O que é preciso para ter um site?

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Você navega pela internet, entra no Facebook, paga contas, compra produtos, contrata serviços, faz cursos online, fica cerca de 2 horas por dia conectado. E pensa: se eu fico, meu cliente também fica na web. Se eu compro, ele também compra. E por que ele não compra ou solicita um serviço meu pela web? E aí você conclui: quero um site!

Há diversas formas de ter uma presença digital: site, blog, fan page. E por conta disso, valores também serão diversos. Existem sites gratuitos, blogs simples de construir, e as fan pages são gratuitas. Vamos ao básico para uma presença digital:

Objetivo

Qual o objetivo de seu site? Antes de começar o desenvolvimento do seu site, faça um planejamento e defina objetivos. Será um site comercial com objetivos de vendas online? Será um site institucional com apenas apresentação da empresa, clientes e serviços? Você irá oferecer algum conteúdo: artigos, imagens, charges, vídeos, ou jogos para seu público? Esse conteúdo ajuda a fidelizar seus clientes e manter um tráfego no seu site.

Domínio

Domínio é o seu endereço na web. É fácil de adquirir e é barato. O registro de seu domínio deve ser feito logo que você decida criar um site, ou de preferência, ao criar sua empresa, mesmo que neste momento você não tenha um site. Isso evita que o nome de sua empresa seja registrado por outra pessoa ou empresa. Pode acreditar, existe um mercado paralelo de domínios de web! Para fazer consultas com domínios terminados em “.com.br” utilize o registro.br. Se fizer uma pesquisa na web vai descobrir vários valores, alguns até de graça no primeiro ano. Mas, nós aconselhamos a utilizar o serviço da Registro.br, por ser o único vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.
O domínio do Nautilos é nautilos.com.br, e o site, como de praxe, fica em www.nautilos.com.br. O endereço da Lojas Americanas na web é www.americanas.com. O endereço da da Caixa Econômica é http://www.caixa.gov.br.
Vejamos as diferenças: o Nautilos tem endereço finalizado em “.com.br” → isso por que somos uma empresa comercial no Brasil. A Lojas Americanas tem o domínio “.com” → isso por que ela preferiu igualar o domínio dela ao nome divulgado (“Americanas ponto com”). Esse domínio é para o público americano, mas o mundo inteiro o usa. Note que a Loja Americanas também possui o .com.br homônimo.
A Caixa Econômica tem o endereço “.gov.br” que representa um site do governo brasileiro.

Hospedagem

Ao criar o site você vai precisar providenciar a hospedagem dele, ou seja, armazená-lo num servidor na Internet. Esse serviço é oferecido por provedores de hospedagem que reservam uma determinada área nos servidores dele para o seu site e monitoram para que ele esteja sempre disponível quando alguém tentar acessar o seu site.
Você deve ter muito cuidado com a hospedagem de seu site, não há nada pior que tentar acessar um site e não conseguir! Seu cliente irá embora e ficará com uma má impressão de sua empresa.
A hospedagem pode ser um serviço barato, do tipo 5 reais por mês, ou mais caro, e quanto mais caro, mais qualidade e personalização no serviço oferecido pela empresa provedora.

Marca

Sua empresa tem um nome, mas não tem uma marca? Você precisará representar graficamente o nome de sua empresa. E enviar o arquivo em CDR para a empresa ou profissional responsável pela criação do seu site.

Suporte e manutenção

Com o site pronto agora começa o monitoramento e manutenção diária como verificação de tempo de carregamento do site, se há links quebrados, se o acesso é crescente. Para monitorar o acesso ao site, solicite ao desenvolvedor o cadastro do Google Analytics. Assim, você saberá quantas pessoas entram no site, tempo de permanência no site, páginas visitadas e muitas outras informações. O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google, basta criar uma conta e vincular ao site.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Navegue por outros temas e saiba mais

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Como escolher um produto para e-commerce
E-commerce

Como escolher um produto para vender online

Para muitos que estão planejando iniciar um negócio online e mais especificamente um e-commerce, o aspecto mais difícil de começar é por decidir quais produtos

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco