E-commerce, como otimizar sua loja para o Google

Para quem tem um E-commerce o maior desafio é o SEO, que vem a ser abreviação de Search Engine Optimization, que é um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do seu site para as palavras-chave que você considera mais importantes como resposta no Google. Digo Google porque no Brasil 95% das pesquisas são realizadas no Google, então acabamos por nos concentrar nele, ou seja, ao otimizar seu site para o Google através de um conjunto de estratégias de SEO, busca-se melhorar o posicionamento nas buscas do Google e de outros buscadores por consequência.

Loja virtual, por onde começar ?

O foco da otimização é direcionar o tráfego de pesquisa orgânica para sua loja virtual por meio de cliques que podem vir do resultado em lista de texto, imagem e até vídeos. Ao contrário dos anúncios pagos, que geralmente aparecem na parte superior do Google o tráfego orgânico é totalmente gratuito, o que faz do SEO um investimento que realmente vale a pena. Mas devemos considerar o tempo de retorno e o valor do investimento nos profissionais ou agência que fará o serviço.  Por que digo isso? Veja, algumas lojas vendem produtos importados que saem rapidamente do portfólio de produtos, por vezes o tempo de permanência na loja online é menor do que o tempo necessário para o resultado da otimização da  página, então fique atento com a Otimização do seu produto, talvez otimizar a categoria ou linha seja mais interessante.

Pensando nas empresas que estão indo para o E-commerce, mas já possuem loja física, alguns, até, já há muito tempo e desejam aumentar as vendas a partir do digital, eu reforço que é importante entender que uma loja virtual é um negócio e não uma extensão do seu negócio. Quero dizer com isso, que ter uma loja virtual exige muito mais trabalho e dedicação do que geralmente se imagina. Contrariando a imagem romanceada do sucesso, gerir um negócio digital, principalmente uma loja virtual exige foco, renovação de conhecimento, investimento, empreendedorismo e paciência.

Então pra você que está definitivamente decidido, ou decidida a ter seu próprio negócio digital vamos considerar alguns pouco pontos. Antes de pensar em contratar uma plataforma, que aparenta ser o primeiro passo vamos ter certeza sobre o seguinte:

  1. Conheço meu público alvo – Ex: já vende pelo Instagram ou rede social
  2. Meu produto está validado, aprovado em todos os pontos, ele pode ser conhecido ou se original deve ser aprovado
  3. Meu preço. Tenho um bom markup;
  4. Logística : A forma de entrega não é problema  o produto tem valor agregado viável.

Embora a maioria das plataformas de sites de hoje (como o Nuvem Shop, Loja Integrada, WooCommerce ou o Shopify) sejam “pré-otimizadas”, ainda há o que fazer na loja virtual e tudo começa com suas palavras-chave.

Palavras-chave são tipo a base, a fundação da construção da otimização de sites e lojas virtuais. Estes são os termos que representam seus produtos, aqueles que você deseja que seja  encontrado por seu prospect quando realizar uma pesquisa no Google. Antes de passar por qualquer tipo de otimização de site, você deve primeiro identificar sua lista de palavras-chave.

Como definir palavra-chave para seu E-commerce

Escolha palavras-chave relevantes para sua empresa. Inicie procurando por termos ligeiramente mais amplos para o nível da categoria e termos mais específicos para as páginas de produto. Fique longe de termos excessivamente amplos, que são difíceis de classificar e tendem a gerar tráfego de menor qualidade.

Escolha termos que coincidem com a intenção do comprador. Alguém que está procurando por “dicas de decoração para cozinha” ainda está em fase de pesquisa, enquanto alguém procurando por “utensílios de cozinha para um novo apartamento” está dentro do funil de compra.

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

Verifique o volume de pesquisa de palavras-chave. O volume de pesquisa é o número de vezes que uma palavra-chave é pesquisada em um mês. Não faz sentido otimizar para uma palavra-chave que tenha pouco ou nenhum volume de pesquisa. Por outro lado, se uma palavra-chave tiver um volume de pesquisa extremamente alto e for altamente competitiva, talvez você nunca consiga obter uma boa indexação, principalmente se tiver ambição de atingir um público nacional , por exemplo. Procure encontrar um equilíbrio entre a relevância da palavra-chave, o volume de pesquisas e a concorrência.

Existem várias ferramentas diferentes, mas a maioria é internacional e possuem grande dificuldade de lidar com os termos de busca do Brasil. Por isso é mais seguro e prático concentrar seus esforços na ferramenta do Google Ads.

Otimizar seu site para mecanismos de pesquisa envolve fazer alterações no HTML, no conteúdo e na arquitetura para indicar claramente aos mecanismos qual é o seu site e cada página. O objetivo final é convencer os mecanismos de pesquisa de que uma página no seu site é a melhor resposta para determinada pesquisa. De modo que ela seja classificada na parte superior dos resultados da pesquisa. Vamos ver mais sobre isso em outra publicação E- commerce a Otimização em 5 pontos.

Planejador de Palavras chave – Google Ads – Basta digitar uma palavra-chave e a ferramenta do Google fornecerá os termos relacionados e informará sobre o volume de pesquisas, o nível de concorrência e os CPCs mensais.

E-commerce SEO: como fazer otimização no local

Não é tudo, mas já é um começo.

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Abraços e até a próxima!