Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Todos devem ter ouvido falar sobre o episódio do perfil do Ministério da Defesa no twitter em que o administrador por um descuido publica uma mensagem referente a um game para celulares. E esse episódio não é nem o primeiro nem será o último, há diversas histórias na internet sobre falta de educação, troca de perfis por administradores, comentários racistas e preconceituosos.

E para evitar constrangimentos é bom termos algum conhecimento sobre etiqueta na Web ou como preferem alguns Netiqueta. A base para etiqueta na web é a mesma que utilizamos para o nosso convívio social, familiar e profissional e a principal delas é o bom-senso. Tem um ditado popular que diz: “Não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você”. Pode parecer clichê mas essa é uma regrinha básica de convivência, e vale para ambientes off e online.
Vamos a alguns dicas para uma boa convivência:
– Não use o Twitter se estiver com raiva! Vale também para o facebook e para e-mails, principalmente em ambientes profissionais. Antes de publicar ou enviar qualquer mensagem, respire. Respire, conte até 10, leia de novo seu texto. E tenha bom-senso, se for o caso apague a mensagem ou reescreva de forma mais educada e pró-ativa em busca de solução e não apenas de reclamação vazia.
Outro erro comum que vejo no twitter e no facebook são os textos escritos totalmente em maiúsculas. Na web, escrever assim significa estar berrando, gritando com as pessoas, então, EVITE USAR EXCLUSIVAMENTE MAIÚSCULAS! Desculpa, foi só para ilustrar. Em e-mail profissional isso pode causar problemas, não faça.
E essa vai para quem trabalha com mídias sociais. Quem tem que administrar várias páginas de empresas comerciais, perfis institucionais ou diversos sites, está sujeito a confundir o perfil pessoal com o profissional. Se acontecer, se identifique e peça desculpas. E redobre a atenção para não repetir.
Bom, são essas dicas, espero ter contribuído para evitar problemas. E lembro é melhor avaliar antes de publicar, pois as pessoas na internet são rápidas e logo sua postagem vai virar um grande viral negativo na web.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco