A web mudou a forma como empresas se relacionam com clientes e sociedade. A aproximação por rede sociais e o fato de tornar o famoso “boca a boca” mais potente pela web criou uma nova necessidade de interação entre empresa e consumidor. As empresas estão aprendendo a lidar com esta nova realidade e sua presença digital nada tem haver com o que foi feito até hoje em comunicação. Neste processo de aprendizagem as empresas precisam adquirir senso de humor (como bem dito por Martha Gabriel no livro Marketing na Era Digital). Isso por que as empresas estarão mais sugestíveis às críticas, e a web não é para os fracos, pois críticas sempre aparecerão.
Empresas são feitas por pessoas e para pessoas, e saber lidar com situações diversas num mundo de necessidades e desejos dinâmicos envolve ter habilidades do tipo humildade e honestidade para defender seu ponto de vista e reconhecer suas falhas e erros. Portanto, Presença Digital não é uma opção e sim uma realidade, e não simplesmente ter um perfil no Twitter ou um blog, ou ainda ter perfil em todas as redes sociais da moda. Ter uma Presença Digital é manter e cultivar relacionamento com os clientes, é cada vez mais ter conhecimento sobre o seu consumidor.
Uma Presença Digital regular e eficiente gera resultados para o planejamento estratégico de marketing digital. Tal como permitir que seu cliente experimente e se relacione com a marca de seu gosto, assim possibilitando uma troca de informações, de ambas parte, que poderão gerar novos conhecimentos e inovação no relacionamento para surpreender seu consumidor, como bem fez o gestor de conteúdo responsável pela página do Banco Bradesco no Facebook em outubro de 2011 ao responder um questionamento de cliente em forma de poesia na mesma moeda: em poesia. Tal fato surpreendeu a todos que gerou um buzz positivo da marca nas redes sociais e conquistou a simpatia de muita gente.
Será que estão falando bem de você?
O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das