Por que seus planos de marketing não avançam?

Por que seus planos de marketing não avançam?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Podemos melhorar essa pergunta, porque você não tem certeza ou fica inseguro com suas ações de marketing? Em geral percebemos que pequenos e médios empresário procuram fazer suas ações de marketing digital baseadas em algum concorrente ou no que se anda fazendo, no que está na moda. O resultado é a insegurança, então resolvi apontar alguns descuidos comuns. 

1. Falta o plano de marketing

Reconhecer como sua empresa funciona e quais produtos ou serviços você oferece pode não ser suficiente para planejar sua ação de marketing. 

Recomendo um plano de ação vertical, isto é, não um plano genérico mas sim um plano pensado para uma ação específica. Por exemplo, uma campanha de marketing digital terá ações diferentes com pesos diferentes em função do produto, público e motivos, então sua ação de natal será bem diferente da ação para o dias dos namorados ou para o dia dos pais. Não se preocupe farei um texto para explorar melhor o plano de ação de marketing.

2. O valor de ter um site

Chamo de base convertora, ter o site é essencial para qualquer ação de marketing. Por favor evite qualquer investimento, principalmente, no Google até que tenha seu site. Lembre-se o site é seu, você controla, é nele que você conseguirá atender seus clientes com informações e produtos.

Presença na mídia social não é suficiente para a visibilidade online, especialmente hoje com tantas alterações no Facebook, em função LGPD e do combate às fake news.

É como falei, ter seu próprio site significa que você não está colocando todos os seus ovos na cesta de outra pessoa – Tenha em em mente que as redes sociais tem um dono e que eles podem mudar seu algoritmo como entenderem. No seu site, você controla tudo.

3. Direcionar para o público amplo

Antes de pensar em uma campanha defina bem que público quer atender. É muito importante que tenha o público no coração da campanha. Pensa como é difícil decidir o que dizer se não sabe com quem vai falar.

Vale a pena reduzir a área demografia e as características de seu cliente ideal, com isso você não estará desperdiçando sua energia em pessoas que não precisam ou não desejam o que está oferecendo. Segmentação permite que você envie a mensagem certa para as pessoas certas no momento certo. Então faça tudo para conhecer bem seu público. 

4. Não fique paranoico com a concorrência

É bom verificar o que seus concorrentes estão fazendo de vez em quando para que você possa se diferenciar deles. Mas isso não quer dizer que tenha que copiá-los repetindo cada um de seus movimentos.

Lembre-se que seu negócio existe para o seu cliente, não para o seu concorrente. Seu propósito deve ser o de ajudá-los a melhorar suas vidas ou a resolver problemas do dia-a-dia. Não fique paranoico, quase obcecado com o que seus concorrentes estão fazendo; concentre sua pesquisa no que seus clientes desejam e crie suas campanhas com base nas necessidades deles.

 

5. O valor de iniciar devagar

Como  empresário você tem muitas atribuições que provavelmente concorrem com as atividades de marketing da sua empresa. Por isso mesmo você deve ir com calma, são muitos os detalhes. Antes de iniciar  pesquise qual as melhores redes sociais, se vale a pena ou não investir no Google Shopping, em como o SEO poderá ajudá-lo e se possível aprofunde seu conhecimento antes de arriscar investir e quando começar a investir faça pequenas ações que possa monitorar.

 

Conclusão:

Não coloque todos os seus ovos numa única cesta. 

Defina bem seus públicos alvo, faça pequenas campanhas com pequenas investimentos, comece com uma segmentação de área mais bem definida (exibindo anúncios relevantes apenas para pessoas relevantes). Dedique-se ao marketing de conteúdo e a publicação de materiais ricos e gratuitos.

Monitore sempre e caso tenha dificuldades na interpretação dos dados e na operação das campanhas procure ajuda, acredite vai ficar mais em conta.

 

Espero ter despertado sua atenção para suas campanhas.

Abraços e até a próxima

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Um novo tempo Blog Paulo Canarim
Gestão e Estratégia

Um novo tempo

“No novo tempo Apesar dos castigos Estamos crescidos Estamos atentos Estamos mais vivos Pra nos socorrer”   Estamos vivendo um momento único uma crise sem

Construir valor de marca é importante?
Branding

Construir valor de marca é importante?

Construir valor de marca é o nosso tema de hoje, já conversamos aqui sobre marca afetiva, nesse tempo de quarentena em que precisamos comprar de

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos Parceiros Estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

Anunciar no Google Ads

Auditoria e Consultoria e Planejamento.

Criação de sites

Tenha um site otimizado e personalizado com WordPress.

Curso Online E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco