Consultoria em Otimização de Sites (SEO)

No marketing digital você deve ser encontrado

Diagnóstico

Coleção de indicadores e métricas, produzidos por várias ferramentas e consolidados pelo especialista.

Plano de ação

Plano personalizado, focado nos pontos de maior impacto conforme análise do seu diagnóstico.

Melhoria contínua

O especialista aborda pontos que receberam citações e alertas para ações futuras.

SEO (Search Engine Optimization)

O buscador é a principal ferramenta que as pessoas utilizam para encontrar informações na Internet, e ter o site do seu negócio bem posicionado nas buscas por palavras-chave relevantes é a melhor maneira de levar tráfego de qualidade para seu site. Pessoas que chegam a um site por terem clicado num resultado orgânico bem posicionado, em geral permanecem mais tempo, navegam mais e tem uma chance muito maior de fazer alguma conversão na página, seja ligando ou preenchendo um formulário (comprar algo também, mas com e-commerce entram também outros fatores).

Mas o que é preciso para ter um site posicionado nas primeiras posições? Em primeiro lugar, é necessário ter conteúdo, e que esse conteúdo seja otimizado segundo uma série de diretrizes do Google (e de outros buscadores). Também é preciso atenção quanto a uma infinidade de fatores técnicos envolvendo velocidade, segurança, legibilidade, acessibilidade e mesmo autoridade. São centenas de “sinais” considerados para formar um ranking de páginas na resposta a uma busca, e a maioria deles é considerada segredo industrial, ou seja, ninguém sabe exatamente como eles são considerados.

Manter-se atualizado sobre as diretrizes, tendências e técnicas de otimização, com suas mudanças quase semanais que impactam vários sites de forma diferente, é a função de um especialista em SEO. Somente um especialista vai ser capaz de direcionar de forma produtiva os esforços de otimização numa direção que seja ao mesmo tempo efetiva, viável e sustentável, sem se render aos modismos e sem incorrer em punições dos buscadores.

Mascote Nautilos

Como funciona a Consultoria SEO

O objetivo da Consultoria SEO é conquistar uma melhora da otimização do site nas buscas. Em geral isso envolve um diagnóstico, um plano de ação, a execução dele e a verificação da melhora no final. A metrificação do SEO, porém, é complexa e não costuma ser positivo reduzi-la a um fator específico, ainda que esse fator seja a “posição na busca por XYZ em tal local”.

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Diagnóstico

O diagnóstico é uma coleção de indicadores e métricas, produzidos por várias ferramentas e consolidados pelo especialista, que serve como um registro instantâneo da situação do SEO. Ele reflete o grau de otimização do site na época em que é feito. Diagnósticos de épocas diferentes podem ser então comparados para demonstrar evolução (ou involução) no SEO.
Fazem parte do diagnóstico uma série de indicadores, dentre eles:

  • Tamanho do índice de páginas indexadas;
  • Palavras-chave e páginas com melhor posicionamento nas buscas;
  • Indicadores de comportamento do público oriundo de tráfego orgânico e direto;
  • Perfil de backlinks para o domínio;
  • Posicionamento para as buscas de maior interesse do cliente;
  • Adequação de páginas relevantes aos padrões web (W3C e outros);
  • Qualidade da implementação de recursos semânticos nas páginas relevantes;
  • Indicadores de segurança e confiabilidade das páginas;
  • Grau de velocidade e reatividade do site;
  • Aplicação de técnicas onpage de otimização de sites;
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Plano de ação

É com base nesse conjunto de dados que o especialista traça um plano de ação visando uma melhora significativa no SEO do site. Vale lembrar que esse plano não é absoluto, nem padronizado. Cada cliente recebe um plano personalizado, focado nos pontos de maior impacto conforme análise do seu diagnóstico. Ações específicas são assim recomendadas para melhorar o site naquele momento, deixando para momentos futuras uma série de outras melhorias que o especialista julgou como não relevantes naquele momento.

PDCA
PDCA

A otimização de sites é um esforço contínuo que funciona muito bem a uma metodologia PDCA ou de melhoria contínua: diagnosticadas as principais falhas e oportunidades do momento, aplica-se o plano de ação e inicia-se uma novo ciclo, assim por diante.

O especialista de posse do diagnóstico, tendo avaliado as condições da plataforma e em conversa com (e sobre) a equipe do cliente, irá traçar o curso mais viável e eficiente, focando em pontos críticos. Os demais pontos abordados receberam citações e alertas para ação futura.

Pré-requisitos para a Consultoria SEO:

A fim de começar a consultoria (diagnóstico), o Nautilos precisa receber acesso a algumas ferramentas importantes, caso estejam em uso:

  • Google Analytics ou outro monitorador de tráfego do site, caso exista;
  • Google Search Console, caso exista;
  • Painel Administrativo da plataforma (ex: Admin do WordPress, backend, etc);
  • Painel Administrativo da hospedagem (CPanel, WHM, etc).
Mascote Nautilos

Além dessas informações confidenciais, o Nautilos avalia toda a informação pública disponível para o site, utilizando para isso uma série de ferramentas próprias. É possível fazer uma análise sem nenhum dos acessos acima, seja por inexistência ou por impedimento administrativo (política de compartilhamento de senhas por exemplo), porém quanto mais informações e acessos o Nautilos receber, melhor é o diagnóstico e o trabalho realizado.

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