BRANDING - ESTRATÉGIA DE MARCA

A estratégia de marca é um investimento essencial para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Com o projeto de estratégia de marca sua empresa vai alcançar seus objetivos de negócios, construir uma marca forte e se conectar com seus clientes de forma mais relevante.

Empresas que desejam ser bem-sucedidas no futuro precisam ir além da oferta de produtos e serviços. O mercado consumidor é mais exigente e se preocupa com o impacto de suas escolhas no mundo. É preciso estar atento às transformações que a sociedade está passando e inseri-las dentro dos objetivos de negócios da empresa.

As empresas precisam contribuir com a sociedade de forma significativa, alinhada com seus valores e objetivos de negócios. Isso significa adotar práticas sustentáveis, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Atenção é gestão estratégica de marca

Consultoria de Branding - Estratégia de marca

Qual a atenção que sua marca recebe?

Ter a atenção de uma pessoa é algo de extremo valor numa época em que estamos dispersos com tanta informação disponível, sejam autênticas, consistentes, inconsistentes, reais ou fakes. Ou porque passamos horas “arrastando para cima” ou vendo vídeos curtos nas redes sociais. 

Para onde nossa atenção é direcionada?

Seja a atenção seletiva, concentrada, alternada ou sustentada.

Conquistar a atenção é um fator de diferencial para a construção de valor de uma marca. 

Preencha o formulário e faça o download, de forma gratuita, do nosso E-book O que é branding. 

Nele você irá aprender:

  1. Construir valor de marca é importante
  2. Por que branding como modelo de gestão
  3. Sinais para iniciar um projeto de branding
  4. Branding é renuncia e não oportunismo
  5. O que não é branding
  6. Identidade corporativa para imagem corporativa 
  7. A Definição de Propósito
  8. Você já ouviu falar em Arquitetura de Marcas?
  9. Processo de branding
  10. Serviços de Branding

Diferenciar ou morrer

Você conhece essa frase? É de Jack Trout, autor do livro Diferenciar ou morrer – Sobrevivendo em uma era de competição mortal. 

 

De forma bem resumida, a explicação para a importância da diferenciação estratégica é que o mercado mudou, há muitos concorrentes, há produtos diversos disponíveis, a tecnologia é mais acessível, o público-alvo é mais seletivo e diversificado, e por fim os diferenciais tradicionais (qualidade, preço, atendimento) não são gatilhos de compras, não são diferenciais estratégicos. 

 

A forma como a marca é percebida pelo mercado e pelos públicos de interesses vão determinar a performance no segmento de atuação. Portanto, ou sua marca se diferencia ou ficará sujeita a percepção pelo mercado e pelo público.

 

Reflita sobre a estratégia de marca para conquistar espaço no mercado e fortalecer a marca. 

Branding para sua marca é necessária quando:

ALCANÇAR NOVOS MERCADOS E NOVOS PERFIS DE CLIENTES

SE DIFERENCIAR NO MERCADO TÃO COMPETITIVO

LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS OU SERVIÇOS

ADEQUAR PROPOSTA DE VALOR E COMUNICAÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

GERAR NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM APÓS SITUAÇÃO DE CRISE

ENTRADA DA MARCA NUM NOVO MERCADO

ALTERAÇÃO NA ALTA DIREÇÃO DA EMPRESA QUE AFETA A REPUTAÇÃO DA MARCA NO MERCADO

Case de Estratégia de Marca:

Plataforma de Marca:

  • Posicionamento
  • Essência
  • Diferenciais Estratégicos
  • Naming
  • Orientação para Identidade Visual*
  • Plano de Comunicação

Enquanto o mercado apresenta uma abordagem focada sobretudo em produtos e sustentabilidade, a motivação de Sandra para a criação da Vinte11 revela o diferenciador do negócio – a construção de valor nos encontros e reencontros.
Uma força reconhecida por familiares e amigos, mas que era preciso expandi-la de maneira consistente para a sociedade.
Uma marca que busca proporcionar encontros e reencontros para clientes; consciente que o resultado será positivo quando o brinde com a Vinte11 for a tradução de relações prósperas.

“Ao provar a bebida alcoólica, porém adocicada e bem gelada senti uma alegria muito grande e lembrei imediatamente do quanto seria gostoso tomar aquela bebida juntamente com minhas irmãs.”

– Sandra Cristina

logo vinte11
garrafa da bebida vinte11

Categorias de Serviços para Estratégia de Marca

Reposicionamento de marca

Diferenciais Estratégicos

Mapeamento da marca e cultura de marca

Posicionamento de marca

Arquitetura de marca

Mapeamento do mercado, dos concorrentes e público-alvo

Conceito de marca

Identidade Verbal

Planejamento de Comunicação

A forma como a marca é percebida pelo mercado e pelos públicos de interesses vai determinar a performance no segmento de atuação.

Motivos para investir e construir uma marca forte:

Consultoria de branding
  • Não sabemos promover nossas vantagens competitivas

 

  • Nossas vantagens competitivas não são mais relevantes no mercado

 

  • Fomos cancelados e precisamos recuperar nossa imagem

 

  • Nossos atuais serviços/produtos não são valorizados pelo público-alvo

 

  • Ampliamos para outros mercados

 

  • Crescemos mais que nossa imagem

 

  • Passamos por uma aquisição ou junção com outra empresa

 

  • Tivemos um problema societário e precisamos rever nosso posicionamento

Benefícios da consultoria em branding

  1. Você quer que sua empresa se destaque no mercado e conquiste novos clientes?

    A estratégia de marca é o caminho para isso.

    Com uma estratégia de marca bem definida, você terá:

    • Um norte para todas as suas ações de marketing e comunicação;
    • Uma comunicação mais assertiva e relevante para o seu público;
    • Uma imagem mais forte e memorável no mercado.

    A estratégia de marca é um investimento que vale a pena. 

Personal Branding

Reputação é sua palavra-chave

Reputação é uma palavra-chave de um profissional, seja ele dentro de uma organização ou como profissional liberal, ou ainda como um empreendedor. O que é preciso compreender é a necessidade de ampliar essa reputação das dimensões físicas e presenciais para o ambiente digital. É o que chamamos de construir uma Presença Digital. 

Na web, sua marca, ou seu nome, pode ganhar um poder de divulgação além de seus relacionamentos pessoais. Uma reputação on-line ou presença digital é construída aos poucos com um trabalho regular, com boa produção de conteúdo e construção de relacionamentos.

Presença de mercado é a capacidade de construir o quanto seu nome será conhecido, reconhecido e lembrado em seu mercado. 

roda branding personal uttara

Estratégia de marca para você

Propósito a gente não cria, a gente desvenda – Guilherme Sebastiany

Gerenciamento de marcas pessoais direcionadas a profissionais liberais, empresários, executivos e empreendedores.

Desenvolva sua presença digital e expresse sua habilidade, personalidade e valor com a consultoria em personal branding.

A estratégia de marca alia negócios com visão inovadora e tendências digitais para apresentar um cenário muito mais consistente e eficaz para sua atuação profissional.

Personal Branding é um modelo de gestão de marca, que pode englobar ações de marketing pessoal e imagem pessoal. Portanto, Personal Branding é diferente de marketing digital que por sua vez é diferente da sua imagem pessoal.

Invista em seu aprimoramento, melhore sua presença digital.

Case Estratégia de Marca:

Desenvolvimento para posicionamento profissional do arquiteto Gustavo dos Santos com definição de plataforma de marca, plano de comunicação, orientação para identidade visual* e plano de ação.  

“Tenho como memória o dia em que a Patricia conseguiu me decifrar em poucas palavras e, para minha surpresa ao final eu recebi muito além do documento proposto inicialmente, me dizendo como me posicionar, mas a conclusão da jornada foi me tornar um profissional mais completo e seguro do caminho que devo trilhar, pois até como tomar decisões mais objetivas tecnicamente eu aprendi. 

É por isso que a indicação do trabalho da Uttara é certa, em especial da Patricia Canarim que me assistiu, e até hoje me assiste (é impressionante, ela se preocupa real com a gente, liga perguntando como estão as coisas e até marca reunião). Eu só agradeço por ter tido a oportunidade de passar pela mentoria da Patricia!”

logo Gustavo Viana dos Santos - arquiteto

Consultoria em Personal Branding

Personal Branding

Gestão de marca é estratégia para transmitir, de maneira autêntica e responsável, as mensagens que lhe farão ser conhecido pelos seus talentos e qualidades.

Pesquisa e Imersão para estratégia de marca

Levantamento dos dados do cliente e do mercado. Estudo e pesquisa sobre o segmento, público-alvo e concorrentes. Imersão para conhecimento e tendências do segmento.

Elaboração de teses

Cruzar informações, filtrar o que é relevante. Rastrear caminhos para construir a ligação entre profissional e público-alvo.

Estratégia de Marca

Desvendar sua essência, desenvolvimento de conceito da marca, posicionamento de marca, diferenciais estratégicos e táticos, planejamento de comunicação, estratégia de marketing digital, orientação para identidade verbal. 

Entrega ao final da Consultoria de Gestão de Marca

Encontros particulares de estratégia em presença digital onde posso dedicar atenção às necessidades do profissional que irá entender como criar e posicionar seu nome no mercado.

  • Consultoria Personal Branding 
  • Plano de Comunicação
  • Plano de Marketing Digital
  • Plano Editorial de Conteúdo
  • Site com 04 páginas com conteúdo institucional +Blog
  • Proposta de identidade Visual
  • + 4 encontros online após término da consultoria

Perguntas frequentes sobre Personal Branding

  • Sim entrego um site na plataforma Wodpress com até 4 páginas. Se for necessário um site com mais páginas será analisado a parte.
  • Você vai receber: Além do site, o estudo do desenvolvimento do site, como estrutura, páginas de serviços, palavras-chave estratégicas. E o conteúdo da estratégia de marca pode ser transformado em conteúdo institucional para o site.
  • Sim. Você deve seguir as orientações que serão definidas no plano de marketing digital.
  • Não. Se você deseja um resultado milagrosos e fórmulas do sucesso deve procurar um profissional com esta abordagem. 
  • Você vai receber: Estratégias e soluções práticas e viáveis. Vamos criar juntos as bases estruturais para alcançar resultados.
  • Sim. Será oferecido como bônus uma proposta de logo ou reformulação de logo caso não aceite, você deve procurar um designer. 
  • Você vai receber: Eu indico um profissional com quem trabalho e seguirá as orientações para o desenvolvimento da logo, mas nste caso é uma contratação à parte.
  • Sim: Vamos oferecer uma sugestão de identidade visual para as redes sociais a partir do resultado da estratégia de marca definida e da orientação visual proposta. 
  • Não: Não entregamos um feed pronto, mas toda a orientação para você dar continuidade com um designer. 
  • Você vai receber: O trabalho que ofereço é de estratégia e planejamento para sua marca. Além de indicar um profissional de designer eu oriento quanto ao planejamento de produção de conteúdo para o instagram com identidade verbal, categorização de serviços e linha editorial.
  • Não. Neste caso você deve procurar uma profissional de imagem relacionada a moda, profissional de estilo.
  • Você vai receber: ofereço um acompanhamento pós-consultoria para prevenção de crise de sua imagem. (não tem relação com sua maneira de se vestir)

O QUE NÃO É PERSONAL BRANDING:

curso de marketing digital, coach profissional, gestão de redes sociais.

O que você não vai encontrar aqui são palavras de ordem que apenas seguem os modismos tão comuns na web, que não contextualizam o cenário ou sequer criam um plano de ação.

Estrategista de Marca:

Patricia Canarim

Graduada em Comunicação Social com especialização em Informação Estratégica (UFMG). Tenho formação em Curadoria do Conhecimento pela Inesplorato e Gestão de Branding pela Brandester. 

Sou carioca, moradora de BH e flamenguista. Adoro ler e escrever e ouvir muito podcast. 
Dedico meu tempo para ouvir o cliente, estar sempre presente e juntos criarmos as bases estruturais, construir estratégias e soluções práticas para fortalecer a marca no mercado. 

Patricia Canarim - estrategista de marca

agora é com você!

Branding é ação