Auditoria SEO do seu site

Por que fazer uma auditoria SEO? Ter um bom posicionamento no buscador Google e em outros motores de busca está diretamente ligado à qualidade da otimização do seu site. Quando você não está bem posicionado, o motivo nem sempre é evidente, mas para um auditor SEO com experiência diagnosticar a causa e propor uma solução é quase sempre viável.

O serviço de Auditoria SEO do Nautilos consiste em uma análise multidisciplinar do seu site, onde dezenas de aspectos técnicos são avaliados e verificados. Existem muitas ferramentas de análise SEO disponíveis por aí, mas somente a ferramenta não é suficiente: é necessário um especialista em SEO para usá-las de forma eficiente e, principalmente, conseguir extrair dos dados fornecidos uma visão sensata e real da situação.

O serviço de auditoria SEO no seu site pode acontecer em várias etapas do ciclo de vida do seu site. No projeto podemos alinhar os requisitos com as necessidades e boas práticas do SEO. No desenvolvimento do seu site, podemos orientar ajustes técnicos a serem feitos no código. Em sites publicados, identificamos problemas e propomos soluções viáveis, considerando as restrições impostas pelo desenvolvedor. A auditoria SEO também uma parte relevante da consultoria em Marketing Digital, um serviço mais amplo que analisa, além do seu site, o seu negócio e suas estratégias de marketing digital.

Primeira Etapa da Auditoria SEO

Objetivo: Entender os objetivos da página na Internet e do público-alvo.

Metodologia: Nesta primeira etapa, vamos conversar um pouco sobre o site para entender seu contexto, e em seguida analisar alguns aspectos básicos como:

  • Qual é o objetivo de conversão das páginas
  • Características do público-alvo: localização, idade, sexo, etc.
  • Usabilidade e design do site
  • Necessidades e restrições do público-alvo
  • O que a sua concorrência oferece

Segunda Etapa da Auditoria SEO

Objetivo: Análise técnica do seu site

Metodologia: O auditor especialista do Nautilos irá utilizar uma série de ferramentas para sondar diversos aspectos sobre o seu domínio, site e conteúdo. Ele também irá fazer análises mais detalhadas com base na sua experiência, e fazer a consolidação de toda essa massa de dados em um relatório único e otimizado. Esse relatório será o retrato da situação do seu site, com seus pontos fortes e fracos, bem como o que ele faz certo e onde pode melhorar.

Quanto custa uma auditoria SEO

Oferecemos a auditoria SEO em duas modalidades: Básica e Completa. Em ambas fazemos uma análise de diversos fatores do seu site, e em ambas você recebe um relatório detalhado sobre os erros e acertos de sua estratégia SEO. Mas na Auditoria Completa de SEO, o consultor vai implementar ajustes relevantes no seu site, corrigindo parte dos problemas encontrados e potencializando estratégias corretas.

Auditoria Básica

R$ 890 00
  • Análise de fatores técnicos <i>on page</i>
  • Análise de Perfil de Backlinks
  • Análise da infra-estrutura

Auditoria Completa

R$ 2490 00
  • Análise de fatores técnicos on page
  • Análise de Perfil de Backlinks
  • Análise da infra-estrutura
  • Migração e otimização da infra-estrutura
  • Atualização e otimização de plataforma
  • Otimização <i>on page</y> das páginas principais

Quais acessos devem ser liberados para o Auditor SEO?

Nosso auditor especialista irá explicar os acessos necessários após a análise prévia do seu site. Mas de um modo geral, o trabalho é mais eficiente quando nosso auditor SEO tem à mãos os seguintes acessos:

  • Painel de Controle da sua Hospedagem, se houver. Pode ser o acesso ao CPanel, WHM, Plesk, Webmin ou qualquer outra plataforma que seu DataCenter fornecedor tenha disponibilizado;
  • Painel do Registrar do domínio, se não for o próprio Painel de Controle acima. Por exemplo: Registro.BR, Namecheap, etc;
  • Painel de Administração do site, como o Admin do WordPress, Joomla ou backend da sua plataforma;
  • Acesso SSH ao servidor VPS ou dedicado, caso um Painel tipo CPanel/Plesk não seja utilizado;
  • Acesso de leitura em ferramentas de marketing e monitoramento, como Google Analytics, Google Search Console, Google AdWords e outras;
  • Um representante da empresa capaz de responder com autoridade perguntas sobre o site, seus objetivos, usos e queixas. Também deve ser alguém capaz de alterar ou delegar as alterações de conteúdo que o auditor demandar.

Nem sempre tudo isso é necessário, vai depender muito de quem está lidando com o Auditor. Se você possui um bom suporte de TI, por exemplo, ele mesmo poderá fornecer algumas informações básicas ao auditor. Não se assuste com o nível de acesso descrito acima, nossos auditores são profissionais sérios que seguem regras de sigilo sobre as informações acessadas. O Nautilos também se predispõe a assinar um Acordo de Confidencialidade se sua empresa quiser, de forma que seus dados estão seguros e não serão aproveitados senão para sua análise SEO.

Quais são os resultados da Auditoria SEO?

A metodologia da nossa Auditoria SEO foi construída de forma a assegurar um alto nível de qualidade da informação auditada, e contempla uma entrega de resultados na qual o auditor explica ao cliente o que foi encontrado na auditoria.

Nossa auditoria SEO tem como público-alvo empresas e empresários na região de Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentro da Grande BH, a auditoria contempla duas reuniões presenciais. A primeira reunião, onde o Nautilos faz um levantamento do cliente, e coleta algumas informações-chave (incluindo os acessos acima) para guiar a auditoria. E a segunda, uma reunião presencial de entrega, onde o relatório final é apresentado e explicado em seus pontos mais relevantes.

Qual o prazo e custo da Auditoria SEO

O prazo para execução da auditoria varia conforme a disponibilidade do Auditor especialista, e também depende da liberação dos acessos e informações pelo Cliente. Em geral, ela não começa até que a primeira reunião tenha sido realizada.

Uma vez de posse de todas os acessos necessários, o Nautilos inicia um trabalho que em geral é executado em até 20 dias corridos. Assim, agendamos a reunião de entrega de resultados entre 15 e 30 dias após a primeira reunião.

O custo vai variar conforme modalidade dos encontros e profundidade da análise. No documento que enviamos na pré-análise gratuita de SEO, incluiremos uma proposta com preço e mais detalhes para a auditoria SEO do seu site.

Estou longe de Belo Horizonte. Posso contratar?

Sim, claro! Com exceção das reuniões de coleta e apresentação, todo o trabalho é feito online, com trocas de e-mail, whatsapp, ligações ou mesmo sessões Skype ou Hangouts.

Se você não está em Belo Horizonte, o Nautilos está preparado para fazer ambas as reuniões através de videoconferência ou outra forma qualquer de contato. A qualidade do serviço não fica em nada comprometida pela distância geográfica, e em muitos casos a solução online é inclusive mais eficiente.

Há uma vantagem extra para quem não é de Belo Horizonte: como não há custo de deslocamento, nós podemos negociar preços mais baixos. Claro que isso também vale para clientes de Belo Horizonte que não façam questão das visitas presenciais.

Não espere seus concorrente passarem à sua frente, faça a auditoria SEO do seu site e dê o primeiro passo.