Quando devo investir em uma Landing Page?

Quando devo investir em uma Landing Page?

O que é uma Landing Page?
Landing Page significa página de destino. É a página para onde a pessoa será redirecionada ao clicar em um determinado link. Esta página de destino, de forma geral, tem o objetivo de atrair o público relacionado àquele assunto.
A página oferece conteúdos necessários para o usuário. Este conteúdo pode ser exposto através de infográficos, imagens, vídeos, ou texto. Tudo vai depender do objetivo final da página e da estratégia escolhida. Normalmente a finalidade é a venda de um produto, ou a captura de leads.
Landing page x site
Uma dúvida que pode surgir, é em relação à landing page x site. Será que as empresas que têm site precisam de uma página de destino? Na verdade, o ideal no marketing digital é poder trabalhar com diferentes ferramentas que sejam úteis ao seu negócio.
Se por exemplo, uma empresa tem um site muito bem estruturado e planejado desde sua criação e usa estratégias de link patrocinado, provavelmente não precisa de uma landing page. Mas caso haja uma campanha sobre uma ação pontual, produto específico, ou campanha temporal que não se encaixa no site, como por exemplo, campanha de Natal, a landing page pode ser útil.
Nos casos em que a empresa não possui um site totalmente adequado, a criação de uma landing page com conteúdo interessante para a campanha pode suprir essa deficiência.
O que a Landing page deve ter?
O principal elemento da Landing Page deve ser a sua facilidade de interpretação e conversão. Seu propósito deve ficar claro para o usuário assim que ele abrir a página. Se a página foi criada para comprar um produto, por exemplo, o cliente não pode ter dúvidas ou dificuldades que o impeçam de realizar a compra. As informações devem ser bem explicadas e um botão de conversão é essencial.
Lembre-se que o ideal é ser claro e dar muitas informações ao usuário, esgotando a informação e tirando qualquer dúvida. O cliente precisa ter a sensação que, por causa da página, ele sabe tudo sobre o serviço oferecido. Isso facilita sua conversão.
Diferenciais na landing page são sempre positivos, como, vídeo promocional ou explicativo, promoções etc. Vale lembrar que é preciso muito cuidado ao criar promoções em páginas de destino, pois alguns usuários podem se interessar apenas pelos brindes, e não no serviço, ou produto oferecido.
A landing page deve ter monitoramento. Isso quer dizer que ela precisa ser acompanhada constantemente. Se ela foi criada para uma campanha pontual, ela terá uma “data de validade”. Mas, se ela for recorrente, sem data de validade, ela precisará de monitoramento e ajustes assim como as páginas de um site.
Outro ponto importante é analisar a taxa de rejeição da página, o tempo de permanência dos usuários, ações que ocorrem na página etc. Testes A/B também são importantes para verificar se a página está sendo bem aceita pelo público. Saber quais são as diferenças das chamadas, do call action, no formulário mais longo ou mais objetivo etc.
Toda essa análise vai servir de ponto de partida para as alterações que a página terá para poder melhorar os pontos necessários e aprimorar seus resultados.
Como saber quando devo investir em uma Landing Page?
Uma forma de detectar essa necessidade é fazendo uma avaliação da página. Os profissionais especializados em marketing digital conseguem interpretar isso ao estudar o SEO da página, o título, a quantidade de texto, uso da palavra-chave, a presença de call action, formulários etc. De acordo com essa avaliação pode-se dizer se é preciso uma landing page, ou não.
Outra possibilidade é quando existe uma campanha no Google AdWords e as suas palavras-chaves tem baixo índice de qualidade. Isso significa que as palavras-chave das campanhas não tem relação com a página de destino dessa campanha. Logo, se faz necessário investir em uma landing page.
Contato
Se você precisa de uma landing page com qualidade, ou quer saber se precisa de uma página de destino, entre em contato conosco. Iremos analisar a sua situação e indicar a melhor solução para você.

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