Mídia Social é uma ferramenta para construir uma presença digital. É importante para se relacionar com clientes, fornecedores e até mesmo com seus colaboradores. Então, você faz uma rápida pesquisa e descobre que todos os seus amigos e concorrentes estão no Facebook, a rede social da moda. E você cria sua página. E agora? Como já falei nessa postagem de novembro, “Mídia Social: devo ter perfil em todas?” Um planejamento é sempre bom, para não ficar perdido. Vou relembrar três perguntas dessa postagem:

  • Será que meu público está disposto a curtir ou seguir meu conteúdo?
  • Qual regularidade de postagem devo ter?
  • Estou preparado para criticas?

A primeira regra é: não se deixe levar por regras generalizadas, estude o seu caso. Para responder a essas questões você deve estudar o perfil de seu público, o segmento de sua atuação e principalmente como sua empresa e concorrentes lidam com as críticas recebidas. Nada dianta criar uma fan page colocar uma imagem bonita e não criar conteúdo interessante, não dar retorno ao seu público ou ficar três meses sem publicar nada. Vamos a explicação de cada questão.

Qual regularidade de postagem devo ter?

O número de postagem pode estar relacionado a sua capacidade de produção, a cada conteúdo novo você faz uma nova postagem. A regularidade de postagem pode variar de 1a 3 por dia até 4 por mês. (menos que isso, dá sensação de abandono a qualquer site, blog ou rede social). Para um site que não tem produção de conteúdo regular sugiro compartilhar informações de outros sites. Você dessa forma mantém seu cliente informado sobre o seu mercado, e pode conquistar a confiança dele ao saber que na sua fan page ele estará sempre bem informado. Procure por informações nos sites especializados. Entre 9horas e 16h são considerados os horários nobres no facebook.

Será que meu público está disposto a curtir ou seguir meu conteúdo?

O importante é saber que o conteúdo tem de ser interessante, tem que estar relacionado ao perfil do seu cliente, assim ele terá vontade de ler a postagem e quem sabe curtir e compartilhar essa informação. Como foi citado no item anterior, ao compartilhar informação e conquistar a confiança de seu cliente, a sua página estará sempre entre as preferidas do seu cliente. Conteúdo de humor fazem muito sucesso nas redes sociais, mas cuidado para não ser preconceituoso e ofender ninguém. Imagens, infográficos e vídeos atraem muita a atenção e por consequência geram muitas compatilhadas.

Estou preparado para críticas?

Antes de publicar pense bem no que vai escrever. Uma dica é fazer uma programação de postagens para as horas seguintes, assim, terá tempo de refletir sobre o conteúdo. Mas, se por acaso, alguém discordar de sua opinião ou fizer críticas negativas, abra espaço para a discussão. Nunca exclua um comentário, essa é a pior forma de atrair a atenção para sua página. Outra dica é fazer um levantamento de assuntos que podem ser evitados e orientar as pessoas que estejam envolvidas no projeto para ter cuidado com comentários que podem gerar polêmicas.
Essas são algumas dicas iniciais. Vamos conversar mais sobre mídias sociais tanto em conceito quanto do uso da ferramenta.

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