Consultoria SEO - Otimização de Sites

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Diagnóstico

Coleção de indicadores e métricas, produzidos por várias ferramentas e consolidados por especialista em SEO.

Plano de ação

Plano de SEO personalizado, focado nos pontos de maior impacto conforme análise do seu diagnóstico.

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SEO: Search Engine Optimization

O buscador é a principal ferramenta que as pessoas utilizam para encontrar informações na Internet, e ter o site do seu negócio bem posicionado nas buscas por palavras-chave relevantes é a melhor maneira de levar tráfego de qualidade para seu site. Pessoas que chegam a um site por terem clicado num resultado orgânico bem posicionado, em geral permanecem mais tempo, navegam mais e tem uma chance muito maior de fazer alguma conversão na página, seja ligando ou preenchendo um formulário (comprar algo também, mas com e-commerce entram também outros fatores).

Mas o que é preciso para ter um site ranqueado nas primeiras posições? Em primeiro lugar, é necessário ter conteúdo, e que esse conteúdo seja otimizado segundo uma série de diretrizes do Google (e de outros buscadores). Também é preciso atenção quanto a uma infinidade de fatores técnicos envolvendo velocidade, segurança, legibilidade, acessibilidade e mesmo autoridade. São centenas de “sinais” considerados para formar o ranking de páginas na resposta a uma busca, e a maioria deles é considerada segredo industrial, ou seja, ninguém sabe exatamente como eles são considerados.

Manter-se atualizado sobre as diretrizes, tendências e técnicas de otimização, com suas mudanças quase semanais que impactam vários sites de forma diferente, é a função de um especialista em SEO. Somente um especialista vai ser capaz de direcionar de forma produtiva os esforços de otimização numa direção que seja ao mesmo tempo efetiva, viável e sustentável, sem se render aos modismos e sem incorrer em punições dos buscadores.

Mascote Nautilos

Como funciona a Consultoria SEO

O objetivo da Consultoria SEO é conquistar uma melhora da otimização do site nas buscas. Em geral isso envolve um diagnóstico, um plano de ação, a execução dele e a verificação da melhora no final. A metrificação do SEO, porém, é complexa e não costuma ser positivo reduzi-la a um fator específico, ainda que esse fator seja a “posição na busca por XYZ em tal local”.

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Diagnóstico

O diagnóstico é uma coleção de indicadores e métricas, produzidos por várias ferramentas e consolidados pelo especialista, que serve como um registro instantâneo da situação do SEO. O diagnóstico SEO reflete o grau de otimização do site no momento da análise. Diagnósticos de épocas diferentes podem ser então comparados para mensurar as melhoras do SEO.
Fazem parte do diagnóstico uma série de indicadores, dentre eles:

  • Tamanho do índice de páginas indexadas;
  • Palavras-chave e páginas com melhor posicionamento nas buscas;
  • Indicadores de comportamento do público oriundo de tráfego orgânico e direto;
  • Perfil de backlinks para o domínio;
  • Posicionamento nas buscas de maior interesse do cliente;
  • Adequação de páginas relevantes aos padrões web (W3C e outros);
  • Qualidade da implementação de recursos semânticos nas páginas relevantes;
  • Indicadores de segurança e confiabilidade das páginas;
  • Grau de velocidade e reatividade do site;
  • Aplicação de técnicas on page de otimização de sites;
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Plano de ação

É com base nesse conjunto de dados que o especialista traça um plano de ação visando uma melhora significativa no SEO do site. Vale lembrar que esse plano não é absoluto, e nem padronizado. Cada cliente recebe um plano de SEO personalizado, focado nos pontos de maior impacto conforme análise do seu diagnóstico. Ações específicas são assim recomendadas para melhorar o site naquele momento, deixando para momentos futuros uma série de outras melhorias que o especialista julgar como não relevantes naquele momento.

PDCA
PDCA

A otimização de sites é um esforço contínuo que funciona muito bem a uma metodologia PDCA ou de melhoria contínua: diagnosticadas as principais falhas e oportunidades do momento, aplica-se o plano de ação e inicia-se uma novo ciclo, assim por diante.

O especialista de posse do diagnóstico, tendo avaliado as condições da plataforma e em conversa com (e sobre) a equipe do cliente, irá traçar o curso mais viável e eficiente, focando em pontos críticos. Os demais pontos abordados receberão citações e alertas para ação futura.

Pré-requisitos para a Consultoria SEO:

A primeira fase da Consultoria SEO é o Diagnóstico de SEO. E para fazer esse diagnóstico, o Nautilos precisa receber acesso à algumas ferramentas importantes, caso estejam em uso:

  • Google Analytics ou outro monitorador de tráfego do site, caso exista;
  • Google Search Console, caso exista;
  • Painel Administrativo da plataforma (ex: Admin do WordPress, backend do Magento, etc);
  • Painel Administrativo da hospedagem (CPanel, WHM, etc).
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Além dessas informações confidenciais, o Nautilos avalia toda a informação pública disponível para o site, utilizando para isso uma série de ferramentas próprias. É possível fazer uma análise sem nenhum dos acessos acima, seja por inexistência ou por impedimento administrativo (política de compartilhamento de senhas por exemplo), porém quanto mais informações e acessos o Nautilos receber, melhor é o diagnóstico e o trabalho realizado. Em alguns casos, o Nautilos irá providenciar as ferramentas e adiar o diagnóstico, para haver tempo de coleta de dados úteis.

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