Comunicação digital para e-commerce

A comunicação digital para e-commerce

Uma boa comunicação digital é a base para o sucesso de um e-commerce. E para alcançar o sucesso somente conhecendo profundamente seu público-alvo e seus hábitos de navegação na internet, que não são necessariamente o mesmo do comportamento no ambiente offline.  É preciso saber a quem alcançar, saber os motivos que o público vai às compras, e suas razões para adquirir o seu produto na sua loja virtual.   

A comunicação digital é hoje o maior desafio que empresas encontram na internet. Como estar presente e se comunicar com seu público com tantas opções de ambientes digitais, as famosas redes sociais, com novas tecnologias e inovações que surgem a toda hora e se fortalecem.  Você sabe dizer qual a rede social do momento? Qual o aplicativo que seu público mais utiliza? Onde seu público está? No Facebook, no Instagram, no Snapchat, no Vero?

Empresários que possuem um e-commerce sabem que com uma unidade de negócio online, precisam estar atento às questões de legislação, logística, atualização de tecnologia. Ter site responsivo, com bom design e usabilidade, desenvolvido de forma estratégica e alinhado com os objetivos do negócio é pré-requisito para estar presente na web. Não basta apenas ter preço competitivo, é preciso pensar no marketing digital que integre todas as ações de comunicação com seu público.

Pontos de atenção com o cliente

Na loja virtual as informações textuais de produtos devem ser claras e objetivas. Os elementos visuais devem estar de acordo com o usuário que frequenta.  O cliente deve compreender de forma imediata a proposta do e-commerce. Criar opções que facilitam o pagamento, apostar em frete grátis ou dar opções de retirada e entrega do produto, garantir ao cliente que o produto desejado tem em estoque e se comprometer com o prazo de entrega combinado.  Todas essas questões promovem transparência, credibilidade e segurança perante ao cliente.

O e-mail marketing é uma forma de comunicação digital efetiva para quem tem loja virtual. Além de ser das mais baratas. Muitos dizem que o e-mail marketing está morrendo. Isso só é real se você não tem ideia de quem é seu público, e assim, envia mensagens para qualquer pessoa, e com essa falta de identificação torna suas taxas de abertura e clique baixas, e por consequência as taxas de spam e descadastro altas.  Trabalhe em conquistar leads qualificados e você vai perceber a importância do e-mail marketing para e-commerce como canal de relacionamento.

Comunicação digital para clientes

As lojas virtuais tem grande potencial de crescimento por não sofrer das limitações geográficas que as lojas físicas tem.  É possível conquistar clientes por todo o país. (quiçá além das fronteiras nacionais, mas isso fica para outro dia).

A conquista desses novos clientes deve ser feita em canais como redes sociais utilizando conteúdo relacionado com o seu mercado. Crie um planejamento de conteúdo com informações que possam interessar ao seu público. Você já deve ter ouvido falar, já virou clichê: conteúdo é rei, não tem escapatória. Conteúdo é fundamental para a comunicação digital do seu e-commerce. Produza conteúdo para seu blog, disponibilize seções para avaliações dos produtos e reviews de usuários e comentários. Converse com seu público, ouça o que eles têm a dizer sobre sua marca, o que compartilham com os amigos sobre seu produto.  Com conteúdo de qualidade, dedicação da empresa e boa interação com os clientes, o conteúdo produzido pela empresa para clientes em canais sociais podem se tornar uma forma de publicidade.

Para fortalecer a marca e alcançar novos clientes em potencial realize sempre anúncios patrocinados nas redes sociais. Você pode impulsionar suas postagens, promover um vídeo, divulgar o texto no blog, ou fazer captura de leads vinculando sua ferramenta de e-mail marketing.

Monitore sua comunicação digital

O diferencial da comunicação digital para a comunicação tradicional está mesmo na possibilidade de monitorar e de corrigir possíveis enganos. Há diversas ferramentas que permitem esse monitoramento como o Google Analytics que fornece dados estatísticos de acesso ao site como origem do tráfego, tempo de navegação e (muitos) outros. Ferramentas de e-mail marketing já fornecem análises de resultados como taxas de abertura, cliques e mais. E para as redes sociais existem ferramentas como Social Mention. Mas, você pode também ficar atento aos comentários no facebook e instagram utilizando apenas seu celular.

Não fique intimidado com opinião negativa: tire proveito, mostre-se aberto, é a oportunidade de se apresentar a outros clientes como uma empresa disposta a ouvir e melhorar sempre, que não está fechada em sua própria bolha.

Se você começou há pouco a sua comunicação digital e ainda não alcançou sucesso, seja firme, você deve continuar! Continue trabalhando, compartilhando informações e alcançando novos potenciais clientes. É preciso paciência para construir presença digital relevante e fortalecer sua marca num ambiente tão competitivo.