Gestão de Facebook Ads

Quando se fala em criar uma campanha, todo cuidado é pouco. É necessário que haja planejamento e que seja sempre monitorada para saber como andam os resultados. Criar uma campanha de Facebook ADS não é diferente, é preciso conhecer a ferramenta e utilizá- la da maneira mais eficaz.

O Facebook é a rede social mais conhecidas e utilizada em todo o mundo. Possui 1,5 bilhão de pessoas conectadas, sendo que mais de 90 milhões são brasileiros. Com números dessa proporção a campanha de Facebook ADS pode sim ser muito eficaz para os empresários daqui.

Segundo o próprio site do “Facebook”, eles se diferenciam por ter um jeito inovador de anunciar: encontram as pessoas que são alvo do seu anúncio. A rede social ainda garante que consegue conectar milhares de indivíduos na hora em que elas estejam procurando por aquilo que você tem a oferecer.

A primeira coisa que você precisa fazer para iniciar uma campanha de Facebook ADS, é criar uma fanpage do seu negócio. Para quem ainda não sabe identificar o nome “fanpage”, é uma página específica do Facebook que tem a pretensão de interagir com as pessoas. Geralmente essa página é criada por instituições ou associações que tem o interesse em comunicar e atingir melhor os seus clientes.

As campanhas feitas através do Facebook ADS tem, basicamente, o objetivo de alcançar as pessoas que procuram os serviços que você oferece. Tudo que é realizado no Facebook ADS são veiculados na própria plataforma do Facebook e, por isso, conseguem captar um número muito grande de pessoas.

Para iniciar sua campanha, é necessário que você segmente o público que deseja alcançar. É muito importante entender seu público e ter ele bem específico para conseguir “acertar” as campanhas. Alguns dados que você pode modificar dentro  da plataforma são:

  • Localização
  • Idiomas
  • Gêneros
  • Idade

É possível alcançar as pessoas selecionando até o dispositivo que elas estão usando, como computador, tablets e celulares. Usando esse tipo de segmentação você não desperdiça investimento, já que o público atingido, será o que é de seu interesse. Se a sua empresa tem variados tipos de públicos, é possível iniciar mais de uma campanha com diferentes segmentos.

O Facebook possui parceiros e isso te auxiliará a saber o que os seus clientes estão buscando fora da rede. Também é possível localizar as pessoas no Facebook se você tem o contato delas (endereço ou telefone). Dentro do Facebook ADS, há uma outra ferramenta chamada “Públicos Semelhantes” em que você pode encontrar novos clientes com o mesmo perfil dos seus melhores compradores. É muito inovador e eficiente!

Quanto gastar? Bom, você pode escolher o custo de cada campanha dependendo da sua situação. Há uma outra ferramenta chamada Orçamento Diário, em que você pode escolher quanto pode desembolsar em determinada campanha (por dia). Há também o Orçamento Vitalício, que é o total que você poderá gastar em toda campanha e, é claro, é possível selecionar o tempo em que as campanhas estarão sendo veiculadas.

Dentro do Facebook ADS, existem cerca de 10 tipos de anúncios publicitários, como:

  • Enviar pessoas para seu site;
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa;
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • Promover sua página;
  • Impulsionar publicações.

Usar o Facebook ADS não é complicado, mas precisa- se de um planejamento de custos e uma pesquisa para entender o perfil do seu cliente e, assim, poder chegar até ele quando ele procura por você!