Google Alerta

Google Alerta: monitorar resultados de busca do Google

O texto de hoje vai explicar sobre mais uma ferramenta Google, chamada de Google Alerta. Acredito que seja fundamental para quem está interessado em comunicação digital saber sobre o que o Google oferece. São muitas ferramentas com diversas funções – já conhece o Google Shopping? Por isso, nós sempre estamos discutindo pautas que explicam sobre essas plataformas e que podem ajudar os leitores do blog a ter mais experiências interessantes na web.
O Google Alerta é uma dessas ferramentas que facilitam nosso acesso ao meio virtual. Como o próprio nome já diz, ele é um alerta. Funciona como um alarme de notícias, textos ou palavras. Pode parecer estranho mas vou explicar.
Antes de começar, quero falar sobre o porquê é interessante experimentá- lo. A internet tem milhões de informações postadas diariamente, muito conteúdo é inserido aqui e, muitas vezes, não conseguimos achar o que desejamos pelo acúmulo de informações. Essa ferramenta te ajuda a filtrar e achar aquilo que você deseja. Enfim, vou começar a explicação.
É mais ou menos assim, a pessoa entra no site Google Alerta e faz um cadastro com o e-mail em que ela deseja receber as mensagens. No momento desse cadastro, é possível escolher a frequência que essas mensagens vão chegar no e-mail, que tipo de informações o usuário quer receber (blogs, notícias, vídeos), de quais regiões interessam e até idiomas.
Após cadastrado um e- mail do Google, já é possível escolher as palavras em que se deseja buscar. É bem mais simples do que fazer buscas manuais, em que se gasta muito tempo em diversos sites. O Google Alerta facilita essa busca e filtra todas as informações das palavras- chave cadastradas. Antigamente, cada palavra- chave que era selecionada vinha em um e-mail específico. Hoje em dia é enviado apenas um e- mail com todos os alertas. Acredito que isso otimizou a ferramenta e também as caixas de e- mails (que ficavam lotadas).
É importante segmentar bem essas buscas, pois se a palavra for muito genérica, vai gerar muitos resultados que não são interessantes. Por exemplo: jornalismo esportivo, futebol inglês, marketing digital em Minas Gerais.
Também é possível usar essa ferramenta para monitorar empresas e saber o que os usuários e sites estão falando sobre elas. É interessante procurar por empresas concorrentes e se informar sobre o que estão fazendo e onde estão errando.
Existem pessoas que procuram por vagas de empregos e também por seus próprios nomes. É legal saber o que estão falando sobre você e se estão te linkando para sites importantes.
Aqui vão algumas imagens sobre cadastro e buscas dentro da ferramenta.
Google Alerta
Esse é o cadastro, quando o usuário escolhe os dias, região e frequência em que deseja receber os alertas.
Google Alerta
Aqui também faz parte dessas configurações, porém, é sobre a hora que as mensagens irão chegar no e- mail cadastrado.
Google Alerta
Digitei palavras- chave e criei um alerta sobre futebol inglês. Assim como expliquei no texto, é importante segmentar suas buscas para não generalizar demais as pesquisas e resultados.
Essas são as funções do Google Alerta, espero que tenham entendido a ferramenta e usufruem desses serviços. É bem interessante, eu garanto!
Qualquer dica que você quiser nos dar sobre nossas postagens e conteúdos, entre em contato conosco aqui pelo site ou pelas redes sociais.
Twitter: @nautilosmkt
Instagram: @nautilosmktdigital
Facebook: www.facebook.com/NautilosMarketingDigital

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!