Qual a importância da UX para o SEO do e-commerce?

A melhor maneira de garantir o sucesso do seu negócio e aumento de vendas é através da análise da UX, termo usado para User Experience.

Ela tem relação direta com a forma que o usuário visualiza a sua marca, assim como também influencia no SEO (ranqueamento orgânico).

Dessa forma, ela é mais que essencial para todos os negócios que desejam alcançar mais resultados.

Ficou curioso para saber mais sobre esse conceito? Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre UX, a sua relação com SEO e confira nossas dicas exclusivas para o seu e-commerce!

O que é UX para o SEO?

Para que você consiga entender a importância da UX para o SEO, é preciso compreender o que cada um desses termos se refere!

User Experience (UX)

A User Experience UX significa, em tradução literal, a experiência do cliente.

A experiência do cliente tem relação com toda a experiência que o consumidor tem com a marca. Isso pode incluir:

  • o primeiro contato,
  • o atendimento,
  • a facilidade na compra e no pagamento,
  • a sua satisfação com o produto ou serviço adquirido.

Vale ressaltar que para o cliente ter uma experiência ele não precisa necessariamente comprar.

Você já deve ter passado por isso.

Um exemplo bem comum é abrir um site que você não consegue entender os menus de maneira intuitiva e desiste de fazer uma compra, ou ainda quando o filtro de tamanho, valor ou qualquer outro não funciona e isso penaliza a escolha do produto certo para você.

Isso acontece quando a UX é ruim.

SEO

Já o SEO, também chamado de Search Engine Optimization, é um termo utilizado para se referir às técnicas de otimização para os motores de busca.

O Google está sempre pensando em como oferecer o melhor conteúdo possível como resultado para o cliente e, por isso, criou mais de 200 fatores que considera para o seu ranqueamento.

Chamamos de SEO, ou ainda de técnicas de SEO, os esforços que as marcas fazem para cumprir os critérios dos Google e aparecerem na primeira página.

Por que a UX é importante para o SEO?

Dentro desses 200 fatores que o Google considera para o ranqueamento, muitos estão diretamente ligados com a UX.

Há muito tempo, quando o Google ainda não existia, os buscadores analisavam os sites apenas de acordo com a repetição da palavra-chave.

Como consequência, era comum encontrar páginas sem conteúdo nenhum, apenas com o termo repetido milhares de vezes.

Para mudar isso, Larry Page e Sergey Brin, os criadores do Google, pensaram em considerar mais fatores para fornecer uma experiência melhor para os usuários.

Dessa forma, a UX é não só importante, como também parte do SEO.

Para que você consiga realmente promover uma boa experiência para os seus visitantes e ainda consiga otimizar suas páginas para ter mais relevância, é preciso se atentar para alguns fatores.

Em geral, consideram-se dois critérios principais, a utilização da palavra-chave e a criação de autoridade dentro do segmento de atuação.

Confira mais detalhes sobre cada um:

Utilização da palavra-chave

Encontrar uma boa palavra-chave que realmente tenha relevância fornece uma ótima experiência para o usuário, além de otimizar o SEO.

Para isso, foque em termos orgânicos, que realmente façam sentido.

Por mais que um termo sem sentido tenha mais pesquisa, será difícil inseri-lo em publicações e nas páginas sem comprometer a experiência do seu usuário.

Já pensou encontrar repetido nessa publicação várias vezes o termo “UX o que é”?

Além de chato, dificulta a leitura.

Criação de autoridade

Outro ponto que o Google considera para o seu ranqueamento é a autoridade que a marca tem.

Pense que você fará uma pesquisa sobre uma dor que está sentindo e encontra na primeira página o site de um médico e um outro de uma agência de marketing.

Provavelmente, para esse caso, você iria optar pelo médico pela sua experiência e autoridade na área.

O Google não consegue analisar dessa forma, então avalia a quantidade de backlinks que o conteúdo tem. Na prática, isso significa que quanto mais links recebidos de qualidade, melhor.

Uma boa forma de fazer isso é através de guest post e troca de backlinks.

Quais são os benefícios da UX para o e-commerce?

A UX é essencial para o e-commerce e pode ser o que faz uma loja virtual se destacar no mercado.

Ela contribui para:

Mobilização de usuário para compra

Se o usuário tem uma boa experiência no site, consegue visualizar os produtos e encontra as informações que deseja, as possibilidades dele fazer uma compra são muito maiores.

Além disso, é possível utilizar estratégias de marketing que incentivem a compra, como botões estratégicos, cupons e CTAs chamativas.

Fidelização

Como consequência direta da experiência do usuário, haverá uma fidelização.

Uma pesquisa realizada pela Neoassist, empresa especializada em atendimento ao cliente, mostra que 68% dos consumidores estão abertos a pagar mais caro pelo produto ou serviço para ter uma melhor experiência!

Isso vale para o ambiente digital também. A partir de uma boa UX, a fidelização se torna uma realidade.

Como aplicar uma estratégia para reter leads através do SEO e UX?

Veja as nossas principais dicas para reter leads através do SEO e da UX!

Títulos atrativos

O uso de títulos atrativos faz toda a diferença, tanto para o SEO quanto para a experiência do cliente.

Lembre-se de utilizar a palavra-chave e busque fazer com que o cliente se interesse rapidamente.

Em páginas comerciais, por exemplo, uma boa ideia é colocar o nome do produto e adjetivos para descrevê-lo.

Já em promoções, utilize gatilhos mentais, como o de escassez e urgência. Foque em termos como “últimas unidades”, “aproveite agora” e “últimas horas”.

Isso fará com que o cliente sinta a necessidade de comprar para aproveitar a promoção.

CTAs eficazes

Dentro do marketing, chamamos de CTAs tudo que leva para uma ação.

Essa ação pode ser desde clicar em um botão, se inscrever em uma newsletter ou realizar uma compra.

Para o e-commerce em específico, é importante haver um botão com “Compre agora” ou algo parecido.

Isso é conhecido como buyer box e é a parte que mais chama atenção da página, facilitando e incentivando a compra.

Para se ter uma noção da importância desse botão com CTA, 82% das vendas da Amazon ocorrem através dele.

Esse número é ainda maior considerando apenas as compras em dispositivos móveis.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de uma página tem ligação direta com a UX.

Segundo o Neil Patel, especialista em marketing, 47% dos usuários espera que uma página carregue em menos de 2 segundos.

Além disso, 40% dos usuários abandona uma página se ela levar mais de 3 segundos para carregar.

Em caso de e-commerces, esses números são ainda mais importantes: 79% dos consumidores que não ficam satisfeitos com a velocidade de carregamento de uma loja virtual não voltariam a comprar nela.

A mesma pesquisa mostra ainda que 52% dos consumidores afirmam que a velocidade de carregamento de um site é um fator determinante para a sua fidelização.

Dessa forma, fica evidente a importância do seu site ter uma boa velocidade e fornecer a melhor experiência possível para os seus usuários.

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