O que é design responsivo

O que é design responsivo?

Design Responsivo
A internet se atualiza a todo tempo e o que era bonito e atrativo há poucos meses, hoje pode não ser tão legal assim. Em poucos dias tudo muda dentro da web. Durante todos os dias são criados novos aplicativos, sites e ferramentas que necessitam de atualizações para continuar agradando as pessoas. Até porquê, a concorrência dentro desse meio é absurda. Se você deixa de satisfazer o usuário, ele te descarta.
O design responsivo tem a função de fazer com que os sites e aplicativos tenham capacidade para atuar perfeitamente em diversos aparelhos. Esse conceito surgiu em 2010 através de um artigo “Responsive Web Design” escrito por um respeitado designer de web,  Ethan Marcotte. O artigo foi a base para a publicação do livro de mesmo nome lançado em 2013. Os designers começaram a considerar a possibilidade e de iniciar essa prática de design. No Brasil, isso aconteceu mais tarde do que em países como Estados Unidos e Canadá, mas não demorou muito para essa novidade chegar por aqui.
Assim que a internet foi popularizada, em meados da década de 90, a grande maioria das pessoas acessavam a web apenas por um tipo de máquina. O designer, então, se preocupava com conteúdo e layout. Tinha a função de fazer um site especialmente para ser conectado através de uma máquina, o computador.
Com os lançamentos de smartphone, tablet e outros dispositivos eletrônicos que acessam a web, o design responsivo se cruza com a história da internet. Os tablets, smartphones e outros aparelhos possuem telas e operadores muito diferentes e as pessoas, cada vez mais, acessam os sites através de vários aparelhos. Com isso, o conteúdo e a imagem do site ficavam prejudicados, pois eles tinham sido feitos para serem usados através de computadores.
Pela necessidade de haver mais de uma imagem e conteúdo programados para serem vistos além da tela do computador, iniciou o conceito de design responsivo. Ele é o futuro do acesso aos sites, que estão cada vez mais, sendo acessados de diversos lugares e precisam ser adaptados a isso.
Ethan Marcotte sugere que os sites sejam criados e que respondam de diversas maneiras em cada dispositivo. Não é o mesmo layout do computador que deverá ser aberto pelo celular, tablets ou iPads, as polegadas de cada aparelho são muito diferentes. Marcotte atribui diversas informações para se ter um design responsivo, indica alguns pontos que devem ser sempre lembrados e que é importante manter o site diferente em cada dispositivo.
O ideal é ter, no mínimo, três diferentes versões de layout (computador, tablets e smartphones) para que a maioria dos usuários consiga navegar de forma descomplicada. O intuito do design responsivo é a abertura simples do site, sem demora para carregamento de imagens e textos, a preocupação não é somente com o visual, o site precisa ser de fácil navegação.
O design de um site implica diretamente na sua otimização, por isso é importante pensar não só na parte ilustrada. É relevante planejar os conteúdos que serão publicados e como isso será pensado em cada aparelho. O design responsivo facilita a navegação e garante um possível retorno do usuário.
Se você tiver mais dúvidas sobre o que é design responsivo ou outros assuntos que envolvam a otimização de sites, comente aqui embaixo que tentaremos te esclarecer tudo!

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos assuntos relacionados à marca, comunicação e vendas!

Se inscreva na nossa Newsletter

Veja agora outros posts que podem lhe interessar

monitoramento da marca
Gestão e Estratégia

Será que estão falando bem de você?

O monitoramento da marca não está vinculada somente aos meios digitais, e sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem perante o seu público ou na mente das

Leia mais »
Como gerar tráfego sem investimento em SEO
E-commerce

Como gerar tráfego sem investimento em SEO

Atenção as recomendações básicas de SEO para gerar tráfego para sua loja virtual com baixo custo de investimento. Saiba mais sobre esses tópicos. Comprar online tornou-se parte de nossas vidas. A simplicidade de poder entrar na internet e comprar o

Leia mais »
GOOGLE ANALYTICS PARA E-COMMERCE
E-commerce

Google Analytics para E-commerce

Qual é a diferença entre dados qualitativos e quantitativos? Quando se trata de analisar os dados, existem dois tipos a serem verificados – dados qualitativos e quantitativos. Ao pesquisar os hábitos do usuário em plataformas digitais, entender a diferença entre

Leia mais »

Navegue por outros temas e saiba mais

Somos parceiros estratégicos de nossos Clientes

O que podemos fazer por você?

E-commerce

Consultoria de Planejamento e Curso Online.

SEO - Otimização

Auditoria SEO e SEO Local / Consultoria SEO.​

Nautilos Posicionamento Digital | Link Patrocinado BH icone

Link Patrocinado

Auditoria e Consultoria e Planejamento.​

Nautilos Posicionamento Digital | Branding icone

Branding

Posicionamento da Marca.

Nautilos Posicionamento Digital | Curso E-commerce icone

Curso de E-commerce

E-commerce profissional em vídeo aulas.​

Nautilos Posicionamento Digital | Comunicação Digital icone

Comunicação Digital

Consultoria e Planejamento.

Quer impulsionar
sua marca?

Fale Conosco!