A importância do endomarketing para a empresa

A importância do endomarketing para a empresaO que é endomarketing?

O endomarketing é um tipo de marketing realizado pela empresa. Diferente do marketing externo, ele é voltado para os funcionários, para a equipe interna. Também conhecido como marketing institucional, o endomarketing é tão poderoso para a empresa como o marketing externo.

Engana-se quem pensa que o endomarketing está relacionado apenas ao trabalho desenvolvido pelo departamento de Recursos Humanos. O ideal é que o marketing e o RH trabalhem juntos. Muito além da comunicação interna, o endomarketing visa engajar seus funcionários e fazer com que sua relação com a empresa melhore, aumentando, assim, os lucros e resultados.

Quais os benefícios do endomarketing para a empresa?

Ao promover um endomarketing eficaz os funcionários se sentem mais envolvidos com a empresa, além de se sentirem parte importante da organização. Mesmo não sendo um processo fácil e rápido, os benefícios que o endomarketing traz para a empresa valem todo o esforço. Veja alguns exemplos:

Equipe mais produtiva

Com boas estratégias de marketing interno a equipe se torna mais produtiva e compromissada com o trabalho. Os funcionários demonstram mais iniciativa para buscar resultados melhores.

Equipe mais motivada

Ao ter um ambiente de trabalho mais agradável, a equipe de funcionários se torna mais disposta e motivada a trabalhar.

O que acontece, é que os funcionários se sentem parte importante da empresa, e por isso, se esforçam para que ela cresça. Eles entendem que o crescimento da empresa também significa o seu próprio crescimento como colaborador.

Menos rotatividade de funcionários

Ninguém quer trabalhar em uma empresa mal organizada, ou que tenha um clima interno desagradável. Quando o endomarketing é feito de forma eficiente, o clima organizacional se torna tão prazeroso que as pessoas além de se empenharem mais, não sentem vontade de sair da empresa.

Com menos rotatividade de funcionários é possível lapidar a equipe a longo prazo e promover uma interação mais profunda, duradoura e efetiva.

Como fazer endomarketing?

Com tantos benefícios, torna-se clara a necessidade de promover um endomarketing de qualidade. Confira como implementá-lo em sua empresa:

O primeiro passo para implementar o endomarketing na sua empresa é identificar quais os pontos precisam melhorar. Não há como evoluir sem saber o que precisa ser mudado.

Então, faça uma pesquisa de satisfação ou converse com sua equipe. Procure descobrir quais as maiores falhas da empresa. Depois de reconhecer quais são os itens que precisam ser mudados, construa um plano estratégico de ação. Depois, comece a colocar em prática o que foi planejado e conte com a participação dos colaboradores.

Uma dica é sempre ter em mente o objetivo de melhorar o clima da sua empresa e torná-lo mais agradável. Não obrigue as pessoas a se envolverem, mas, busque entender como fazer com que a interação e engajamento sejam naturais e feitos pela maioria. Outras passos importantes são:

Melhore a comunicação interna

Com uma comunicação eficiente, diversos problemas podem ser evitados. Analise os canais de comunicação interna e faça com que a comunicação entre os integrantes da empresa não seja um problema. Mas, use estes canais como uma excelente forma de solucionar falhas.

Promova integração entre a equipe

Promover envolvimento entre os funcionários torna sua equipe mais forte e unida. Além disso, pode reduzir as fofocas e problemas superficiais entre eles. Também faz com que tenham mais empatia uns pelos outros. Isso promove o bem estar das pessoas e também pode otimizar o trabalho realizado.

Saiba como está a satisfação da sua equipe

Pesquise e descubra como está a satisfação dos funcionários em relação a empresa, e o mais importante, descubra o porquê.

O fato de se importar com a opinião deles faz com que eles sintam que são importantes para empresa. O que é verdade, mas muitos tratam como se não fossem e perdem essa oportunidade estratégica.

Gratifique mais

Uma forma de incentivar sua equipe é estabelecer metas e recompensas pela realização de tarefas ou trabalhos específicos. Premiar alguém ou uma equipe ao atingir determinado objetivo faz com que os funcionários se sintam mais dispostos a cumprir certas tarefas.

Além disso, um clima de competição equilibrado e amigável contribui para que os funcionários trabalhem melhor em equipe e sintam que o seu trabalho foi reconhecido.

Uma dica é estabelecer metas para um período de tempo justo, para que as pessoas não se desanimem ou esqueçam do combinado. Também é interessante alternar os grupos sempre que possível. Assim as pessoas não criam panelinhas e podem conhecer melhor os demais funcionários.

Vale lembrar que os prêmios devem caber no seu orçamento. Seja uma caixa de bombom, um aumento percentual do salário, ou uma folga, ofereça uma gratificação de acordo com o combinado e com a condição financeira da empresa. O ideal é que a premiação não prejudique a empresa, e seja algo positivo para o funcionário.

Reconheça os esforços da sua equipe

É necessário apontar os erros dos funcionários e ajudá-los a errarem menos. Porém, o que também ajuda a melhorar o clima da empresa é reconhecer os acertos e esforços da sua equipe. Mostrar que você se importa e acompanha o que eles fazem cria uma relação amigável e os incentiva a produzirem mais e melhor.

Na mesma proposta em reconhecer os esforços e acertos, sempre busque incentivá-los e induzi-los a melhorar quando surgir um erro. Ser educado ao expor o erro e propor uma solução, ou incentivar o funcionário a buscar uma solução, pode ser tão benéfico quanto um elogio. Isso demonstra cuidado, interesse e atenção.

Promova oportunidades de crescimento

Promover palestras, workshops e eventos motivacionais pode incentivar sua equipe a produzir melhor. Além disso, treinar e capacitar seus funcionários aumenta o envolvimento deles com a empresa. Também reduz a rotatividade de empregados e faz com que a sua equipe se torne mais capacitada e preparada.

Outra opção é o plano de carreiras, que dá a opção do colaborador crescer profissionalmente dentro da empresa. Ao saber que atingir determinada meta existe a opção de promoção, o funcionário se empenha mais.

Se você deseja investir no endomarketing e quer, por exemplo, aprimorar o seu site ou blog para a comunicação interna, ou produzir conteúdos (textos e imagens) para a sua equipe, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.