Marketing para aprender Marketing Digital

A evolução do Marketing

Compartilhe este conteúdo:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A evolução do Marketing
Aprender Marketing é importante para entendermos o que é Marketing Digital. Um dos principais pensadores da área de negócios e referência mundial em marketing, Phillip Kotler, explica que marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, “supra necessidades lucrativamente”.
O marketing ocorre quando uma das partes num relacionamento de troca procura atender as necessidades e desejos da outra parte. E para atingir esse objetivo, é preciso compreender o público-alvo que se destina o produto a ser comercializado. Então, podemos entender marketing como a forma de captação, manutenção e fidelização de clientes através de uma mensagem de comunicação.
E para chegarmos ao marketing digital, vamos compreender a evolução do marketing. Ainda citando Kotler, o marketing evolui desde o seu advento na revolução industrial, que tinha como princípio básico o desenvolvimento de um produto para venda num relacionamento um-a-um. O que isso significa?
As empresas estavam voltadas para um marketing de produto, em que as características desse produto eram relevantes e valorizadas para atender as necessidades do consumidor e com uma comunicação direta, abordando o produto e reforçando sua importância e criando desejo de possuir aquele produto.
A evolução do marketing continua e passamos a chamar de marketing 2.0 com a popularidade das tecnologias da informação. O consumidor passa a ficar mais exigente e a escolher produtos não mais por suas características mas pelo valor a ele agregado. As empresas desenvolvem um marketing voltado para o consumidor, se posicionam no mercado com determinados perfis, como empresa inovadora, com produtos confiáveis, atendimento ágil e diversos outros. Neste momento, as empresas buscam diferenciais para atrair e fidelizar o cliente.
E chegamos no Marketing 3.0 com a massificação da tecnologia e com um consumidor informado, questionador e participativo, está disposto a colaborar por um consumo consciente e responsável. O consumidor não quer mais apenas comprar por comprar, quer ver seus valores pessoais presentes nos produtos que consome. Surgem campanhas contra produtos que usam trabalho escravo, infantil ou que prejudicam o meio ambiente. As campanhas de marketing se voltam para transmitir valores, preocupação com causas específicas, bem-estar social e por um mundo melhor. A voz do consumidor ganha força, a opinião de seus pares é relevante para consumir determinado produto.

E o Marketing Digital? Você deve estar se perguntando…

O Marketing Digital é uma segmentação do Marketing, assim como chamamos de marketing esportivo, marketing de relacionamento, e tantas outras formas de segmentar o marketing. É preciso entender que Marketing é Marketing, não há marketing disso ou daquilo. Contraditório? Não, apenas um uso didático (e comercial) para você entender o que é Marketing e usar os conceitos dentro de seu objetivo específico, mas a base do conceito está no Marketing: objetivo, público-alvo, posicionamento de marca e muito mais.
Vamos abordar essas questões no curso de Marketing Digital voltado para esse consumidor que está online e que leva o mundo no bolso e com um clique compra na loja ao lado de casa e com outro navega por museus italianos e lê jornais alemães. O seu consumidor é esse?
Ou o seu consumidor usa o Google para fazer perguntas (seja educado) mas compra na loja mais próxima de casa. Vê a opinião dos amigos no Facebook sobre a nova loja online de sapatos, e vai ao shopping comprar.
Marketing Digital é entender quem é o seu consumidor na web, por onde ele navega, como atrair esse consumidor para seu site, como se comunicar com ele na web e como vender para ele e manter esse consumidor fiel.

Se inscreva na nossa Newsletter

Fique por dentro de assuntos relacionados a Marca, Comunicação e Vendas

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

Links: tudo o que você precisa saber sobre links
Otimização SEO

Links: tudo o que você precisa saber sobre links

Os links quebrados fazem parte de assuntos diários de quem trabalha com otimização. Mesmo sendo muito falado, os links quebrados ainda são um problema para

Como ter posicionamento digital?
Gestão e Estratégia

Como ter posicionamento digital?

Posicionamento Digital, sabe o que é? Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e tem enfrentado dificuldades para alavancar suas vendas, é

Quer impulsionar a sua marca?

Fale Conosco