Liderança para pequenas e médias empresas e e-commerces

Liderança para pequenas e médias empresas e e-commerces

A liderança não é algo tão distante assim, se eu te pedir para listar 3 líderes que você reconhece e admira é provável que você cite pessoas famosas como o Papa, Bill Gates, Steve Jobs, Tânia Cosentino ou Cristina Palmaka, Luiza Trajano e por aí vai… Mas não é sobre essa liderança que me refiro, embora seja real e válida, me refiro a liderança como componente necessário ao desenvolvimento de qualquer negócio, ecommerce ou atividade – Veja, liderar é capacidade de manter o seu time ou equipe motivadas para agir no sentido de alcançar objetivos comuns. E isso pode acontecer dentro de sua casa, no condomínio, no seu bairro, em departamentos da empresa e na empresa como um todo. Para o seu ecommerce não é diferente. 

Você já deve ter vivido uma situação inesperada, por exemplo, quando numa situação de crise alguém assume  o controle da situação e conduz a todos a solução do problema. Neste caso, a liderança de situação que ocorreu inesperadamente foi um notícia boa, mas veja isso não significa que esta pessoa seja um líder nato. Pode ser que sim, pode ser que não, a liderança não é um dom.

Mitos comuns de liderança que você deve conhecer

  • A posição me torna o líder;
  • Se eu não estou ouvindo ninguém reclamar, todos devem estar felizes;
  • Eu posso liderar todos da mesma maneira; 
  • Líderes devem ser carismáticos e extrovertidos;
  • Os líderes têm todas as respostas;
  • Líderes nascem prontos.

A liderança é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida em qualquer cargo. Você não precisa estar em posição específica para ser um “líder”. Como liderança é algo feito de qualidades, tornar-se um líder pode ser alcançado em qualquer trabalho que você tenha ao longo da vida. 

Ser CEO de uma empresa ou empresário não significa que essa pessoa seja um exemplo de liderança. Além disso, ser promovido não significa se tornar um líder. A liderança está associada a qualidades e habilidades de uma pessoa e não a seu cargo. 

Habilidades de liderança que os proprietários de ecommerce precisam desenvolver

Ter um ecommerce é mais do que ter uma ótima ideia, acesso e conversão. É também ser um bom líder.

O fato é que nem todo mundo possui um líder guardado dentro de si, no entanto, existem certas habilidades para serem desenvolvidas e aprendidas. Habilidades como ouvir, comunicar, planejar e delegar são características importantes e devem ser aplicadas em sua empresa, quer você tenha 1,10, 100 ou 1000 funcionários.

Então, o que é necessário para ser um líder eficaz de pequenas empresas?

Comunicar

Uma das melhores maneiras de criar uma equipe que opere bem é comunicar-se claramente com eles. Sempre deixe seus funcionários saberem o que está acontecendo e o que se espera deles. Isso inclui compartilhar o panorama geral com eles, para que estejam cientes de como se enquadram nos objetivos gerais e na visão de seu negócio.

Escute bem

Cuidado existe uma linha tênue entre ser um líder e um ditador. Líderes ouvem seus subordinados. Ao ouvir seus funcionários e clientes, você pode ouvir algumas ótimas ideias e percepções que o ajudarão a melhorar seu negócio.

Reconheça seus pontos fortes

É importante que você conheça seus próprios pontos fortes e fracos, para que possa se cercar de pessoas talentosas com as habilidades que você não possui. Como líder empresarial, é importante também que reconheça os pontos fortes e fracos de sua equipe, com isso você se mantém preparado.

Aprenda a delegar

Cercar-se de pessoas inteligentes e talentosas é inútil se você não permitir que façam o trabalho delas. Eu entendo que seu negócio é preciso (my precious), mas para garantir seu crescimento você precisa antes abrir mão do controle.

Não tenha medo de cometer erros

É impossível administrar uma empresa sem cometer erros, portanto, entenda que às vezes podem ocorrer erros. Isso faz parte de ser empreendedor e de como aprendemos. É como você se recupera dos erros que comete que realmente conta.

O tempo importa

Vejo muita ansiedade e imediatismo hoje em dia. Entendo que é preciso ter resultado, que é preciso vender, mas sem planejamento  e processos a expectativa de resultados pode se tornar uma dúvida eterna, por isso planeja. Você sabe onde sua empresa estará em 1, 3 ou 5 anos? A liderança está sempre olhando para o futuro. Você precisa descobrir o que deseja para o seu negócio, em seguida fazer um plano para alcançá-lo. Sem olhar para frente, você ficará preso às rotinas, estagnado e não fará seu negócio crescer.

Saiba que Processo + Equipe = Bom Desempenho

Faz parte do processo fazer boas perguntas, buscar o retorno sobre as operações, se interessar por cada um do grupo e perceber se estão todos em sintonia ou seu alguém por qualquer razão perdeu o interesse não está mais harmonia com os objetivos e com a proposta do trabalho. Fique atento ao silêncio, pode ser uma condição de que está tudo bem, talvez seja a hora de pensar em maneiras de ir mais fundo e obter algum feedback honesto e sincero de seus funcionários, colegas ou gerentes. 

Frequentemente, as pessoas se sentem intimidadas ou tímidas para falar sobre os problemas que estão enfrentando. É por isso que líderes eficazes se tornam acessíveis, abertos e livres de julgamento, para que sua equipe se sinta confortável em procurá-los. 

Hoje falamos sobre a equipe, outro dia volto com processos. 

 

Abraços e até a próxima!

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