Uma rede social virtual tem como característica básica a personalização e a participação. É um local de relacionar e compartilhar pessoa a pessoa e potencializar conteúdo e possíveis amizades. Cada ambiente social tem suas características. É comum ver pessoas utilizando de forma inapropriada ou como se todos ambientes sociais fossem iguais.
De forma simples vamos diferenciar as diversas plataformas sociais:
- Site: ambientes que tem como objetivo a organização e hierarquia da informação. Espaço para conteúdos complexos com linguagem formal sem ser técnico.
- Blogs: ambientes opinativos, relatos mais complexos em relação às redes sociais, normalmente informais, conteúdo e linguagem formal sem ser técnico.
- Facebook: ambiente informal, direto, objetivo de envolver o usuário para que ele compartilhe e curta a postagem.
- Twitter: relatam opiniões mais imediata e experiência bruta. Compartilhamento rápido.
- Youtube/ Vimeo/ Flickr: ambientes que tem na troca de arquivos o seu principal motor de acesso.
- LinkedIn: espaço para networking, recomendação profissional, para relacionamento, promoção e troca de informações.
O princípio que se deve partir é o de que uma rede é pautada pela troca de informação – e troca pressupõe um retorno de ambos os lados. Estar nas redes sociais não significa apenas construir perfis e nutri-los de dados com uma periodicidade específica. O conteúdo produzido precisa se relacionar com os diversos ambientes sociais. Quanto mais isso acontecer mais chance ele tem de ser alcançado por mais pessoas. E como nosso objetivo é atrair público para o site temos que produzir conteúdo que tenha como base e sustentação o site e a partir daí espalhar pela rede conforme a plataforma adequada.
Com a massificação da internet e o fácil acesso a ferramentas de produção de conteúdo, a informação é menos controlada, circula rapidamente, e todos nós podemos nos fazer ouvir. Isso faz com que qualquer comentário, textos, vídeo, imagens ganhem visibilidade. É preciso estar disposto para a participação regular e o compartilhamento de conteúdo.