Meme: você sabe o que é?

Meme, você sabe o que é?

Memes parecem ter surgido com a criação das redes sociais mas eles são bem mais antigos do que isso. Segundo o site significados.com.br, o conceito de memes foi criado pelo escritor Richard Dawkins, em 1976 no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta). Eu achei que não tinha nenhuma relação com o significado da palavra “gene” mas fui pesquisando e não é que tem?! É porque “gene” e “meme” são informações que se multiplicam com facilidade. Quem imaginou que duas coisas (supostamente tão distintas) teriam o mesmo significado?!

Richard Dawkins criou até um estudo de memes, chamado de memética, para apresentar um conceito de genes. Segundo ele, genes são memes que se espalham incansavelmente pelo nosso corpo e isso faz com que tenhamos vida e participamos de uma constante evolução. Porém, não foi o autor que levou esse termo para a internet e abrangeu seus significados. Não se sabe quem iniciou essa prática, só é possível identificar que a palavra se tornou comum no espaço virtual.

Já escrevi mais de um parágrafo e até agora não contei, para quem não sabe, o que são memes. Bom, eles estão por todos os lados na internet e com certeza você já deu boas risadas vendo um. Meme pode ser imagens, frases ou até vídeos que ficaram famosos na web. A frase “a internet não perdoa” é um meme e, não podemos negar, que é uma verdade. Há diversos artistas que nunca esperariam se tornar memes após dizerem ou fazerem algumas coisas.

Por exemplo, a Xuxa, famosa rainha dos baixinhos, não esperava criar o meme “Aham, Cláudia. Senta lá” em seu antigo programa de auditório  ao orientar que uma menina sentasse em seu lugar. Isso mesmo, o “Senta lá, Cláudia” é um dos memes mais famosos do Brasil.

Nos Estados Unidos, os memes também são muito usados e há alguns mundialmente conhecidos, como fotos do último presidente eleito, Donald Trump, com diversas frases irônicas sobre sua campanha.

fotomemetrump

É muito comum os memes fazerem sucesso quando há eventos que reúnem centenas de pessoas. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está na lista dos memes anuais. A cada edição da prova, vídeos/ fotos/frases do exame são multiplicados por toda internet. Também existem as “meme faces” que são caricaturas/ fotos que ficaram famosas no meio, como o antigo “forever alone” e “troll face”.

fotomemecaricaturas

Os memes locais também são muito engraçados e fazem o maior sucesso. Aqui em Belo Horizonte vários memes já ficaram famosos na internet. Uma das lições que a gente pode tirar dessa prática de memes e viralização de conteúdo, é a união que a internet promove. Memes se tornaram um meio de comunicação e informação usando a web. Geralmente os memes possuem um ar sarcástico e muito criativo. Agora que você já sabe tudo sobre isso, que tal compartilhar algum em sua conta social e dar boas risadas com seus amigos?!