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Nos últimos meses tenho ouvido de pessoas interessadas em aprender marketing digital a frase: “quero fazer propaganda no Facebook” ou “quero aprender a divulgar no Facebook”. Em geral essas pessoas tem o Facebook como única ação de marketing.  E isso não é problema nenhum, mas está longe de ser marketing digital.

Na maioria das vezes o senso comum torna a divulgação digital como algo um tanto óbvio e banal. Isso, talvez, aconteça pelo SPAM de informações miraculosas que algumas empresas vendem; muitas delas distorcem e confundem o cliente com termos ou frases que sugerem algo não verdadeiro. Para facilitar vou dar como exemplo o que aconteceu com uma cliente nossa.

A cliente me ligou e marcou uma reunião para me apresentar uma nova solução de otimização de site por apenas R$ 29,90. Curioso? Também fiquei. Claro que marcamos a reunião e a recebi no escritório. A cliente apresentou um sistema que cadastras as principais palavra-chave do cliente e trabalha o site por região do Brasil. Lembrando que estamos falando de otimização e não link patrocinado. Ela explicou mais de uma vez e fui obrigado a repetir que não havia entendido como um sistema externo ao site seria capaz de inferir na otimização do site de minha cliente. Resumindo, pelo que pude entender eles estavam maquiando um serviço de AdWords e tratando como SEO.

Esta é apenas uma das muitas arapucas que o mercado que explora a divulgação digital vem apresentando. De qualquer forma divulgar na internet exige mais do que atitude, exige disciplina, constância, criatividade e monitoramento. Uma campanha envolve conhecimento multidisciplinar e na maioria das vezes mais de uma ação. Tudo vai depender de um planejamento, e esse planejamento deve ser feito independente do tamanho ou do valor investido na campanha. Costumo dizer aos meus alunos e clientes que os caminhos fáceis e óbvios de divulgação na internet são verdadeiros caça-níqueis. Mesmo que o anunciante aventureiro invista pouco como R$ 20,00 por dia ao final do ano foram “investido” mais de R$ 5.000,00 e quase sempre o anunciante não sabe onde foi parar esse valor muito menos se houve retorno.

Aprender marketing digital e aplicá-lo é mais do que impulsionar campanhas na rede social. O conhecimento de marketing digital passa pela teoria de marketing, segue pelo conhecimento do público-alvo, a construção de uma boa base na internet, isto é, um site ou blog ou marketplace e pelas ações para ser encontrado. No mundo digital sua empresa ou negócio deve ser encontrável.

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