O que é valor percebido do seu produto?

O que é valor percebido dos seu produto?

No marketing, o valor percebido é a avaliação dos clientes sobre os benefícios, os méritos que um produto ou serviço possui e oferece para atender às suas necessidades e expectativas, especialmente em comparação a outro semelhante que ofereça características compatíveis.

A comercialização de um produto ou serviço passa por vários etapas e uma delas envolve a tentativa de influenciar seu valor percebido.
Como funciona o valor percebido

Certamente você já navegou em páginas de comparativos de produtos, nelas produtos semelhantes são comparados itens a itens. Veja que o valor percebido não se resume ao preço que o cliente está disposto a pagar por seu produto. Comparar é uma ação de compra intuitiva, natural, mesmo em lojas físicas quando você está diante de uma gôndola com vários produtos diferentes você inicia um processo de análise, rápida, sobre a capacidade de um produto de uma determinada marca para te atender em comparação com outros produtos de outras marcas.

Por isso um dos trabalhos do profissional de marketing é conseguir aumentar o valor percebido da marca que eles estão vendendo.

Já reparou que o preço dos produtos leva em consideração o valor percebido? Em alguns casos, o preço de um produto ou serviço pode ter mais a ver com seu apelo emocional do que com o custo real de produção, acredito ser o caso de uma marca famosa de celular 🙂

Vantagens do Valor do benefício percebido

Quando planejamos influenciar o valor percebido de um produto destacamos seus atributos em termos de sua utilidade ou benefícios e valores extras que o cliente espera obter ao adquiri-lo. O benefício percebidos de muitos produtos e serviços se diferem em muitos aspectos mesmos quando são semelhantes ou virtualmente idênticos.

Podemos lembrar de cinco tipos ideias de benefícios que são comumente utilizados pelas as empresas que pretendem criar valor através de campanhas de marketing:

  • Apelo visual do produto. O design físico de um produto. Até mesmo um produto utilitário como uma frigideira pode aumentar em valor percebido investindo em um design atraente.
  • Serviço – esse benefício refere-se a capacidade de agilizar tarefas propondo, por exemplo que economiza tempo, esforço ou dinheiro do cliente. Por exemplo: concessionárias de veículos quando da manutenção dos carros – “ nós levamos você em casa ou no seu trabalho”.
  • Benefício da disponibilidade: refere-se à facilidade de acesso a um serviço ou produto, como entrega em 24 horas para todas as capitais.
  • Localização: É a conveniência do local, por exemplo: unica no bairro, são mais de cem lojas na cidade, sempre perto de você, em todos os shoppings do Brasil. No caso de e-commerce vem se falando muito no Omini-channel para agilizar a retirada do produto e sua troca.
  • Facilidade de conhecimento do produto: Facilidade para conhecer o produto. Algumas indústrias já possuem lojas que oferecem aos cliente viver o produto ou a marca. São lojas que não vendem apenas apresentam o produto explicam seus benefícios de forma clara e simples.

No marketing digital, também trabalhamos para melhorar o valor percebido de um produto pelos consumidores, descrevendo os atributos que o tornam mais atraentes que seu concorrente.

Considerações Especiais do Valor Percebido

A marca de uma empresa destina-se a comunicar um conjunto de expectativas associadas aos seus produtos ou serviços. É por isso que uma marca bem estabelecida pode ter um preço mais alto do que seus equivalentes.

Bens de luxo, no entanto, possuem a percepção de valor já em outro nível, é levado em conta o prestígio. O valor mais alto dos bens de luxo não está associado à sua utilidade, ou benefício, mas ao prestígio que é capaz de gerar ao comprador. O valor percebido de um relógio Rolex não é baseado em sua funcionalidade, mas com sua imagem como uma marca de sucesso pessoal e de bom gosto.

No lado oposto da régua, algumas marcas são comercializadas com produtos de melhor custo benefício, sãs as “pechinchas” inteligentes. O valor percebido de um produto pode ser seu baixo preço em comparação com concorrentes de igual qualidade. Podemos pensar na propostas dos carros asiáticos de uma modo geral.

Minha sugestão é que conhecendo bem seu mercado e a concorrência você não terá grandes dificuldade para perceber como vai destacar seu produto.

Abraços e até a próxima.