Ambientes sociais: personalização e participação

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Uma rede social virtual tem como característica básica a personalização e a participação. É um local de relacionar e compartilhar pessoa a pessoa e potencializar conteúdo e possíveis amizades. Cada ambiente social tem suas características. É comum ver pessoas utilizando de forma inapropriada ou como se todos ambientes sociais fossem iguais.

De forma simples vamos diferenciar as diversas plataformas sociais:

  • Site: ambientes que tem como objetivo a organização e hierarquia da informação. Espaço para conteúdos complexos com linguagem formal sem ser técnico.
  • Blogs: ambientes opinativos, relatos mais complexos em relação às redes sociais, normalmente informais, conteúdo e linguagem formal sem ser técnico.
  • Facebook: ambiente informal, direto, objetivo de envolver o usuário para que ele compartilhe e curta a postagem.
  • Twitter: relatam opiniões mais imediata e experiência bruta. Compartilhamento rápido.
  • Youtube/ Vimeo/ Flickr: ambientes que tem na troca de arquivos o seu principal motor de acesso.
  • LinkedIn: espaço para networking, recomendação profissional, para relacionamento, promoção e troca de informações.

O princípio que se deve partir é o de que uma rede é pautada pela troca de informação – e troca pressupõe um retorno de ambos os lados. Estar nas redes sociais não significa apenas construir perfis e nutri-los de dados com uma periodicidade específica. O conteúdo produzido precisa se relacionar com os diversos ambientes sociais. Quanto mais isso acontecer mais chance ele tem de ser alcançado por mais pessoas. E como nosso objetivo é atrair público para o site temos que produzir conteúdo que tenha como base e sustentação o site e a partir daí espalhar pela rede conforme a plataforma adequada.
ecossistema-social
Com a massificação da internet e o fácil acesso a ferramentas de produção de conteúdo, a informação é menos controlada, circula rapidamente, e todos nós podemos nos fazer ouvir. Isso faz com que qualquer comentário, textos, vídeo, imagens ganhem visibilidade. É preciso estar disposto para a participação regular e o compartilhamento de conteúdo.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco