Retrospectiva de memes

Que os memes fazem sucesso há alguns anos a gente já sabe, e que eles são, na maioria das vezes, muito engraçados e irônicos também não é novidade. Uma característica muito interessante sobre os memes, é que eles ficam antigos e outros são criados. Foi pensando nesse esquecimento e inovação de memes a cada ano, que nós pensamos em fazer uma retrospectiva dos mais comentados e engraçados do ano de 2016.

Começamos por Bela Gil, filha do cantor e compositor Gilberto Gil. A moça não teve sossego desde que criou um canal no Youtube e começou a apresentar um programa de TV no qual fala sobre alimentação saudável. O bordão “você pode substituir “isso” por “aquilo” virou meme na internet e desde então diversas palavras foram acrescentadas na frase, como a da imagem abaixo.

meme-bela-gil

O segundo meme são os comentários da Glória Pires referentes aos prêmios do Oscar 2016. Ela foi convidada para comentar as premiações e falar sobre o que achou dos filmes/ atores. O que era pra ter sido uma programação normal que a Rede Globo faz todo ano, acabou virando um meme.

A Glória Pires não opinava em nenhuma premiação e, pelo que parece, não tinha nem visto os filmes que estavam concorrendo. Resultado? As imagens na qual ela faz uma cara de “não sou capaz de opinar” se tornaram bordões na internet.

meme-gloria-pires

Outra imagem que virou meme foi a do Leonardo DiCaprio ganhando o Oscar de melhor ator pela atuação no filme, “O Regresso”. Ele, que já estrelou vários filmes e foi indicado cinco vezes ao prêmio, nunca conseguiu garantir a estatueta. É claro que, na sua primeira vez, ele viraria um meme

. meme-leonardo-dicaprio

Em fevereiro de 2016, pleno carnaval, Ivete Sangalo, em cima do palco, enxerga o seu marido conversando com outra mulher no camarote. Ela, que não gostou do que viu, mandou um recado pra ele lá de cima. Com a multidão toda vendo o ocorrido, no outro dia vários memes foram criados e compartilhados na internet. “Quem é essa aí, papai?!”

meme-quem-e-essa-ai-papai

Em abril, aconteceu a votação que deu início ao afastamento da presidente Dilma Rousseff. Apesar do impeachment ter sido o principal objetivo da votação, o que restou, no outro dia, foram memes que tornaram aquele trágico cenário, um pouco menos horrorizante. Só para contextualizar, a sessão ocorreu em um domingo do mês de abril e teve duração média de 10 horas. Alguns memes foram criados e a internet, mais uma vez, não perdoou.

meme-esse-cara-nao-vai-mijar-nao        meme-impeachment-silvio-santos

Após essa votação na Câmara, houve um segundo turno no Senado, e aí sim, a presidente foi afastada. A internet, mais uma vez, usou um momento importante no Brasil e fez disso, uma piada. Há pessoas que não gostam dessas brincadeiras, já outras, adoram e compartilham. O que não podemos deixar de concordar é: “o melhor do Brasil é o brasileiro.” Essa frase também virou meme há alguns anos e, geralmente, ela é usada para se referir a algum meme muito engraçado/ irônico criado aqui.

O “Tchau, querida” ficou conhecido, quando, em uma conversa de telefone, o ex- presidente Lula, despede- se de Dilma. Após esse áudio, houve a votação no Senado para definir o impeachment da presidente e as pessoas usaram a oportunidade para repetirem a frase de Lula em um contexto diferente. É claro que isso virou meme.

meme-tchau-querida

Desde o ano passado, Melody tem conquistado (ou não) as pessoas por suas composições e canções através de vídeos na internet. O pai da menina e ela sofrem críticas diariamente dos usuários que não concordam com a postura deles. Letras adultas e personalidade que não enquadra na idade da menina (8 anos) são alvo das críticas. Parece que os dois não estão ligando muito pro que as pessoas dizem e, em 2016, Melody ficou ainda mais famosa por reproduzir falsetes em músicas e postar na internet. Um grito estridente que virou meme e, atualmente, se as pessoas não conhecem a menina pelo trabalho que vêm fazendo, a identificam pelos milhares de memes compartilhados sobre ela.

meme-melody-grito

 

Todo mundo sabe que a Olimpíadas Rio 2016 superou as expectativas e surpreendeu as pessoas. Além disso, ela  garantiu muitos memes para a internet. Primeiro foi a tocha, que passou pelo país todo e deu o que falar durante a estadia em cada região. Teve tombo, gente querendo jogar água e até roubo. Já quando aconteciam os jogos, o que não faltou foram fotos dos atletas e diversas brincadeiras sobre as competições.

meme-olimpiada    meme-olimpiada-usain-bolt

 

Ainda em 2016, foi lançado um jogo mundialmente conhecido, chamado Pokémon Go. É um aplicativo que você usa para caçar pokémons. Até aí, tudo bem. Só que as pessoas levaram muito a sério o jogo (não só no Brasil) e teve gente presa por invadir lugares proibidos, pessoas que morreram ou que bateram o carro. Enfim, o que interessa nessa confusão toda é: o jogo virou meme, as pessoas que jogam viraram memes e as notícias dos acontecimentos também. Se tem uma coisa que a internet não perdoou esse ano, foi o tal do Pokémon Go.

meme-pokemon-go

 

Um meme que se renova todo ano no Brasil, são os que envolvem o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A cada ano as pessoas esperam ansiosas pelos casos peculiares que acontecem nos dias da prova. Tem o meme que envolve os atrasados e também os que falam das questões mais polêmicas. Esse você já deve ter visto.

meme-enem

Outro fato mundial que também gerou gargalhadas e muita criatividade da internet, foi a eleição dos Estados Unidos. Hillary Clinton e Donald Trump foram os protagonistas que disputaram a presidência do país em novembro de 2016. Trump ganhou as eleições mesmo com Hillary tendo mais de 1 milhão de votos na frente. Dá pra imaginar que os americanos estão infelizes com o resultado e, pela maioria não gostar de Trump, os memes são infinitos e muito engraçados (ou não). Um deles, para os adoradores da série de “Orange Is The New Black”.

meme-trump

Todo ano, antes do Natal, começa o “meme da uva passa”. No Facebook, uma das redes que mais cria memes, esse é um dos mais famosos. Durante as semanas que encerram o ano, acontece milhares de compartilhamentos criticando a presença de uva passa na ceias de Natal. É de se espantar o quanto as pessoas odeiam uva passa. Me pergunto, então, por que em toda festa natalina tudo possui essa frutinha?

meme-uva-passa

E, por último, mas não menos importante, segue o meme mais comentado ultimamente. O ator Miko Hughes quando ainda era criança, fez uma careta em um de seus filmes e ficou mais conhecido do que poderia imaginar. O meme começou com a frase “Pirqui vici nim imidirici” mas já se expandiu e as pessoas não usaram o limite da criatividade para escrever diversas frases na foto.

meme-pirqui-vici-ni-amidirici

Esses foram alguns dos memes que invadiram a internet em 2016 e arrancaram risadas de alguns usuários. Como já foi dito, existem pessoas que não gostam dessas brincadeiras e tampouco acham graça dessas situações. O que podemos observar entre essas opiniões é que os memes não param de ser criados e compartilhados na internet. Particularmente, eu consigo achar graça em alguns e acredito que isso seja interessante para despertar a criatividade das pessoas. E você, concorda?