Empresários, mais ordem por favor!

Empresários, mais ordem por favor!

Tenho visto muitos empresários e empreendedores que se perdem nas tarefas diárias, tendo que girar muitos pratos ao mesmo tempo. Isso em geral é um sintoma de falta de gestão por prioridades. O princípio da ordem, deve ser considerado, não somente no mundo corporativo, mas em todas as áreas de nossa vida, mas vamos nos ater aos negócios.

É necessário que encare a ordem como um princípio, isso para que compreenda (aceite) que a aplicabilidade deste princípio só terá chance se você realmente estiver comprometido (a). Vou tentar ser mais claro. Você pode estar motivado a organizar seu negócio, ou tem muita vontade mas não sabe por onde começar. Essa duas condições não serão suficiente para implantar a ordem que almeja. Você, antes, precisa conhecer todos as etapas e processos de sua empresa. A esse conhecimento íntimo chamo de princípio da consciência. Já reparou que quando troca de carro passe a ver seu carro igualzinho em todo lugar? Para mulheres que quando grávidas passam a reparar em tudo que é relacionado a gravidez. Outra coisa é ter cuidado com as motivações relâmpagos, tome as atitudes baseada na certeza vai colocar tudo em ordem por convicção e não por ímpetos de desejos ou emoções passageiras. Leve em conta que esses rompantes são na verdade fogo de palha que logo logo se apagam quando se deparam com alguma dificuldade.

Na prática a maioria dos empresários tendem a cortar custos, já ouvi de um empresário respeitado em seu segmento que o controle dos custos move a empresa.  Me pareceu coerente até que entendi que ele considere controle o ato de cortar verba/investimento pura e simplesmente. Alguns empresários  dizem que não precisam de ações de marketing digital, já outros que não precisam de treinamento que isso pura perda de tempo. Raro um empresário que considera que todas as áreas de empresa coexistem considerando sua prioridade no negócios. Por exemplo, quando o orçamento está apertado, alguns cortam as ações de marketing simplesmente porque seus critérios de decisão são intempestivos e não entendem que podem apenas determinar outro grau de prioridade para ações que consideram “substituíveis”. Todas as áreas de uma empresa devem se manter atuantes independentes de recursos, basta planeja-las dentro de grau de prioridades.

Se uma empresa investe 40% de sua receita em operação, 30% em marketing e vendas, 20% em folha de pagamento entre outros, essa definição deve ter como base a prioridade sobre seu negócio. Quando isso acontece sua empresa sempre estará equilibrada. Quando as decisões não tem como base o conhecimento das prioridades corporativas, o que acontece é que cortam-se áreas ou ações ou valores investidos gerando um desequilíbrio na empresa. Imagine se a rede McDonalds decidisse simplesmente deixar o marketing com uma prioridade baixa, se a Coca-Cola simplesmente colocasse o marketing com prioridade maior que a logística, eles certamente sofrerão as consequências.

Pense um pouco sobre as prioridades da sua empresa e avalie a posição do marketing digital, considerando um mundo digitalmente tão atuante.

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos, me fala o que acha
E-commerce

É fácil montar um e-commerce? Levantei 10 tópicos

Por duas vezes essa semana fui procurado por pequenos empresários que motivados pela pandemia investiram tempo, dedicação e muita energia para criarem suas linhas de produtos. Um cliente produz linha de biscoitos sem glúten e sem fibras,  o outro produz

Leia mais »
Cultura de promoção? Não venda preço, construa valor
Comunicação e Marketing

Já ouviu falar da cultura de promoção?

Já ouviu falar da cultura de promoção? Estamos há pouco mais de 30 dias da Black Friday e por isso quero chamar atenção para esta prática no comércio que é interessante, mas também pode se tornar um grande problema. Vamos

Leia mais »
Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado
E-commerce

Comércio eletrônico: corrida para participar do mercado

O comércio eletrônico está crescendo rapidamente e sem sinais de desaceleração. Os varejistas estão descobrindo que no meio digital os planos para divulgação podem ser tão desafiadores quanto acertar um alvo em movimento. Por isso, vejo que as empresas precisam

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!