Ambientes sociais: personalização e participação

Uma rede social virtual tem como característica básica a personalização e a participação. É um local de relacionar e compartilhar pessoa a pessoa e potencializar conteúdo e possíveis amizades. Cada ambiente social tem suas características. É comum ver pessoas utilizando de forma inapropriada ou como se todos ambientes sociais fossem iguais.

De forma simples vamos diferenciar as diversas plataformas sociais:

  • Site: ambientes que tem como objetivo a organização e hierarquia da informação. Espaço para conteúdos complexos com linguagem formal sem ser técnico.
  • Blogs: ambientes opinativos, relatos mais complexos em relação às redes sociais, normalmente informais, conteúdo e linguagem formal sem ser técnico.
  • Facebook: ambiente informal, direto, objetivo de envolver o usuário para que ele compartilhe e curta a postagem.
  • Twitter: relatam opiniões mais imediata e experiência bruta. Compartilhamento rápido.
  • Youtube/ Vimeo/ Flickr: ambientes que tem na troca de arquivos o seu principal motor de acesso.
  • LinkedIn: espaço para networking, recomendação profissional, para relacionamento, promoção e troca de informações.

O princípio que se deve partir é o de que uma rede é pautada pela troca de informação – e troca pressupõe um retorno de ambos os lados. Estar nas redes sociais não significa apenas construir perfis e nutri-los de dados com uma periodicidade específica. O conteúdo produzido precisa se relacionar com os diversos ambientes sociais. Quanto mais isso acontecer mais chance ele tem de ser alcançado por mais pessoas. E como nosso objetivo é atrair público para o site temos que produzir conteúdo que tenha como base e sustentação o site e a partir daí espalhar pela rede conforme a plataforma adequada.
ecossistema-social
Com a massificação da internet e o fácil acesso a ferramentas de produção de conteúdo, a informação é menos controlada, circula rapidamente, e todos nós podemos nos fazer ouvir. Isso faz com que qualquer comentário, textos, vídeo, imagens ganhem visibilidade. É preciso estar disposto para a participação regular e o compartilhamento de conteúdo.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Pontos essenciais para a atuação no branding
Branding

Pontos essenciais para a atuação no branding

Há alguns meses estamos abordando o tema do branding e já vimos que as estratégias de branding criam valor para as marcas e interferem positivamente nos resultados das organizações. O branding tem como objetivo o desenvolvimento de uma marca na

Leia mais »
E-commerce: dúvidas e incertezas
E-commerce

E-commerce: dúvidas e incertezas

Você tem dúvidas e incertezas sobre seu e-commerce? Talvez seja um reflexo do momento que vivemos. Tenho recebido de meus clientes de e-commerce queixas sobre dúvidas e incertezas, eles ficam se perguntando, “mas será que isso vai dar certo?”, “será

Leia mais »
Já ouviu falar em Arquitetura de Marcas?
Branding

Arquitetura de Marca, já ouviu falar?

Você já ouviu falar em Arquitetura de Marcas? Arquitetura de marca é uma construção e organização de portfólio de marcas de uma empresa, é normalmente reconhecida por grandes empresas, que possui mais linhas de produtos e serviços. As pequenas e

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!