O marketing digital é tudo que você precisa. Duvida?

O marketing digital é tudo que vocẽ precisa. Duvida?Não é exagero afirmar que atualmente as pessoas não vivem mais sem o uso da internet. Também não é exagero afirmar que empresas que não utilizam o marketing digital para se conectarem com seus clientes estão fadadas ao fracasso. Independente do tamanho da sua empresa ou nicho de mercado, é importante divulgar seu produto ou serviço usando meios digitais para atrair novos clientes e multiplicar oportunidades de negócios.

Como o marketing digital pode ajudar seus negócios a crescer?

Há poucas décadas atrás, pequenas empresas raramente investiam em publicidade, pois as campanhas eram muito caras e somente grandes empresas dispunham de orçamento para promover sua marca.
Com a internet, conectar-se com seu público de interesse ficou mais fácil e barato, pois o marketing digital oferece vantagens que o marketing tradicional não dispõe.
Quer descobrir como a presença online pode impactar de forma positiva seus negócios? confira as principais vantagens de promover sua marca através da internet.
– Métricas: É possível mensurar quantas pessoas visitaram seu site, de onde vieram, onde clicaram e quantas conversões houveram, entre outras métricas importantes para análise de resultados e tomada de decisões.
– Agilidade: Você pode verificar em tempo real como está sua campanha, fazer testes A-B, observar qual tem melhor resultado, fazer mudanças e corrigir erros sem perda de tempo.
– Alcance: A internet é uma rede mundial, desta forma você pode alcançar pessoas em qualquer lugar do planeta através do marketing digital.
– Segmentação: Melhor que alcançar pessoas, é alcançar aquelas que realmente são importantes para o seu negócio, ou seja, seu público alvo. O marketing digital dispõe de ferramentas para que você faça campanhas específicas para seu público de interesse. Quanto mais segmentado for o seu público, melhor será sua taxa de conversão.
– Interatividade: É importante incentivar a interação com o público para criar engajamento com a marca. Através das redes sociais, comentários nos posts ou por email, o feedback do público sempre deve ser considerado na hora de tomar decisões estratégicas.

Quais os principais canais devo utilizar?

Site – É sua presença online. Deve ter um layout atraente, de fácil navegação, fácil entendimento. Ele deve levar os visitantes a entender qual é o seu produto e ser otimizado para Google.
Blog – Muito utilizado para atrair pessoas através de conteúdos relevantes e assim criar sua audiência. Você pode utilizar vídeos, áudio, texto e são uma ótima fonte de tráfego e geração de leads.
Email Marketing – Importante estratégia para enviar promoções e divulgar a marca. Eficaz para enviar conteúdo relevante e criar relacionamento para que sua marca seja lembrada na hora da decisão de compra.
Redes sociais – Estar presente nas redes sociais é fundamental para empresas que buscam expansão do mercado, criar campanhas segmentadas e estreitar relacionamento com os clientes.
Sites de busca – Estar bem ranqueado nos resultados de pesquisa será determinante para o sucesso do seu negócio. Para que seu site fique bem posicionado nas buscas online você pode fazer campanhas no Google Ads ou investir em boas práticas digitais para ficar entre as primeiras posições na busca orgânica.

É importante planejar suas ações?

Se você quer divulgar sua marca, produto ou serviço através do ambiente online, deve planejar suas ações de acordo com as particularidades do seu negócio, mas qualquer que seja ele, é importante que se faça um planejamento de marketing digital.
O planejamento vai ajudá-lo a definir objetivos, estabelecer metas e prazos, monitorar os resultados e fazer mudanças, se necessário.
Um bom planejamento de marketing digital deve observar importantes ações:
– Definir objetivo: aumentar a percepção de marca, gerar leads, criar reputação, aumentar as vendas.
– Identificar público alvo: criação de persona .
– Escolher as ferramentas utilizadas: blog, redes sociais, email.
– Executar ações: definir conteúdo para cada plataforma, quantas vezes postar no blog, quantas vezes divulgar nas redes sociais.
– Analisar resultados: monitorar ações, mudar estratégias, mensurar.
Neste post vimos os benefícios de se trabalhar com o marketing digital, suas vantagens em relação ao marketing tradicional, principais canais de divulgação e como fazer um planejamento estratégico. Se você tem alguma dúvida sobre marketing digital ou sugestão de conteúdo, deixe seu comentário. Sua contribuição é sempre bem vinda!