Construir valor de marca é importante?

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Construir valor de marca é o nosso tema de hoje, já conversamos aqui sobre marca afetiva, nesse tempo de quarentena em que precisamos comprar de forma seletiva, de quais marcas lembramos? Você pode ler aqui o texto sobre marca afetiva.

Mas por que construir valor de marca é importante? Para compreender como chegamos até aqui. Vamos entender como o mercado vem mudando durante os últimos 40 anos. Lá pelo fim dos anos 70 início dos anos 80 era muito difícil montar uma empresa, excesso de burocracia (você acha que hoje é difícil, já foi muito pior), pouca linha de crédito e dificuldade de ter acesso a insumos e equipamentos. Por outro lado, havia muita demanda para tudo, não havia diversas empresas vendendo diversos produtos  e era possível com campanhas publicitárias nas mídias tradicionais alcançar seu público-alvo. Esse público-alvo era mais homogêneo, a decisão de compra era do “chef da família”. Então, quando uma família precisava de uma TV nova, o pai ou a mãe tomava a decisão de comprar 1 aparelho para a família entre 2 ou 3 empresas fabricantes, no comércio local que tinha como opção 1 ou 2 estabelecimentos. Havia bem menos produtos, 1 pessoa tomava a decisão, era bem mais fácil comprar. Lembra dessa época? Quem decidia a compra na sua família?

Naquela época as empresas eram poucas, médio e grande porte, que vendiam para públicos muito semelhantes e que tinham poucas opções de compra. E o tempo passa, o tempo voa… Conforme as dificuldades para criar empresas vão caindo, novas empresas, de pequeno e médio porte vão ganhando espaço, a concorrência vai aumentando e dependendo do segmento você pode até “ser uma empresa, ser sozinho” e fazer frente a empresas maiores. O público-alvo também sofrem transformações, não são mais 1 perfil homogêneo e sim vários momentos de perfis. não há mais homogeneidade e sim diversidade e cada membro da família é um tomador de decisão, cada família é um estilo único de família. O seu cachorro gosta de que tipo de carro para sair para passear?

Com muitas empresas no mercado, com público-alvo segmentado e diversificado, com acesso à informação ampla, cada consumidor passou a ter dificuldade para encontrar o produto ideal para si. Como fazer uma escolha no meio de tantas opções. Você já reparou quando faz busca no Google o número de opções que ele trás? Fiz agora uma busca pelo termo: “pizza para entrega em bh”, a resposta do Google é “Aproximadamente 7.230.000 resultados (0,53 segundos)”.  Era mais fácil quando tínhamos 3 ou 4 opções… 

Vamos seguir entendendo a importância de construir valor de marca com outra mudança significativa: os diferenciais de produtos. Os tradicionais diferenciais (qualidade, tecnologia, preço, variedade) já não são relevantes, não são diferenciais competitivos. 

Os produtos hoje já tem mais ou menos a mesma qualidade, e seu cliente não consegue perceber a diferença. A tecnologia também não é mais diferencial, afinal, todo mundo tem acesso a novas tecnologias, ou em um curto período de tempo pode ser copiada ou superada. E preço não é mais diferencial pois sempre tem alguém para vender mais barato, e até quando você pode segurar essa estratégia? Se a única coisa que você tem a oferecer ao seu cliente é preço, você definitivamente não tem nada, se você tem o segundo menor preço. Variedade não é mais diferencial por não haver barreira para copiar, seu concorrente só copia. E quanto mais você pensa estar inovando e só está complicando seu processo e sem se posicionar claramente. 

É claro que sempre vai ter concorrentes ruins e mais fracos, mas na média os produtos são muito semelhantes e para o consumidor são todos iguais, e começa o problema para o cliente: qual comprar? Aquele produto que o cliente se identifica, valoriza, que tem um diferencial competitivo. 

Portanto construir valor de marca é importante por que o mercado mudou, há muito mais concorrências, o público alvo é mais seletivo e diversificado, os diferenciais tradicionais não são gatilhos de compras, não são diferenciais competitivos. 

Construir valor de marca e perceber o impacto da marca no seu negócio é essencial para fortalecer sua presença na memória do público. Como fazer isso? Com modelo de gestão de marca, ou branding. 

 

 

Lembre-se, marca é o que vai ditar o ritmo do mercado nos próximos anos. Posicione sua marca para ser competitivo!

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