoas cadastradas. Ok, está todo mundo no Facebook, mas será que vão curtir sua página?
Outra questão a ser levada em consideração é o objetivo da presença digital. Esses objetivos podem ser: comercial, marketing, vendas, relacionamento, responsabilidade social, sustentabilidade, fortalecimento da marca. Seja qual for, é necessário o acompanhamento para atingir suas metas, e lembrar que toda empresa tem objetivos comerciais e que estes não podem ser prejudicados em função de sua presença digital. Acrescento essa questão, pois pode ser que um mau atendimento ou uma comunicação inadequada nas redes sociais podem atingir direta e negativamente o processo de vendas da empresa.

Então qual rede é melhor para minha empresa?

Antes de escolher sua mídia social tente responder essas perguntas:

  • Por quê preciso estar presente numa mídia social?
  • Será que meu público está disposto a curtir ou seguir meu conteúdo?
  • Qual mídia social devo trabalhar?
  • Qual conteúdo devo compartilhar?
  • Vou trabalhar apenas textos e imagens, ou tenho condições de produzir vídeos e infográficos?
  • Qual regularidade de postagem devo ter?
  • Será que vou dar conta de produzir conteúdo para meu perfil, além de tudo que eu faço?
  • Eu tenho um nome forte na minha área de atuação, vale a pena trabalhar meu perfil ou somente o da empresa?
  • Qual tipo de interação vou ter com meus seguidores?
  • Estou preparado para lidar com criticas e reclamações?

O que proponho é que você faça uso das mídias sociais de forma produtiva e eficiente para obter resultados efetivos. Ou seja, planeje-se! Busque informações e amplifique sua capacidade de divulgação da empresa através das mídias sociais.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco