Memes nas mídias sociais, você sabe o que são?

Acompanho a proliferação de memes, tanto no Twitter quanto no Facebook. E confesso acho chato, fica aquela “piada” sendo repetida por todo mundo. Ok, eu sei… isso faz parte do meme. Esse processo de copiar uma ideia e a repetir dentro de um outro contexto leva o nome de meme.

No livro “O Gene Egoísta” (1976), o autor Richard Dawkins, utilizou o termo “meme” para definir o “fragmento de cultura ou comportamento que é replicado de cérebro a cérebro, de forma parecida com o que acontece com os genes na biologia”.

Meme é qualquer tipo de informação que são replicadas, seja por imagem, vídeos, fala, desenhos, bordões que afetam nosso comportamento e definem nossa cultura. Uma explicação acadêmica seria “unidades culturais de imitação que pretensamente são os átomos da cultura e da história”. Então, podemos dizer que o meme é tão antigo quanto a humanidade, e faz parte da evolução cultural da sociedade moderna.

Meme X Viral

Meme não é viral e muita gente confunde os dois termos. Meme, é algo que se espalha pela web porém sua maior característica são as versões que ganha cada vez que fica mais popular alterando assim sua mensagem original mas não perdendo valor no seu significado inicial. E claro, podem se tornar grandes virais, como bem lembrou Rafa Spoladore no comentário deste post.

Viral é quando um conteúdo se espalha rapidamente pela web sem ter seu conteúdo alterado e ganha milhares ou milhões de visualizações, curtidas, retuitadas, e muitas vezes versões offlines como citou . Portanto, quando você compartilha uma imagem ou vídeo você está colaborando para tornar esse conteúdo um viral.

E quando você cria em cima daquela mensagem você faz um meme. Como o famoso meme da Luiza está no Canadá.

memes-img1

Meme da Nigella

memes-img2Vou citar, há milhares de outros exemplos, o meme com a chef de cozinha Nigella Lawson. A britânica está no Brasil para lançar o livro “Na Cozinha com Nigella” e conhecer mais da gastronomia brasileira. E por conta disso experimentou uma coxinha, e publicou uma foto sua ao comer a coxinha no Twitter. Depois disso muita gente começou a postar fotos comendo coxinha na mesma posição com a hastag #nigelling.

memes-img3

memes-img4

O vídeo do PSY é um viral, já o vídeo “Hitler, Luiza está no Canadá!” é um meme, uma paródia do filme “A Queda – As Últimas Horas de Hitler”.

Conheçe o site Viral Video Chart? http://viralvideochart.unrulymedia.com